Falta pouco para que o primeiro carro eletrificado da Jeep desembarque no Brasil. A fabricante marcou a apresentação nacional do Jeep Compass 4xe, versão híbrida plug-in do SUV médio, para o dia 4 de abril. É uma data emblemática para a marca, que sempre o chama de “dia 4x4” e faz alguns eventos de comemoração. O utilitário híbrido virá importado da Itália e será a opção mais cara da linha do Compass.

O primeiro teaser divulgado pela Stellantis, dona da Jeep, confirmou que o primeiro dos carros híbridos da marca à chegar ao Brasil será o Jeep Compass 4xe. Por ser feito em Melfi (Itália) e chegar importado, obviamente terá que ser a versão topo de linha do SUV médio. Assim, é esperado que chegue na versão Compass S, a mais equipada e com equipamentos semelhantes ao modelo nacional, como painel de instrumentos digital, central multimídia de 10,25”, carregador wireless para smartphones, controle de cruzeiro adaptativo e muitos outros.

Terá o mesmo motor 1.3 turbo, porém abastecido somente com gasolina e que adota um sistema híbrido plug-in. Em outros mercados, é possível comprar o carro nas versões de 190 cv ou 240 cv, mas aqui deve chegar na opção mais potente. O nome “4xe” vem do sistema de tração, utilizando o motor elétrico de 60 cv no eixo traseiro, enquanto o propulsor a combustão cuida das roda dianteiras. Apesar das baterias de 11,4 kWh e de todo o sistema híbrido, o SUV manteve os 420 litros de capacidade do porta-malas.

Pelos testes oficiais na Europa, seguindo o ciclo WLTP, o Compass 4xe faz 52,6 km/litro no ciclo combinado, aproveitando a autonomia elétirca de 50 km – a marca declara um rendimento em torno de 50 km/litro. Segundo a Jeep, ao utilizar um wallbox de 7.4 kW, uma recarga leva menos de duas horas, aumentando para 5 horas usando um carregador mais simples. É capaz de ir de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h.

O preço do Jeep Compass 4xe não será nada baixo. Apenas como base, a versão mais cara do SUV médio custa R$ 233.200, com o motor 2.0 turbodiesel, então o híbrido não custaria menos que R$ 250 mil. Alguns concessionários falam sobre algo em torno de R$ 280 mil, para que seja mais barato do que seu rival Toyota RAV4, atualmente vendido por R$ 301.990.

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