Na última sexta-feira (11), a Toyota Argentina realizou a tradicional reunião mensal com os vendedores de todas as concessionárias no país. No encontro virtual, foram analisados os números de vendas dos dois primeiros meses do ano e apresentadas as projeções para o resto do ano: a Toyota está convencida de que em 2022 conseguirá manter sua liderança nas vendas na Argentina. Mas teve algo a mais que interessa ao Brasil.

Além de falar dos números de vendas e perspectivas para os próximos meses, a Toyota falou dos novos projetos e lançamentos de produtos que a marca japonesa está trabalhando para a Argentina. Através de diferentes fontes que participaram da reunião, a Motor1.com Argentina pode confirmar que, pela primeira vez, a Toyota reconhece que está considerando entrar no segmento das picapes grandes.

Este é o nicho das maiores picapes do mercado, onde por enquanto somente a Ram 1500/2500 é vendida no Brasil. A Argentina já tem a Ford F-150, ainda em espera para o nosso país, enquanto a Chevrolet Silverado, que havia sido adiada, segue sem uma data para chegar na região.

No caso da Toyota, os executivos da marca na Argentina mencionaram que estão considerando lançar a nova Tundra para venda nos próximos meses: é a terceira geração da picape grande, que poderia chegar em nosso país na versão com um perfil mais off-road, chamada Tundra TRD Pro. O modelo chegou a ser registrado no Brasil.

A Tundra TRD Pro será equipada com um motor 3.4 V6 turbo-híbrido com 437 cv, a gasolina. O motor híbrido-leve permitiria que a picape fosse isenta do imposto de importação, pelos incentivos do governo. Assim, poderia ter um preço um pouco mais acessível, além de conseguir enfrentar a Ram 1500 Rebel MHEV, que também virá ao Brasil.

Toyota Tundra (Argentina)
Toyota Tundra (Argentina)
Toyota Tundra (Argentina)

O anúncio da última sexta-feira representa uma grande mudança na estratégia de produtos da Toyota Argentina. Apenas dois anos atrás, a marca rejeitou qualquer plano de oferecer picapes grandes na região, a fim de não gerar uma competição interna com a Hilux produzida em Zárate. No entanto, era um panorama diferente: hoje a marca tem longas listas de espera para quase toda sua gama de modelos na Argentina e a introdução de novos produtos ajudaria a reduzir esta espera, principalmente no caso de quem já aposta nas versões mais caras da Hilux ou do SW4.

Caso sua chegada à Argentina seja confirmada, a Tundra será importada da fábrica da Toyota em San Antonio (Texas, EUA). O mesmo aconteceria no Brasil, se a Toyota seguir a mesma estratégia para cá.

Mas isso não era tudo. Outros produtos em estudo também foram discutidos durante a reunião. Por exemplo, trazendo para a Argentina o primeiro Toyota Hybrid Plug-in: eles viriam de mãos dadas com o RAV4 PHEV e Prius PHEV. Também foi mencionada a possibilidade de importar o primeiro carro totalmente elétrico da empresa, o BZ4X.

Finalmente, falou-se de dois lançamentos já confirmados para este ano, ambos desenvolvidos pela divisão esportiva da Gazoo Racing: Hilux GR-Sport com 224 cv e Corolla Cross GR-Sport. A picape já foi confirmada pela marca para o Brasil, enquanto o segundo não tem mistério, pois é produzido aqui.

Por aqui, a Toyota ainda faz silêncio sobre a possibilidade de lançar a Tundra. A Ram 1500 provou que há espaço para picapes grandes, vindo por encomenda e vendendo bem, mesmo que custe R$ 469.990. E não seria muito fora dos preços da empresa, pois o SW4 GR-Sport custa nada menos que R$ 420.990.

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