À venda nos Estados Unidos dede 2013, o Chevrolet Tracker parece já ter data marcada para deixar definitivamente o mercado. De acordo com reportagem recente do site GM Authority, o SUV compacto será descontinuado no final do ano, tendo produção encerrada na fábrica de Bupyeoung, na Coreia do Sul, no terceiro trimestre. Na prática, seguirá exatamente o mesmo caminho do compacto Spark, que também se despedirá dos americanos em data semelhante.

Chamado localmente de Trax, o modelo sairá de linha em razão da idade avançada - quase 10 anos de mercado - e das vendas em forte queda. Em 2021, por exemplo, vendeu aproximadamente 42.590 unidades, o que representou queda de expressivos 59,93% sobre as 106.299 unidades emplacadas em 2020. O resultado o deixou bem aquém de rivais como Honda HR-V (137.090), Hyundai Kona (90.069), Nissan Kicks (82.960), Kia Seltos (51.368) e Jeep Renegade (47.137).

Galeria: Chevrolet Trax - Avaliação nos EUA

Além disso, o Tracker deixou de ser interessante à estratégia de SUVs da Chevrolet para os EUA após o lançamento do Trailblazer (SUV construído sobre a plataforma VSS-F, sem relação com o derivado da picape S10 vendido no Brasil). O novo modelo tem design mais atraente, tecnologias mais avançadas, espaço interno superior e preços perigosamente próximos, fatores que acabaram por decretar o fim do primo mais velho.

Chevrolet Trailblazer Activ
Chevrolet Trailblazer 2021

Na prática, o Trailblazer teve comportamento inversamente proporcional ao do Trax nos últimos dois anos. Saiu de 34.292 unidades vendidas em 2020 para 90.161 unidades entregues em 2021, com crescimento de 162,92%. Não à toa, a ideia da Chevrolet é aproveitar o espaço a ser aberto na fábrica sul-coreana com o fim do Trax justamente para incrementar a produção do Trailblazer.

Já em outros países, como Brasil e China, a estratégia da Chevrolet para o Tracker foi outra. No lugar de sair de linha, o modelo ganhou nova geração e segue firme no mercado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com