Há algumas semanas, um misterioso flagra na Coreia do Sul revelou que a General Motors trabalha em um novo SUV, porém com uma mistura com cupês. Será a primeira vez que a Chevrolet apostará neste segmento que já tem representantes nas mais diversas marcas. E, como apontado pela mídia sul-coreana, seria uma variante do Chevrolet Tracker. Agora o site GM Authority dá mais detalhes sobre o projeto.

Como esperado, este novo SUV cupê da GM terá um tamanho entre o Chevrolet Tracker e o Trailblazer, posição que será ocupada em alguns países que tem os dois modelos (como China), mas o foco será os mercados que não tem o Tracker, ao menos inicialmente. Tanto é que este carro ocupará o espaço atualmente ocupado pelo Chevrolet Trax, a geração anterior do Tracker, ainda vendida nos EUA), tornando-se o carro mais barato da empresa no país (agora que o Spark sairá de linha e o Malibu prepara seu adeus).

Chevrolet Tracker Cupê - flagra

O GM Authority diz que o produto será feito com a plataforma VSS-F, a mesma usada pelo Tralblazer global (um SUV médio, ao invés de ser o utilitário da S10 como no Brasil). Esta arquitetura é considerada uma versão mais refinada da GEM, usada por Onix, Onix Plus e Tracker, e que a Chevrolet utiliza como base também para modelos da Buick.

Chevrolet Tracker Cupê - flagra

Seu design seria bem próximo do Tracker, mas com uma pitada de estilo emprestada do novo Blazer (SUV inspirado no Camaro), algo que já era esperado – o Blazer virou a vitrine da identidade visual da Chevrolet, antecipando as linhas que seriam usados por outros carros da marca. O estilo do Tracker seria usado até no formato das janelas dianteiras e na inclinação da coluna A. A partir da coluna B, tudo muda com o teto começando a ficar inclinado e, de acordo com as fontes do GM Authority, seria algo parecido como o Audi Q5 Sportback.

Vista frontal do Chevrolet Blazer 2023
Novo Chevrolet Blazer 2023

Para ter um tamanho entre Tracker e Trailblazer, que medem 4,27 metros e 4,41 m, respectivamente, o novo SUV-cupê teria que ter algo em torno de 4,35 m. Assim, seria um pouco maior também do que o Trax vendido nos EUA, que tem 4,28 m. Na parte mecânica, o mais provável é que utilize o 1.2 turbo de três cilindros e 139 cv que já equipa o Buick Encore GX e o Chevrolet Trailblazer oferecidos por lá.

Chevrolet Trailblazer 2021
Chevrolet Trailblazer vendido nos Estados Unidos

Caso sirva como uma opção mais estilosa ao Trailblazer, é capaz até que receba o 1.3 turbo de 156 cv do irmão maior. A transmissão seria uma CVT, pois a automática de 9 marchas é utilizada apenas pelas variantes com tração integral.

Veremos a versão cupê do Chevrolet Tracker no Brasil? Embora a possibilidade seja interessante, permitindo que a marca enfrente o futuro modelo da Fiat, a realidade não é tão boa assim. Por enquanto, fontes ligadas à marca negam veemente que este carro seria feito aqui ou na Argentina. Mas sabemos como o mercado funciona: novo SUV, estilo cupê, plataforma que permite sua produção por aqui... melhor esperar as cenas dos próximos capítulos.

Desenho: Brian Malczewski

Veja também

Envie seu flagra! flagra@motor1.com