Considerado um dos lançamentos mais importantes do calendário da Audi neste ano, a próxima geração do A4 vai aos poucos se tornando conhecida. Chamada internamente de B10, a nova linhagem já posou para lentes espiãs em diversos flagras e aparece agora retratada nas primeiras projeções. É o caso desta, elaborada recentemente pelo site espanhol Motor.es com base em protótipos camuflados.

Ao que tudo indica, o A4 2023 conservará muito da receita estética atual e adotará desenho evolutivo. Nesse sentido, a carroceria terá vincos marcantes, elementos bem integrados e proporções semelhantes às do modelo atual. A dianteira será caracterizada pela grade em formato hexagonal, grelha com novos elementos internos, faróis com LEDs integrados e capô liso com novos recortes.

Galeria: Novo Audi A4 Avant 2023 - Flagra

No interior, o painel será completamente revisto e perderá a central multimídia tipo tablet do modelo atual. Ao que tudo indica, a tela ficará maior e passará a ser mais integrada ao conjunto, otimizando ergonomia e design. A inspiração virá de lançamentos recentes, como o A3 e os SUVs da linha Q.

A plataforma a ser usada será do tipo MLB, ou seja, especialmente preparada para receber motores montados longitudinalmente. A adoção da arquitetura MQB, pensada para motores transversais, chegar a ser especulada, mas foi posteriormente descartada.

Falando em motorização, já é certo que o A4 2023 será o último da família equipado com propulsores tradicionais à combustão. Será também um dos derradeiros veículos da Audi com motores TFSI e TDI, já que a partir de 2025 a marca lançará apenas modelos eletrificados (híbridos ou elétricos).

O projeto de um A4 totalmente elétrico vem sendo debatido internamente, mas não com base na plataforma MLB. Neste caso, seria usada a arquitetura PPE, desenvolvida em parceria com a Porsche.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com