À venda no mercado internacional desde 2015, a atual geração do Audi A4 não deve demorar para se aposentar. O desenvolvimento de uma linhagem inteiramente nova, chamada B10, já está sendo tocado a todo vapor e deve resultar no lançamento do próximo modelo entre o fim deste ano e o início de 2023. A estreia vem sendo aguardada com bastante expectativa, já que o A4 de nova geração será o último equipado com motores tradicionais à combustão.

O design ainda segue bastante escondido sob a camuflagem, mas desde já é possível notar que a nova identidade estética da Audi estará presente. A carroceria terá vincos marcantes, elementos bem integrados e proporções semelhantes às do modelo atual. O flagra, em particular, revela detalhes da perua Avant, que seguirá firme e forte na nova geração apesar das ameaças ao segmento (a Mercedes-Benz, vale lembrar, anunciou que deixará de fabricar stations).

Galeria: Novo Audi A4 Avant 2023 - Flagra

Atrás, as lanternas serão estreitas e posicionadas na horizontal, sem qualquer relação com a peças provisórios que aparecem nas fotos. Destaque ainda para as saídas duplas de escape, indicando possível versão mais potente. O sedã, apesar de ainda não ter sido fotografado, seguirá os mesmas passados da perua.

Audi A4 Performance Black 2021
Geração atual: Audi A4 Performance Black 2021

No interior, o painel será completamente revisto e perderá a central multimídia tipo tablet do modelo atual. Ao que tudo indica, a tela ficará maior e passará a ser mais integrada ao conjunto, otimizando ergonomia e design. A inspiração virá de lançamentos recentes, como o A3 e os SUVs da linha Q.

Audi A4 Performance Black 2021
Audi A4 Performance Black 2021

Mecanicamente, o A4 2023 será última da família equipado com motores tradicionais à combustão. Será também um dos últimos veículos da Audi com propulsores TFSI e TDI, já que a partir de 2025 a marca lançará apenas modelos eletrificados (híbridos ou elétricos). O projeto de um A4 totalmente elétrico vem sendo debatido internamente, mas não com base na plataforma MQB. Neste caso, seria usada a arquitetura PPE, desenvolvida em parceria com a Porsche.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com