A Caoa Chery anuncia paralisação nas atividades produtivas da fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo. De acordo com a marca, as operações serão suspensas a partir do dia 12 de março e devem durar pelo menos um mês e meio. A decisão foi tomada por conta da falta de peças e componentes eletrônicos - problema que vem afetando montadoras no mundo todo e agravado pelos efeitos da variante Ômicron da covid-19.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, 450 dos 700 funcionários da unidade serão afetados com a suspensão e entrarão em regime de layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho). Está garantido o pagamento dos salários líquidos integrais no período, além de 60 dias de estabilidade após o retorno ao trabalho.

Galeria: Caoa Chery Arrizo 6 Pro

A Caoa Chery diz que aproveitará o período para realizar atualizações na linha de produção, com vistas à chegada de novos modelos. Atualmente, a empresa fabrica na unidade os modelos Tiggo 2, Tiggo 3x e Arrizo 6 Pro. Os dois últimos foram recentemente lançados, com importantes atualizações tecnológicas e mecânicas sobre as respectivas versões anteriores.

Ao todo, a Caoa Chery vendeu no Brasil em 2021 cerca de 39.747 veículos, incluindo também os modelos fabricados no outro polo fabril da empresa por aqui, sediado em Anápolis (GO). Lá são montados os SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8. Ao todo, a empresa alcançou participação de mercado de 2,01%, ficando à frente de montadoras tradicionais como Ford, Peugeot e Citroën.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro

Para 2022, a expectativa é ampliar os números e colocar novidades importantes no mercado. A primeira delas foi o Tiggo 5x Pro, já à venda com visual atualizado, novo câmbio e mais equipamentos. Nos próximos meses, uma versão híbrida será lançada e promete médias otimizadas de consumo e emissões.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com