Ranking: os carros mais vendidos na China em 2021
Mercado local registra evolução pela 1ª vez desde 2017. Nissan Sentra lidera pelo 2º ano consecutivo
Após três anos consecutivos amargando retração nas vendas de veículos novos, a China reagiu em 2021. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas no ano passado quase 26,3 milhões de unidades, 3,8% a mais do que em 2020. Deste total, pouco mais de 3,5 milhões foram de modelos híbridos e elétricos – uma alta de 160% no período.
Apesar de registrar a maior retração dentre as dez primeiras colocadas, a Volkswagen (2.164.946) manteve uma enorme vantagem entre as montadoras. Vice-líder em 2020, a Honda (1.531.486) foi superada por uma Toyota (1.656.053) que cresceu quase 8%. A Geely, com 1.072.405 unidades, foi novamente a marca nativa mais importante, mantendo inalterado o top 4 do ano anterior.
O grande destaque em termos de crescimento entre as líderes foi a Wuling (818.041), que chegou ao top 10 mais do que dobrando os números do último ranking. Pela 1ª vez líder entre as premium, a BMW derrotou a Audi – que está presente no mercado chinês há mais de 30 anos – por menos de 10 mil unidades (652.000 x 643.500). 15ª, a Tesla se aproximou das 500 mil unidades (473.103).
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | VW | 2.164.946 | 8,2% | 2.609.266 | 10,3% | -17,0% | 1º |
2º | TOYOTA | 1.656.053 | 6,3% | 1.537.296 | 6,1% | 7,7% | 3º |
3º | HONDA | 1.531.486 | 5,8% | 1.638.430 | 6,5% | -6,5% | 2º |
4º | GEELY | 1.072.405 | 4,1% | 1.134.433 | 4,5% | -5,5% | 4º |
5º | CHANGAN | 1.000.799 | 3,8% | 963.383 | 3,8% | 3,9% | 6º |
6º | NISSAN | 1.000.292 | 3,8% | 1.121.061 | 4,4% | -10,8% | 5º |
7º | BUICK | 828.636 | 3,2% | 926.328 | 3,7% | -10,5% | 7º |
8º | WULLING | 818.041 | 3,1% | 406.746 | 1,6% | 101,1% | 16º |
9º | HAVAL | 770.008 | 2,9% | 750.228 | 3,0% | 2,6% | 8º |
10º | BYD | 730.093 | 2,8% | 411.241 | 1,6% | 77,5% | 15º |
11º | CHERY | 708.728 | 2,7% | 500.398 | 2,0% | 41,6% | 12º |
12º | BMW | 652.000 | 2,5% | 611.981 | 2,4% | 6,5% | 11º |
13º | AUDI | 643.500 | 2,4% | 655.800 | 2,6% | -1,9% | 9º |
14º | MERCEDES-BENZ | 598.204 | 2,3% | 640.738 | 2,5% | -6,6% | 10º |
15º | TESLA | 473.103 | 1,8% | 135.449 | 0,5% | 249,3% | - |
16º | MG | 456.243 | 1,7% | 297.317 | 1,2% | 53,5% | 20º |
17º | GAC | 448.251 | 1,7% | 360.274 | 1,4% | 24,4% | 18º |
18º | DONGFENG | 392.714 | 1,5% | 280.465 | 1,1% | 40,0% | - |
19º | ROEWE | 369.852 | 1,4% | 378.841 | 1,5% | -2,4% | 17º |
20º | HYUNDAI | 360.565 | 1,4% | 443.186 | 1,8% | -18,6% | 13º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 26.275.000 | 100,0% | 25.311.000 | 100,0% | 3,8% | ... |
Os sedãs, segmento mais importante na China, tiveram novamente um representante no topo da tabela. Repetindo o feito de 2020, o Nissan Sylphy – nomenclatura local para o Sentra – mais uma vez superou a barreira de meio milhão de unidades (500.160), algo que só ocorrera com outros três modelos: o VW Lavida (393.496), agora 3º, o Haval H6 (370.438), 4º e líder entre os SUVs mais uma vez; e o Wuling Hongguang (255.922), 9º.
O grande destaque de 2021, aliás, veio da Wuling: com 426.484 unidades, o Mini EV encerrou o ano passado numa impressionante 2ª posição. O fim de alguns incentivos para modelos elétricos de pequeno porte no país, aliado à chegada de novos concorrentes para este segmento, mostram um cenário bem mais complicado para que ele repita a dose ao longo de 2022. A conferir.
Entre os modelos premium, a posição de honra coube ao Tesla Model 3 (272.972), 7º colocado. A marca norte-americana ainda viu o Model Y (200.131), 19º, como o novato mais bem posicionado. Numa briga que se repete em todo planeta, o Toyota Corolla (321.912) foi o 5º mais vendido, enquanto o Honda Civic (159.029), com a maior retração entre os 50 primeiros (-35%), foi apenas o 32º.
Para se ter uma ideia do resultado grandioso do líder Sylphy, Corolla e Civic, somados, ainda ficariam devendo quase 20 mil unidades ao Nissan. Campeã de vendas no Brasil no ano passado, a Fiat Strada (109.107) sequer figuraria no top 50 de lá.
POS. | MODELO | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | NISSAN SYLPHY | 500.160 | 1,9% | 542.725 | 2,1% | -7,8% | 1º |
2º | WULING HONGGUANG MINI EV | 426.484 | 1,6% | 119.255 | 0,5% | 257,6% | - |
3º | VW LAVIDA | 393.496 | 1,5% | 419.793 | 1,7% | -6,3% | 2º |
4º | HAVAL H6 | 370.438 | 1,4% | 376.864 | 1,5% | -1,7% | 3º |
5º | TOYOTA COROLLA | 321.912 | 1,2% | 350.310 | 1,4% | -8,1% | 4º |
6º | CHANGAN CS75 | 281.862 | 1,1% | 266.824 | 1,1% | 5,6% | 9º |
7º | TESLA MODEL 3 | 272.972 | 1,0% | 135.449 | 0,5% | 101,5% | - |
8º | BUICK EXCELLE YINLANG | 263.017 | 1,0% | 295.857 | 1,2% | -11,1% | 7º |
9º | WULING HONGGUANG | 255.922 | 1,0% | 270.310 | 1,1% | -5,3% | 8º |
10º | VW BORA | 248.388 | 0,9% | 331.682 | 1,3% | -25,1% | 5º |
11º | VW SAGITAR | 235.607 | 0,9% | 299.839 | 1,2% | -21,4% | 6º |
12º | GEELY BOYUE | 224.895 | 0,9% | 240.811 | 1,0% | -6,6% | 12º |
13º | TOYOTA LEVIN | 222.818 | 0,8% | 226.683 | 0,9% | -1,7% | 14º |
14º | TOYOTA CAMRY | 216.764 | 0,8% | 185.140 | 0,7% | 17,1% | 17º |
15º | HONDA CR-V | 213.791 | 0,8% | 249.983 | 1,0% | -14,5% | 10º |
16º | GEELY EMGRAND | 209.471 | 0,8% | 233.307 | 0,9% | -10,2% | 13º |
17º | HONDA ACCORD | 201.329 | 0,8% | 210.574 | 0,8% | -4,4% | 15º |
18º | BYD SONG | 200.870 | 0,8% | 86.267 | 0,3% | 132,8% | - |
19º | TESLA MODEL Y | 200.131 | 0,8% | 0 | 0,0% | - | - |
20º | TOYOTA RAV4 | 199.675 | 0,8% | 174.940 | 0,7% | 14,1% | 21º |
21º | HONDA XR-V | 187.776 | 0,7% | 168.272 | 0,7% | 11,6% | 22º |
22º | HONDA VEZEL | 173.899 | 0,7% | 150.363 | 0,6% | 15,7% | - |
23º | BMW SÉRIE 3 L | 173.000 | 0,7% | 156.164 | 0,6% | 10,8% | - |
24º | BMW SÉRIE 5 L | 172.854 | 0,7% | 160.241 | 0,6% | 7,9% | 29º |
25º | CHANGAN EADO | 170.198 | 0,6% | 166.964 | 0,7% | 1,9% | 25º |
26º | BUICK GL8 | 170.011 | 0,6% | 156.879 | 0,6% | 8,4% | 30º |
27º | BYD QIN PLUS | 169.807 | 0,6% | 0 | 0,0% | - | - |
28º | HONDA BREEZE | 166.284 | 0,6% | 0 | 0,0% | - | - |
29º | VW TIGUAN L | 164.649 | 0,6% | 190.444 | 0,8% | -13,5% | 16º |
30º | NISSAN TEANA | 162.010 | 0,6% | 121.651 | 0,5% | 33,2% | - |
31º | CHERY TIGGO 8 | 161.083 | 0,6% | 136.182 | 0,5% | 18,3% | - |
32º | HONDA CIVIC | 159.026 | 0,6% | 245.126 | 1,0% | -35,1% | 11º |
33º | NISSAN QASHQAI | 156.890 | 0,6% | 161.193 | 0,6% | -2,7% | 27º |
34º | AUDI A6L | 156.388 | 0,6% | 178.501 | 0,7% | -12,4% | 18º |
35º | MG ZS | 152.432 | 0,6% | 116.874 | 0,5% | 30,4% | - |
36º | GEELY BINYUE | 147.403 | 0,6% | 126.145 | 0,5% | 16,9% | - |
37º | VW MAGOTAN | 147.340 | 0,6% | 170.330 | 0,7% | -13,5% | - |
38º | BUICK ENVISION | 146.476 | 0,6% | 167.880 | 0,7% | -12,7% | 23º |
39º | ROEWE I5 | 144.030 | 0,5% | 128.804 | 0,5% | 11,8% | - |
40º | MERCEDES CLASSE E L | 142.216 | 0,5% | 149.900 | 0,6% | -5,1% | - |
41º | MG 5 | 140.866 | 0,5% | 47.639 | 0,2% | 195,7% | - |
42º | CHANGAN CS55 | 140.579 | 0,5% | 109.929 | 0,4% | 27,9% | - |
43º | MERCEDES-BENZ GLC | 140.049 | 0,5% | 160.900 | 0,6% | -13,0% | 28º |
44º | VW SANTANA | 137.336 | 0,5% | 175.728 | 0,7% | -21,8% | 20º |
45º | GEELY XINGRUI | 133.596 | 0,5% | 19.094 | 0,1% | 599,7% | - |
46º | AUDI Q5 L | 133.190 | 0,5% | 144.648 | 0,6% | -7,9% | - |
47º | HONGQI HS5 | 131.573 | 0,5% | 98.365 | 0,4% | 33,8% | - |
48º | HYUNDAI ELANTRA | 130.839 | 0,5% | 39.949 | 0,2% | 227,5% | - |
49º | AUDI A4L | 130.263 | 0,5% | 130.906 | 0,5% | -0,5% | - |
50º | BMW X3 | 128.961 | 0,5% | 135.694 | 0,5% | -5,0% | - |
Fontes: Carsalesbase / Marklines / Best Selling Cars Blog
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