Após três anos consecutivos amargando retração nas vendas de veículos novos, a China reagiu em 2021. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas no ano passado quase 26,3 milhões de unidades, 3,8% a mais do que em 2020. Deste total, pouco mais de 3,5 milhões foram de modelos híbridos e elétricos – uma alta de 160% no período.
Apesar de registrar a maior retração dentre as dez primeiras colocadas, a Volkswagen (2.164.946) manteve uma enorme vantagem entre as montadoras. Vice-líder em 2020, a Honda (1.531.486) foi superada por uma Toyota (1.656.053) que cresceu quase 8%. A Geely, com 1.072.405 unidades, foi novamente a marca nativa mais importante, mantendo inalterado o top 4 do ano anterior.
O grande destaque em termos de crescimento entre as líderes foi a Wuling (818.041), que chegou ao top 10 mais do que dobrando os números do último ranking. Pela 1ª vez líder entre as premium, a BMW derrotou a Audi – que está presente no mercado chinês há mais de 30 anos – por menos de 10 mil unidades (652.000 x 643.500). 15ª, a Tesla se aproximou das 500 mil unidades (473.103).
POS. | MARCA | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | VW | 2.164.946 | 8,2% | 2.609.266 | 10,3% | -17,0% | 1º |
2º | TOYOTA | 1.656.053 | 6,3% | 1.537.296 | 6,1% | 7,7% | 3º |
3º | HONDA | 1.531.486 | 5,8% | 1.638.430 | 6,5% | -6,5% | 2º |
4º | GEELY | 1.072.405 | 4,1% | 1.134.433 | 4,5% | -5,5% | 4º |
5º | CHANGAN | 1.000.799 | 3,8% | 963.383 | 3,8% | 3,9% | 6º |
6º | NISSAN | 1.000.292 | 3,8% | 1.121.061 | 4,4% | -10,8% | 5º |
7º | BUICK | 828.636 | 3,2% | 926.328 | 3,7% | -10,5% | 7º |
8º | WULLING | 818.041 | 3,1% | 406.746 | 1,6% | 101,1% | 16º |
9º | HAVAL | 770.008 | 2,9% | 750.228 | 3,0% | 2,6% | 8º |
10º | BYD | 730.093 | 2,8% | 411.241 | 1,6% | 77,5% | 15º |
11º | CHERY | 708.728 | 2,7% | 500.398 | 2,0% | 41,6% | 12º |
12º | BMW | 652.000 | 2,5% | 611.981 | 2,4% | 6,5% | 11º |
13º | AUDI | 643.500 | 2,4% | 655.800 | 2,6% | -1,9% | 9º |
14º | MERCEDES-BENZ | 598.204 | 2,3% | 640.738 | 2,5% | -6,6% | 10º |
15º | TESLA | 473.103 | 1,8% | 135.449 | 0,5% | 249,3% | - |
16º | MG | 456.243 | 1,7% | 297.317 | 1,2% | 53,5% | 20º |
17º | GAC | 448.251 | 1,7% | 360.274 | 1,4% | 24,4% | 18º |
18º | DONGFENG | 392.714 | 1,5% | 280.465 | 1,1% | 40,0% | - |
19º | ROEWE | 369.852 | 1,4% | 378.841 | 1,5% | -2,4% | 17º |
20º | HYUNDAI | 360.565 | 1,4% | 443.186 | 1,8% | -18,6% | 13º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 26.275.000 | 100,0% | 25.311.000 | 100,0% | 3,8% | ... |
Os sedãs, segmento mais importante na China, tiveram novamente um representante no topo da tabela. Repetindo o feito de 2020, o Nissan Sylphy – nomenclatura local para o Sentra – mais uma vez superou a barreira de meio milhão de unidades (500.160), algo que só ocorrera com outros três modelos: o VW Lavida (393.496), agora 3º, o Haval H6 (370.438), 4º e líder entre os SUVs mais uma vez; e o Wuling Hongguang (255.922), 9º.
O grande destaque de 2021, aliás, veio da Wuling: com 426.484 unidades, o Mini EV encerrou o ano passado numa impressionante 2ª posição. O fim de alguns incentivos para modelos elétricos de pequeno porte no país, aliado à chegada de novos concorrentes para este segmento, mostram um cenário bem mais complicado para que ele repita a dose ao longo de 2022. A conferir.
Entre os modelos premium, a posição de honra coube ao Tesla Model 3 (272.972), 7º colocado. A marca norte-americana ainda viu o Model Y (200.131), 19º, como o novato mais bem posicionado. Numa briga que se repete em todo planeta, o Toyota Corolla (321.912) foi o 5º mais vendido, enquanto o Honda Civic (159.029), com a maior retração entre os 50 primeiros (-35%), foi apenas o 32º.
Para se ter uma ideia do resultado grandioso do líder Sylphy, Corolla e Civic, somados, ainda ficariam devendo quase 20 mil unidades ao Nissan. Campeã de vendas no Brasil no ano passado, a Fiat Strada (109.107) sequer figuraria no top 50 de lá.
POS. | MODELO | 2021 | % MERCADO 2021 | 2020 | % MERCADO 2020 | % VAR. 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | NISSAN SYLPHY | 500.160 | 1,9% | 542.725 | 2,1% | -7,8% | 1º |
2º | WULING HONGGUANG MINI EV | 426.484 | 1,6% | 119.255 | 0,5% | 257,6% | - |
3º | VW LAVIDA | 393.496 | 1,5% | 419.793 | 1,7% | -6,3% | 2º |
4º | HAVAL H6 | 370.438 | 1,4% | 376.864 | 1,5% | -1,7% | 3º |
5º | TOYOTA COROLLA | 321.912 | 1,2% | 350.310 | 1,4% | -8,1% | 4º |
6º | CHANGAN CS75 | 281.862 | 1,1% | 266.824 | 1,1% | 5,6% | 9º |
7º | TESLA MODEL 3 | 272.972 | 1,0% | 135.449 | 0,5% | 101,5% | - |
8º | BUICK EXCELLE YINLANG | 263.017 | 1,0% | 295.857 | 1,2% | -11,1% | 7º |
9º | WULING HONGGUANG | 255.922 | 1,0% | 270.310 | 1,1% | -5,3% | 8º |
10º | VW BORA | 248.388 | 0,9% | 331.682 | 1,3% | -25,1% | 5º |
11º | VW SAGITAR | 235.607 | 0,9% | 299.839 | 1,2% | -21,4% | 6º |
12º | GEELY BOYUE | 224.895 | 0,9% | 240.811 | 1,0% | -6,6% | 12º |
13º | TOYOTA LEVIN | 222.818 | 0,8% | 226.683 | 0,9% | -1,7% | 14º |
14º | TOYOTA CAMRY | 216.764 | 0,8% | 185.140 | 0,7% | 17,1% | 17º |
15º | HONDA CR-V | 213.791 | 0,8% | 249.983 | 1,0% | -14,5% | 10º |
16º | GEELY EMGRAND | 209.471 | 0,8% | 233.307 | 0,9% | -10,2% | 13º |
17º | HONDA ACCORD | 201.329 | 0,8% | 210.574 | 0,8% | -4,4% | 15º |
18º | BYD SONG | 200.870 | 0,8% | 86.267 | 0,3% | 132,8% | - |
19º | TESLA MODEL Y | 200.131 | 0,8% | 0 | 0,0% | - | - |
20º | TOYOTA RAV4 | 199.675 | 0,8% | 174.940 | 0,7% | 14,1% | 21º |
21º | HONDA XR-V | 187.776 | 0,7% | 168.272 | 0,7% | 11,6% | 22º |
22º | HONDA VEZEL | 173.899 | 0,7% | 150.363 | 0,6% | 15,7% | - |
23º | BMW SÉRIE 3 L | 173.000 | 0,7% | 156.164 | 0,6% | 10,8% | - |
24º | BMW SÉRIE 5 L | 172.854 | 0,7% | 160.241 | 0,6% | 7,9% | 29º |
25º | CHANGAN EADO | 170.198 | 0,6% | 166.964 | 0,7% | 1,9% | 25º |
26º | BUICK GL8 | 170.011 | 0,6% | 156.879 | 0,6% | 8,4% | 30º |
27º | BYD QIN PLUS | 169.807 | 0,6% | 0 | 0,0% | - | - |
28º | HONDA BREEZE | 166.284 | 0,6% | 0 | 0,0% | - | - |
29º | VW TIGUAN L | 164.649 | 0,6% | 190.444 | 0,8% | -13,5% | 16º |
30º | NISSAN TEANA | 162.010 | 0,6% | 121.651 | 0,5% | 33,2% | - |
31º | CHERY TIGGO 8 | 161.083 | 0,6% | 136.182 | 0,5% | 18,3% | - |
32º | HONDA CIVIC | 159.026 | 0,6% | 245.126 | 1,0% | -35,1% | 11º |
33º | NISSAN QASHQAI | 156.890 | 0,6% | 161.193 | 0,6% | -2,7% | 27º |
34º | AUDI A6L | 156.388 | 0,6% | 178.501 | 0,7% | -12,4% | 18º |
35º | MG ZS | 152.432 | 0,6% | 116.874 | 0,5% | 30,4% | - |
36º | GEELY BINYUE | 147.403 | 0,6% | 126.145 | 0,5% | 16,9% | - |
37º | VW MAGOTAN | 147.340 | 0,6% | 170.330 | 0,7% | -13,5% | - |
38º | BUICK ENVISION | 146.476 | 0,6% | 167.880 | 0,7% | -12,7% | 23º |
39º | ROEWE I5 | 144.030 | 0,5% | 128.804 | 0,5% | 11,8% | - |
40º | MERCEDES CLASSE E L | 142.216 | 0,5% | 149.900 | 0,6% | -5,1% | - |
41º | MG 5 | 140.866 | 0,5% | 47.639 | 0,2% | 195,7% | - |
42º | CHANGAN CS55 | 140.579 | 0,5% | 109.929 | 0,4% | 27,9% | - |
43º | MERCEDES-BENZ GLC | 140.049 | 0,5% | 160.900 | 0,6% | -13,0% | 28º |
44º | VW SANTANA | 137.336 | 0,5% | 175.728 | 0,7% | -21,8% | 20º |
45º | GEELY XINGRUI | 133.596 | 0,5% | 19.094 | 0,1% | 599,7% | - |
46º | AUDI Q5 L | 133.190 | 0,5% | 144.648 | 0,6% | -7,9% | - |
47º | HONGQI HS5 | 131.573 | 0,5% | 98.365 | 0,4% | 33,8% | - |
48º | HYUNDAI ELANTRA | 130.839 | 0,5% | 39.949 | 0,2% | 227,5% | - |
49º | AUDI A4L | 130.263 | 0,5% | 130.906 | 0,5% | -0,5% | - |
50º | BMW X3 | 128.961 | 0,5% | 135.694 | 0,5% | -5,0% | - |
Fontes: Carsalesbase / Marklines / Best Selling Cars Blog