Após três anos consecutivos amargando retração nas vendas de veículos novos, a China reagiu em 2021. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas no ano passado quase 26,3 milhões de unidades, 3,8% a mais do que em 2020. Deste total, pouco mais de 3,5 milhões foram de modelos híbridos e elétricos – uma alta de 160% no período.

Apesar de registrar a maior retração dentre as dez primeiras colocadas, a Volkswagen (2.164.946) manteve uma enorme vantagem entre as montadoras. Vice-líder em 2020, a Honda (1.531.486) foi superada por uma Toyota (1.656.053) que cresceu quase 8%. A Geely, com 1.072.405 unidades, foi novamente a marca nativa mais importante, mantendo inalterado o top 4 do ano anterior.

O grande destaque em termos de crescimento entre as líderes foi a Wuling (818.041), que chegou ao top 10 mais do que dobrando os números do último ranking. Pela 1ª vez líder entre as premium, a BMW derrotou a Audi – que está presente no mercado chinês há mais de 30 anos – por menos de 10 mil unidades (652.000 x 643.500). 15ª, a Tesla se aproximou das 500 mil unidades (473.103).

POS. 

MARCA 

2021 

% MERCADO 2021 

2020 

% MERCADO 2020 

% VAR. 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

VW 

2.164.946 

8,2% 

2.609.266 

10,3% 

-17,0% 

1º 

2º 

TOYOTA 

1.656.053 

6,3% 

1.537.296 

6,1% 

7,7% 

3º 

3º 

HONDA 

1.531.486 

5,8% 

1.638.430 

6,5% 

-6,5% 

2º 

4º 

GEELY 

1.072.405 

4,1% 

1.134.433 

4,5% 

-5,5% 

4º 

5º 

CHANGAN 

1.000.799 

3,8% 

963.383 

3,8% 

3,9% 

6º 

6º 

NISSAN 

1.000.292 

3,8% 

1.121.061 

4,4% 

-10,8% 

5º 

7º 

BUICK 

828.636 

3,2% 

926.328 

3,7% 

-10,5% 

7º 

8º 

WULLING 

818.041 

3,1% 

406.746 

1,6% 

101,1% 

16º 

9º 

HAVAL 

770.008 

2,9% 

750.228 

3,0% 

2,6% 

8º 

10º 

BYD 

730.093 

2,8% 

411.241 

1,6% 

77,5% 

15º 

11º 

CHERY 

708.728 

2,7% 

500.398 

2,0% 

41,6% 

12º 

12º 

BMW 

652.000 

2,5% 

611.981 

2,4% 

6,5% 

11º 

13º 

AUDI 

643.500 

2,4% 

655.800 

2,6% 

-1,9% 

9º 

14º 

MERCEDES-BENZ 

598.204 

2,3% 

640.738 

2,5% 

-6,6% 

10º 

15º 

TESLA 

473.103 

1,8% 

135.449 

0,5% 

249,3% 

16º 

MG 

456.243 

1,7% 

297.317 

1,2% 

53,5% 

20º 

17º 

GAC 

448.251 

1,7% 

360.274 

1,4% 

24,4% 

18º 

18º 

DONGFENG 

392.714 

1,5% 

280.465 

1,1% 

40,0% 

19º 

ROEWE 

369.852 

1,4% 

378.841 

1,5% 

-2,4% 

17º 

20º 

HYUNDAI 

360.565 

1,4% 

443.186 

1,8% 

-18,6% 

13º 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

TOTAL 

26.275.000 

100,0% 

25.311.000 

100,0% 

3,8% 

... 

Os sedãs, segmento mais importante na China, tiveram novamente um representante no topo da tabela. Repetindo o feito de 2020, o Nissan Sylphy – nomenclatura local para o Sentra – mais uma vez superou a barreira de meio milhão de unidades (500.160), algo que só ocorrera com outros três modelos: o VW Lavida (393.496), agora 3º, o Haval H6 (370.438), 4º e líder entre os SUVs mais uma vez; e o Wuling Hongguang (255.922), 9º.

O grande destaque de 2021, aliás, veio da Wuling: com 426.484 unidades, o Mini EV encerrou o ano passado numa impressionante 2ª posição. O fim de alguns incentivos para modelos elétricos de pequeno porte no país, aliado à chegada de novos concorrentes para este segmento, mostram um cenário bem mais complicado para que ele repita a dose ao longo de 2022. A conferir.

Wuling Hong Guang MINI EV
Volkswagen Lavida 2019
Haval H6 2021
Toyota Corolla 2020

Entre os modelos premium, a posição de honra coube ao Tesla Model 3 (272.972), 7º colocado. A marca norte-americana ainda viu o Model Y (200.131), 19º, como o novato mais bem posicionado. Numa briga que se repete em todo planeta, o Toyota Corolla (321.912) foi o 5º mais vendido, enquanto o Honda Civic (159.029), com a maior retração entre os 50 primeiros (-35%), foi apenas o 32º.

Para se ter uma ideia do resultado grandioso do líder Sylphy, Corolla e Civic, somados, ainda ficariam devendo quase 20 mil unidades ao Nissan. Campeã de vendas no Brasil no ano passado, a Fiat Strada (109.107) sequer figuraria no top 50 de lá.

POS. 

MODELO 

2021 

% MERCADO 2021 

2020 

% MERCADO 2020 

% VAR. 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

NISSAN SYLPHY 

500.160 

1,9% 

542.725 

2,1% 

-7,8% 

1º 

2º 

WULING HONGGUANG MINI EV 

426.484 

1,6% 

119.255 

0,5% 

257,6% 

3º 

VW LAVIDA 

393.496 

1,5% 

419.793 

1,7% 

-6,3% 

2º 

4º 

HAVAL H6 

370.438 

1,4% 

376.864 

1,5% 

-1,7% 

3º 

5º 

TOYOTA COROLLA 

321.912 

1,2% 

350.310 

1,4% 

-8,1% 

4º 

6º 

CHANGAN CS75 

281.862 

1,1% 

266.824 

1,1% 

5,6% 

9º 

7º 

TESLA MODEL 3 

272.972 

1,0% 

135.449 

0,5% 

101,5% 

8º 

BUICK EXCELLE YINLANG 

263.017 

1,0% 

295.857 

1,2% 

-11,1% 

7º 

9º 

WULING HONGGUANG 

255.922 

1,0% 

270.310 

1,1% 

-5,3% 

8º 

10º 

VW BORA 

248.388 

0,9% 

331.682 

1,3% 

-25,1% 

5º 

11º 

VW SAGITAR 

235.607 

0,9% 

299.839 

1,2% 

-21,4% 

6º 

12º 

GEELY BOYUE 

224.895 

0,9% 

240.811 

1,0% 

-6,6% 

12º 

13º 

TOYOTA LEVIN 

222.818 

0,8% 

226.683 

0,9% 

-1,7% 

14º 

14º 

TOYOTA CAMRY 

216.764 

0,8% 

185.140 

0,7% 

17,1% 

17º 

15º 

HONDA CR-V 

213.791 

0,8% 

249.983 

1,0% 

-14,5% 

10º 

16º 

GEELY EMGRAND 

209.471 

0,8% 

233.307 

0,9% 

-10,2% 

13º 

17º 

HONDA ACCORD 

201.329 

0,8% 

210.574 

0,8% 

-4,4% 

15º 

18º 

BYD SONG 

200.870 

0,8% 

86.267 

0,3% 

132,8% 

19º 

TESLA MODEL Y 

200.131 

0,8% 

0,0% 

20º 

TOYOTA RAV4 

199.675 

0,8% 

174.940 

0,7% 

14,1% 

21º 

21º 

HONDA XR-V 

187.776 

0,7% 

168.272 

0,7% 

11,6% 

22º 

22º 

HONDA VEZEL 

173.899 

0,7% 

150.363 

0,6% 

15,7% 

23º 

BMW SÉRIE 3 L 

173.000 

0,7% 

156.164 

0,6% 

10,8% 

24º 

BMW SÉRIE 5 L 

172.854 

0,7% 

160.241 

0,6% 

7,9% 

29º 

25º 

CHANGAN EADO 

170.198 

0,6% 

166.964 

0,7% 

1,9% 

25º 

26º 

BUICK GL8 

170.011 

0,6% 

156.879 

0,6% 

8,4% 

30º 

27º 

BYD QIN PLUS 

169.807 

0,6% 

0,0% 

28º 

HONDA BREEZE 

166.284 

0,6% 

0,0% 

29º 

VW TIGUAN L 

164.649 

0,6% 

190.444 

0,8% 

-13,5% 

16º 

30º 

NISSAN TEANA 

162.010 

0,6% 

121.651 

0,5% 

33,2% 

31º 

CHERY TIGGO 8 

161.083 

0,6% 

136.182 

0,5% 

18,3% 

32º 

HONDA CIVIC 

159.026 

0,6% 

245.126 

1,0% 

-35,1% 

11º 

33º 

NISSAN QASHQAI 

156.890 

0,6% 

161.193 

0,6% 

-2,7% 

27º 

34º 

AUDI A6L 

156.388 

0,6% 

178.501 

0,7% 

-12,4% 

18º 

35º 

MG ZS 

152.432 

0,6% 

116.874 

0,5% 

30,4% 

36º 

GEELY BINYUE 

147.403 

0,6% 

126.145 

0,5% 

16,9% 

37º 

VW MAGOTAN 

147.340 

0,6% 

170.330 

0,7% 

-13,5% 

38º 

BUICK ENVISION 

146.476 

0,6% 

167.880 

0,7% 

-12,7% 

23º 

39º 

ROEWE I5 

144.030 

0,5% 

128.804 

0,5% 

11,8% 

40º 

MERCEDES CLASSE E L 

142.216 

0,5% 

149.900 

0,6% 

-5,1% 

41º 

MG 5 

140.866 

0,5% 

47.639 

0,2% 

195,7% 

42º 

CHANGAN CS55 

140.579 

0,5% 

109.929 

0,4% 

27,9% 

43º 

MERCEDES-BENZ GLC 

140.049 

0,5% 

160.900 

0,6% 

-13,0% 

28º 

44º 

VW SANTANA 

137.336 

0,5% 

175.728 

0,7% 

-21,8% 

20º 

45º 

GEELY XINGRUI 

133.596 

0,5% 

19.094 

0,1% 

599,7% 

46º 

AUDI Q5 L 

133.190 

0,5% 

144.648 

0,6% 

-7,9% 

47º 

HONGQI HS5 

131.573 

0,5% 

98.365 

0,4% 

33,8% 

48º 

HYUNDAI ELANTRA 

130.839 

0,5% 

39.949 

0,2% 

227,5% 

49º 

AUDI A4L 

130.263 

0,5% 

130.906 

0,5% 

-0,5% 

50º 

BMW X3 

128.961 

0,5% 

135.694 

0,5% 

-5,0% 

Fontes: Carsalesbase / Marklines / Best Selling Cars Blog

Envie seu flagra! flagra@motor1.com