Não é novidade para ninguém que o preço dos carros no Brasil está em um patamar bastante elevado, com reajuste de valores que vêm praticamente todo mês. Junto disso, a oferta de carros automáticos abaixo dos R$ 100 mil vai diminuindo conforme esse patamar de preços vai subindo, tanto que um subcompacto hoje não sai por menos do que R$ 60 mil. Agora fica fácil entender que a faixa dos R$ 100 mil não é mais tão inalcançável assim, infelizmente.
Com esse cenário de preços altos e as novas regras de emissões do Proconve L7, o mercado de carros automáticos abaixo dos três dígitos está diminuindo. Bom exemplo recente é que a Volkswagen aposentou seu motor 1.6 16v, que era utilizado pela versão intermediária do Polo e também pelas configurações mais caras de Gol e Voyage. O que há em comum entre eles? Eram opções de carro automático, mas acabaram saindo de linha, com isso, três carros sem o pedal de embreagem deixaram de ser vendidos no país. Abaixo, confira quais os veículos automáticos que ainda restam abaixo dos R$ 100 mi no Brasil.
O Chevrolet Onix é o carro automático mais barato do Brasil. Sim, o hatch da GM pode ser encontrado pelo preço de R$ 84.840 em sua versão sem nome, batizada apenas de Onix 1.0 AT Turbo. O motor é 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, que é combinado a uma transmissão automática de 6 marchas. Além dessa versão mais “em conta”, o Onix é o representante daqui com o maior número de versões sem o pedal de embreagem com valor abaixo dos três dígitos: no catálogo consta ainda a configuração LT por R$ 90.840; LTZ por R$ 93.340; LTZ 2 por R$ 93.840 e a Premier que sai por R$ 99.700.
Eis aqui o sedã zero quilômetro mais barato que você pode comprar atualmente: Onix Plus 1.0 AT Turbo, que custa atualmente R$ 90.340, ou R$ 5.500 a mais que sua versão homônima com carroceria hatchback. Assim como o Onix, seu motor também é o 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm, sempre com câmbio automático de 6 velocidades. Fora a configuração de base, o sedã ainda tem mais outras três opções automáticas que podem ser adquiridas por menos de R$ 100 mil, são elas: a LT por R$ 96.340, LTZ que custa R$ 98.840 e a LTZ 2 saindo por R$ 99.340.
O Caoa Chery Tiggo 2 é o primeiro modelo presente aqui com estilo aventureiro ou, como o mercado prefere, com proposta próxima ao de um SUV. O modelo da marca sino-brasileira tem à disposição duas versões que se encaixam em nossa seleção: é o Tiggo 2 Look Automático vendido por R$ 90.990 e também a versão ACT Automática, que não sai por menos de R$ 96.990.
Em comum, ambas as variantes trazem sob o capô o motor 1.5 flex aspirado de até 115 cv e 14,9 kgfm de torque, que trabalham junto de uma transmissão de 4 marchas. Você deve estar pensando no mais recente Tiggo 3X com motor turbo, mas ele ultrapassa o teto da nossa lista por partir de R$ 104.490.
Atualizado no começo deste ano, o Toyota Yaris é o modelo com o maior ar de novidade da lista. Vendido atualmente em três versões (XL, XS e XLS), apenas o primeiro fica com o preço abaixo dos R$ 100 mil ao ser tabelado por R$ 93.390. Curiosamente, a distância para a versão seguinte (XS) fica em quase R$ 10 mil. Para quem se interessou, o Yaris XL vem com motor 1.5 flex aspirado de até 110 cv e 14,9 kgfm de torque, que trabalha sempre em parceria com uma caixa automática tipo CVT, essa com capacidade simular 7 marchas.
O Fiat Pulse é o único representante da Fiat com câmbio automático com esse limite de preço, já que as versões 1.8 automáticas do Argo e Cronos saíram de linha em 2022 devido ao Proconve L7 - algo que será corrigido com a estreia do mesmo câmbio CVT da gama Pulse para os modelos Argo e Cronos - o sedã já foi até flagrado em testes pelas ruas do Brasil. Por falar no pequeno SUV, ele traz motor 1.3 flex aspirado de até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com esta versão vindo equipada com a transmissão continuamente variável e preço de R$ 96.990.
Assim como o Yaris hatch, o Yaris Sedan mais em conta é da versão XL que vem tabelada em R$ 97.590. O modelo é praticamente igula ao hatch, trazendo como diferença apenas o terceiro volume traseiro, no mais, o motor 1.5 flex é o mesmo, que entrega até 110 cv e 14,9 kgfm de torque, também com a mesma transmissão automática tipo CVT. Com isso, o modelo da marca japonesa se junta ao Onix Plus como únicos sedãs automáticos e com valor abaixo dos R$ 100 mil. Isso ao menos até o próximo reajuste, já que o sedã encareu pouco depois do lançamento da linha 2023.
A Hyundai tem um único representante: o HB20 Platinum 1.0 turbo, cujo motor entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque, neste caso com uma caixa automática de 6 velocidades (há também a versão Evolution com câmbio manual). Essa é a versão intermediária do hatch, que tem preço de R$ 97.890. Vale lembrar que por uma pequena margem a marca sul-coreana não aparece aqui na lista com mais um representante, o HB20S, que na mesma versão Platinum automática estoura o teto máximo por R$ 1.890.
Em seu lançamento o Peugeot 208 até tinha mais do que uma versão com câmbio automático, mas em 2022 o hatch francês que vem vivendo um bom momento no mercado brasileiro conta apenas com uma configuração assim: é o 208 Active 1.6 Automático, que é tabelado em R$ 99.990. Com isso, ele o modelo mais caro aqui da lista, ficando a apenas 10 reais do teto máximo de R$ 100 mil. O hatch combina o conhecido motor 1.6 flex de até 118 cv e 15,4 kgfm de torque a um câmbio automático de 6 velocidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora