2021 foi um ano movimentado para Harley-Davidson. Primeiramente, em maio, a empresa anunciou que estava transformando a LiveWire, antes sua única moto elétrica, em uma submarca de modelos movidos por baterias. Pouco tempo depois, lançou a LiveWire ONE, baseada ainda na moto da Harley, mas com uma redução significativa de preço.
No final de 2021, a LiveWire anunciou planos de abrir seu capital para negociação em bolsa, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2022 para levantar os fundos financeiros necessários para o desenvolvimento de novas motos elétricas. E a primeira novidade dessa fase já está próxima de chegar.
A primeira moto da LiveWire enquanto marca foi a ONE, uma versão revisada da antiga Harley-Davidson LiveWire. A partir daí, o plano seria ir para modelos de porte intermediários chamados internamente de S2. Na sequência, devem ser apresentados os modelos de entrada S3, produzidas em parceria com a Kymco. Se tudo correr de acordo com o plano atualmente estabelecido. A última fase será a S4, quando a LiveWire deve voltar a oferecer uma moto elétrica de grande porte com tecnologias melhoradas.
Em 8 de fevereiro de 2022, a Harley-Davidson realizou uma conferência com investidores. Nela, o CEO Jochen Zeitz (que também é o atual CEO interino da LiveWire) disse oficialmente que podemos esperar que a primeira moto elétrica LiveWire S2 seja lançada muito em breve. Em quanto tempo exatamente? A primeira moto da fase S2, chamada Del Mar, está programada para chegar nos EUA já segundo trimestre de 2022.
As motos LiveWire S2 utilizarão a arquitetura Arrow de chassi e conjunto motriz da marca, desenvolvida para ser modular. A empresa alega que ele a Arrow terá uma maior densidade energética e um e um motor com transmissão direta. Um inversor para uso tanto de corrente alternada quanto direta deve ser integrado ao pacote, junto ao carregador de bordo. Por conta disso, acredita-se que a Del Mar terá um porte menor que a ONE e será mais barata. Os planos atuais também mostram que as LiveWire S3 utilizarão uma versão simplificada arquitetura Arrow.
A linha S3 será especialmente importante, pois as motos dessa fase serão produzidas em parceria com a Kymco. Porém, enquanto as motos da fase S2 já estão praticamente prontas para o lançamento, pouco se falou a respeito dos modelos S3, mas, na reunião do CEO da Harley com os investidores, tais motos foram referidas como modelos de pequeno porte.
Isso significa estamos prestes a ver scooters ou patinetes elétricos da Harley? Difícil dizer neste momento. Mas, já que estamos especulando, caso as LiveWire S3 tenham influência da Kymco, gostaríamos de ver tais motos equipadas com a tecnologia de baterias intercambiáveis da marca taiwanesa, já disponível na Ásia e que permite uma solução mais conveniente para as demoradas recargas das motos elétricas.
Não queremos nos adiantar muito, obviamente, mas estas são algumas questões interessantes a serem contempladas. Neste ponto, tudo o que sabemos com certeza é que a LiveWire e a Kymco trabalharão em conjunto no futuro em algum tipo moto pequena com a marca LiveWire.
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