A Harley-Davidson está em uma situação um tanto complicada. A receita que antes era estável, proveniente da geração baby boomer cheia de dinheiro nos anos 90, praticamente desapareceu à medida que o grupo envelheceu e deixou de praticar motociclismo nas últimas 3 décadas.
Suas incursões em novos modelos não saíram exatamente como o planejado. Embora tenha havido uma demanda inicial por sua aventureira Pan America, desde então ela não tem mantido boas vendas nem nos EUA. E sua tentativa de atrair motociclistas mais jovens fracassou, com a linha de motos elétricas LiveWire dando poucos resultados.
Nossos colegas do Ride Apart nos EUA, braço de motos do grupo Motorsport Network ao qual o Motor1.com Brasil faz parte, chegaram a argumentar que a Harley deveria simplesmente desistir da nova marca de veículos elétricos.
Harley-Davidson Pan America
No entanto, se você observasse as finanças da Motor Company nos últimos tempos, nunca saberia disso, pois a receita aumentou 13% este ano. Também não seria imediatamente óbvio, dado o recente anúncio de que a empresa compraria US$ 1 bilhão em ações de volta do mercado.
Você provavelmente veria isso e, compreensivelmente, acreditaria que a Harley havia superado suas dificuldades recentes e estava caminhando para um lugar melhor. Um lugar onde a Harley poderia ser revigorada e voltar à sua antiga glória. Mas um grupo de revendedores da Harley está alegando que a Harley-Davidson está sobrecarregando-os com altos estoques indesejados, atualizações de concessionárias de alto custo e, essencialmente, enchendo seus bolsos enquanto engana os revendedores.
O grupo responsável pela acusação contra a Harley-Davidson é o Harley-Davidson Dealer Council, um grupo de mais de 200 concessionárias dentro da National Powersports Dealer Association. A carta, obtida pelo The Wall Street Journal e que foi enviada aos membros da associação e ao diretor comercial da Harley, descreve as queixas do grupo, incluindo o envio de estoques em excesso para as concessionárias à medida que as vendas estagnam ou caem, além de dizer às concessionárias que elas precisam fazer atualizações caras em seus showrooms para permanecerem como concessionárias.
LiveWire S2 Del Mar Versão de Produção
O Journal também relata que os revendedores afirmam que o recente anúncio de recompra de ações feito pela empresa foi diretamente "alimentado" pelo "que foi tirado das concessionárias" com essas exigências de aumento de estoque e embelezamento. Essencialmente, eles transferiram o risco para as concessionárias e tiraram essa receita para dar a impressão de que a Harley estava em uma situação melhor do que realmente está. Pelo menos, essa é a acusação feita. A Harley respondeu às perguntas do jornal estadunidense sobre a acusação e se mudaria a atitude apontada pelos lojistas, mas negou as acusações listadas acima.
Se tudo isso soa vagamente familiar, deveria, porque a Harley-Davidson Japan foi acusada de práticas semelhantes não faz muito tempo.
No final do mês passado, a Fair Trade Commission do Japão invadiu os escritórios da Harley Japan, pois surgiram alegações de cotas de vendas excessivas. De acordo com a reportagem do RideApart, "Fontes alegam que a H-D Japan começou a estabelecer cotas de vendas altas por volta de 2020-2021. Os revendedores sob contrato teriam sido ameaçados de não terem seus contratos renovados se não cumprissem essas cotas. Isso, por sua vez, deixou os revendedores sem escolha a não ser comprar motos eles mesmos para cumprir as cotas. Em alguns casos, isso incluía modelos que eles não queriam ou não podiam justificar a compra e a venda em suas áreas."
Isso, por sua vez, significava que as concessionárias estavam sendo sobrecarregadas com um estoque de "usadas" (motos 0km que tiveram que ser emplacadas depois de um tempo) que se depreciaria sem nunca ser realmente vendido, enquanto a empresa Harley teria o lucro. E se você não fizesse isso, seu contrato com a Harley seria rescindido.
É importante observar que, nos últimos anos, a Harley fechou mais de 100 concessionárias nos Estados Unidos. Da mesma forma, a empresa anunciou recentemente que transferiria mais de sua produção para o exterior, irritando os trabalhadores sindicalizados responsáveis pela construção dessas motos.
O que acontecerá agora, já que essa associação de concessionárias acusou a Harley-Davidson de negligência, ainda não se sabe. Mas se as organizações dos EUA reagirem da mesma forma que a do Japão a essas acusações, os escritórios da Harley em Milwaukee (EUA) poderão receber uma batida na porta em breve para ver o que está acontecendo.