Iniciando o ano de 2022 com menos representatividade do que os SUVs compactos, os hatches – somando os representantes das três categorias (27.572) – responderam por 23,6% dos 116.601 veículos registrados em janeiro. Este resultado é 48% inferior ao do início de 2021, que já havia sido fraco.
Na categoria de entrada, onde apenas três modelos marcaram presença, o Renault Kwid (3.180) liderou a disputa por perder “apenas” 18,4% dos compradores do ano passado, mas ainda não sente os efeitos da reestilização. Preferido no acumulado de 2021, o Fiat Mobi (2.528) começou 2022 em queda de quase 50%. Zerado em dezembro, o aposentado Volkswagen Up! conquistou um consumidor, provavelmente de algum estoque antigo de concessionária.
Os hatchbacks subcompactos mais vendidos em janeiro:
POS. | MODELO | JAN/22 | DEZ/21 | JAN/21 | % JAN 22 | % DEZ 21 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | RENAULT KWID | 3180 | 6775 | 3896 | 55,70% | 71,17% | -53,06% | -18,38% |
2º | FIAT MOBI | 2528 | 2744 | 4784 | 44,28% | 28,83% | -7,87% | -47,16% |
3º | VW UP! | 1 | 0 | 514 | 0,02% | 0,00% | - | -99,81% |
5709 | 9519 | 9194 | 100,00% | 100,00% | -40,03% | -37,91% |
Entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (5.205) – preferido nos dois últimos meses de 2021 – perdeu quase 55% de seus compradores nas últimas semanas e começou atrás do Hyundai HB20 (5.634), nº 1 no acumulado do ano passado. Fechando o pódio, o VW Gol (3.435) vendeu menos da metade do total de dezembro.
Novamente abaixo das expectativas, o Fiat Argo (2.676) foi o 4º colocado. Único da lista a crescer – e bem, diga-se de passagem (+156%) -, o Peugeot 208 completou mais uma vez o top 5, agora com quase 2 mil emplacamentos (1.989). Da 6ª posição em diante, nenhum modelo sequer chegou a mil unidades, com o Toyota Yaris (955) como o melhor deles.
Oficialmente aposentado em dezembro, o Fiat Uno (622) ainda conseguiu ficar à frente de um Renault Sandero (607) cada vez menos lembrado pelos clientes da categoria. À frente apenas do Honda Fit (154) – também descontinuado no final de 2021 – no top 10, o Polo (253) completou 3 meses seguidos sem ultrapassar a casa das 600 unidades. Nos últimos 6 meses, aliás, apenas em outubro o hatch da VW conseguiu emplacar mais de mil unidades (1.040).
Os hatchbacks compactos mais vendidos em janeiro:
POS. | MODELO | JAN/22 | DEZ/21 | JAN/21 | % JAN 22 | % DEZ 21 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | HYUNDAI HB20 | 5634 | 7926 | 7936 | 26,10% | 20,69% | -28,92% | -29,01% |
2º | CHEVROLET ONIX | 5205 | 11529 | 10565 | 24,11% | 30,09% | -54,85% | -50,73% |
3º | VW GOL | 3435 | 8329 | 6276 | 15,91% | 21,74% | -58,76% | -45,27% |
4º | FIAT ARGO | 2676 | 4509 | 5018 | 12,40% | 11,77% | -40,65% | -46,67% |
5º | PEUGEOT 208 | 1989 | 1814 | 777 | 9,21% | 4,73% | 9,65% | 155,98% |
6º | TOYOTA YARIS | 955 | 1538 | 1838 | 4,42% | 4,01% | -37,91% | -48,04% |
7º | FIAT UNO | 622 | 1135 | 2059 | 2,88% | 2,96% | -45,20% | -69,79% |
8º | RENAULT SANDERO | 607 | 776 | 1184 | 2,81% | 2,03% | -21,78% | -48,73% |
9º | VW POLO | 253 | 240 | 2460 | 1,17% | 0,63% | 5,42% | -89,72% |
10º | HONDA FIT | 154 | 430 | 818 | 0,71% | 1,12% | -64,19% | -81,17% |
11º | JAC E-JS1 | 30 | 16 | 0 | 0,14% | 0,04% | 87,50% | - |
12º | VW FOX | 23 | 71 | 1283 | 0,11% | 0,19% | -67,61% | -98,21% |
13º | FORD KA | 4 | 3 | 3432 | 0,02% | 0,01% | 33,33% | -99,88% |
14º | CITROËN C3 | 1 | 0 | 18 | 0,00% | 0,00% | - | -94,44% |
21588 | 38316 | 43664 | 100,00% | 100,00% | -43,66% | -50,56% |
Entre os modelos da faixa superior, a liderança em janeiro coube ao Mini Cooper (77), mas o destaque ficou por conta das 51 unidades do Zoe, recorde de vendas por aqui. Para se ter uma ideia, o Renault emplacou 62 unidades durante todo o ano de 2021. Fechando o pódio, o novo Audi A3 conquistou 48 consumidores.
Mais vendido em dezembro, o Nissan Leaf (41) desta vez foi o 4º colocado. Já o Chevrolet Cruze Sport6 (21) - em seu pior momento desde fevereiro de 2012 (27), quando teve seus primeiros registros - por muito pouco não perdeu até o 5º lugar para o Fiat 500e (19). A situação pode ser justificada pela mudança na linha, agora apenas com a versão RS.
Com o BMW i3 (12) em 7º e o Chevrolet Bolt (1) em 10º, os elétricos conquistaram metade do top 10 – isto sem contar com a participação da versão Electric do líder Mini. O Bolt ainda espera pela versão reestilizada, que teve a produção suspensa enquanto a marca produz baterias para resolver os casos de incêndio.
Os hatchbacks médios e premium mais vendidos em janeiro:
POS. | MODELO | JAN/22 | DEZ/21 | JAN/21 | % JAN 22 | % DEZ 21 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | MINI COOPER/JCW | 77 | 167 | 73 | 28,00% | 29,09% | -53,89% | 5,48% |
2º | RENAULT ZOE | 51 | 9 | 0 | 18,55% | 1,57% | 466,67% | - |
3º | AUDI A3 | 48 | 33 | 20 | 17,45% | 5,75% | 45,45% | 140,00% |
4º | NISSAN LEAF | 41 | 191 | 20 | 14,91% | 33,28% | -78,53% | 105,00% |
5º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 21 | 69 | 112 | 7,64% | 12,02% | -69,57% | -81,25% |
6º | FIAT 500E | 19 | 77 | 0 | 6,91% | 13,41% | -75,32% | - |
7º | BMW i3 | 12 | 23 | 32 | 4,36% | 4,01% | -47,83% | -62,50% |
8º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 3 | 5 | 10 | 1,09% | 0,87% | -40,00% | -70,00% |
9º | FORD FOCUS | 2 | 0 | 0 | 0,73% | 0,00% | - | - |
10º | CHEVROLET BOLT | 1 | 0 | 4 | 0,36% | 0,00% | - | -75,00% |
275 | 574 | 271 | 100,00% | 100,00% | -52,09% | 1,48% |
Fonte: Fenabrave