Audi confirma fim de A1 e Q2 para focar em carros mais caros
CEO da fabricante afirma que marca será realinhada dentro do segmento premium, de olho nos modelos mais rentáveis
Carros de entrada seguem perdendo seu espaço no mercado, até mesmo para marcas premium. É o caso da Audi, que tem tanto o pequeno A1 quanto o SUV compacto Q2 em sua linha e, enquanto o A1 até fez sucesso há uns anos, o Q2 nunca conquistou seu espaço nas ruas. Ambos estão em baixa e a fabricante decidiu que não fará uma nova geração para nenhum dos dois, focando em modelos maiores, mais caros e, portanto, mas lucrativos.
O anúncio sobre o fim do A1 e do Q2 foi feito no início da semana por Markus Deusmann, CEO da Audi, em uma entrevista ao jornal alemão Handelsblatt: "Nós decidimos que não montaremos mais o A1, e que também não haverá um sucesso para o Q2. Nós também realinhamos a Audi como uma marca premium. Iremos limitar nossa linha de modelos na base e expandir no topo."
Galeria: Audi SQ2 2021
A situação do Q2 é curiosa, pois é feito tanto em Ingolstadt (Alemanha) quanto na China, onde é conhecido como Q2L por seu entre-eixos alongado, e ainda tem uma versão totalmente elétrica. Tem uma autonomia de apenas 265 km, usando um conjunto de baterias de 38 kWh. Mas, mesmo assim, não é o suficiente para justificar a sobrevida do pequeno utilitário.
No resto do mundo, o menor SUV da Audi é vendido com motores 1.0 turbo de 116 cv, 1.4 turbo de 150 cv e 2.0 turbo de 190 cv. Há também o esportivo SQ2 com um 2.0 turbo de 300 cv e tração integral Quattro, praticamente uma versão mais luxuosa do Volkswagen T-Roc R vendido na Europa.
O A1 e o Q2 serão aposentados na geração atual, quando o A3 passará a ser o ponto de entrada para a linha global da Audi. E não falta muito para que a marca encerre a venda de carros a combustão, pois o lançamento dos últimos veículos movidos a gasolina será em 2026, antes de encerrar de vez a produção em 2033. Bom, isto para a Europa, pois alguns mercados continuarão a ter carros a combustão por mais alguns anos, como é o caso da China.
Enquanto isso, a linha da Audi irá crescer na parte de cima, com modelos como o Q6 E-Tron, que será revelado antes do final do ano como o primeiro carro da empresa a usar a plataforma PPE desenvolvida junto com a Porsche. A fabricante ainda tem planos de renovar o E-Tron e que pode trocar de nome para Q8 E-Tron, para posicioná-lo como o SUV elétrico mais caro da linha. Falando em carros caros, também existem planos para um Q9, este com motor a combustão e que será o SUV mais luxuoso da Audi.
Fonte: Handelsblatt
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