Carros de entrada seguem perdendo seu espaço no mercado, até mesmo para marcas premium. É o caso da Audi, que tem tanto o pequeno A1 quanto o SUV compacto Q2 em sua linha e, enquanto o A1 até fez sucesso há uns anos, o Q2 nunca conquistou seu espaço nas ruas. Ambos estão em baixa e a fabricante decidiu que não fará uma nova geração para nenhum dos dois, focando em modelos maiores, mais caros e, portanto, mas lucrativos.
O anúncio sobre o fim do A1 e do Q2 foi feito no início da semana por Markus Deusmann, CEO da Audi, em uma entrevista ao jornal alemão Handelsblatt: "Nós decidimos que não montaremos mais o A1, e que também não haverá um sucesso para o Q2. Nós também realinhamos a Audi como uma marca premium. Iremos limitar nossa linha de modelos na base e expandir no topo."
A situação do Q2 é curiosa, pois é feito tanto em Ingolstadt (Alemanha) quanto na China, onde é conhecido como Q2L por seu entre-eixos alongado, e ainda tem uma versão totalmente elétrica. Tem uma autonomia de apenas 265 km, usando um conjunto de baterias de 38 kWh. Mas, mesmo assim, não é o suficiente para justificar a sobrevida do pequeno utilitário.
No resto do mundo, o menor SUV da Audi é vendido com motores 1.0 turbo de 116 cv, 1.4 turbo de 150 cv e 2.0 turbo de 190 cv. Há também o esportivo SQ2 com um 2.0 turbo de 300 cv e tração integral Quattro, praticamente uma versão mais luxuosa do Volkswagen T-Roc R vendido na Europa.
O A1 e o Q2 serão aposentados na geração atual, quando o A3 passará a ser o ponto de entrada para a linha global da Audi. E não falta muito para que a marca encerre a venda de carros a combustão, pois o lançamento dos últimos veículos movidos a gasolina será em 2026, antes de encerrar de vez a produção em 2033. Bom, isto para a Europa, pois alguns mercados continuarão a ter carros a combustão por mais alguns anos, como é o caso da China.
Enquanto isso, a linha da Audi irá crescer na parte de cima, com modelos como o Q6 E-Tron, que será revelado antes do final do ano como o primeiro carro da empresa a usar a plataforma PPE desenvolvida junto com a Porsche. A fabricante ainda tem planos de renovar o E-Tron e que pode trocar de nome para Q8 E-Tron, para posicioná-lo como o SUV elétrico mais caro da linha. Falando em carros caros, também existem planos para um Q9, este com motor a combustão e que será o SUV mais luxuoso da Audi.
Fonte: Handelsblatt
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