Depois de focar suas atenções nos SUVs Nivus, T-Cross e Taos, a Volkswagen voltará a aplicar mudanças em seus compactos, o Polo e Virtus. Enquanto o hatchback já foi flagrado rodando pelo Brasil em testes com as mudanças visuais baseadas no europeu e também na futura versão Track, sua simplificação, o sedã ainda estava escondido.
Estava. Durante a semana, a reportagem do Motor1.com viu uma unidade camuflada em testes na região de São Bernardo do Campo, mas o carro conseguiu despistar a equipe. Mas, em pleno domingo, o leitor Renato Ghetti flagrou o Virtus camuflado no Rodoanel, com camuflagens na dianteira e traseira.
Como acontecerá no hatch, o Virtus terá mudanças mais profundas na dianteira e um retoque na traseira, algo comum. Mas é esperada uma melhorias em seus pacotes de tecnologia, com a adição de piloto automático adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, itens presentes nos SUVs da marca com quem divide a plataforma MQB-A0. Por dentro, novo volante, ar-condicionado com novo visor nas versões com o sistema automático e o fim da versão GTS, ficando a Highline como o 1.4 TSI junto com o 1.0 TSI nas demais.
O VW Virtus roda camuflado também no exterior. Será apresentado já com o novo visual em março para o mercado indiano, onde adotará uma simplificação da sua plataforma. Para o Brasil, pode ser que aconteça isso, mas não agora. A simplificação pode ser para o Virtus em uma versão mais barata fazer companhia ao Polo Track e mais um SUV e uma picape compacta, como linha de frente mais acessível da Volkswagen no Brasil.
Tanto Polo quanto Virtus reestilizados são esperados para ainda este ano, mas mais para o fim. Considerando que os carros já rodam com visual definitivo e leve camuflagem, eles estão prontos e em fases de ajustes finais para a produção, que seguirá em São Bernardo do Campo (SP).