Faz quase dois anos que a nova Volkswagen Amarok 2023 tem ganhado teasers, antes mesmo que a Ford mostrasse a nova Ranger - mesmo que a picape alemã agora use a mesma plataforma que a norte-americana. A apresentação ainda levará mais um tempo, mas isso não impede a fabricante de revelar seus planos de criar uma versão esportiva baseada na Ranger Raptor e que pode ser batizada como Amarok R.
É o que revela Ryan Davies, diretor de veículos comerciais da Volkswagen Austrália, em entrevista ao site Cars Guide. O executivo disse que, mesmo que a Ford decida não compartilhar os componentes da Ranger Raptor, a VW tem um plano B para criar uma Amarok de apelo esportivo, caso esta versão seja aprovada. Como? Fazendo parceria mais uma vez com a Walkinshaw.
Anteriormente conhecida como HSV, a empresa de engenharia Walkinshaw já colaborou com a Volkswagen para criar uma Amarok mais potente baseada na geração atual. Lançada em outubro de 2020, a W580 tinha uma aparência um pouco mais agressiva e com cara de poucos amigos, sendo uma modificação oficial para quem queria algo para enfrentar a Ranger Raptor na Austrália.
Este plano B da Volkswagen seguiria uma estratégia semelhante para a segunda geração da Amarok, usando um motor V6 turbodiesel. Nos inúmeros teasers divulgados até agora, a VW já deixou claro que a nova picape terá um motor diesel de seis cilindros, só não disse claramente se será o V6 TDI da própria empresa ou se aproveitará o propulsor da Ford (para reduzir os custos de produção).
Ryan Davies falou com o Cars Guide sobre as perspectivas de um Amarok mais potente, que poderia receber o sufixo "R" ou outra designação especial para destacar seu status de de versão esportiva. "Há oportunidade para tudo no segmento de picapes. É definitivamente uma opção. É o que precisamos investigar agora".
Com estreia prevista para os próximos meses, a nova Amarok só sobreviverá por conta da parceria com a Ford, pois a Volkswagen admitiu que, se não fosse por isso, iria tirar a picape média de linha. As imagens divulgadas mostraram que será mais do que uma Ranger com outro logotipo, embora a lógica nos diga que deve reaproveitar muito da carroceria, já que serão feitas na mesma linha de montagem na África do Sul, além da plataforma.
A Volkswagen diz que a nova Amarok 2023 será 100 milímetros mais longa e mais de 40 mm mais larga que sua antecessora. Terá algumas opções de motores de quatro cilindros abaixo do V6 TDI, mas ainda não revela se serão os mesmos que a nova Ranger ou se terá alguns propulsores feitos pela própria VW.
Infelizmente, temos poucas chances de ver a Volkswagen Amarok 2023 no Brasil. Ela será feita na África do Sul junto com a nova Ford Ranger, mas o plano foi abortado para a produção na Argentina. Enquanto a Ford fará a nova Ranger a partir de 2023 em General Pacheco (ARG), a VW continuará a fazer a geração atual no complexo argentino para o mercado latino.
Fonte: Cars Guide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média