A segunda geração da Volkswagen Amarok está cada vez mais próxima de ser apresentada por completo. Agora que a Ford já mostrou a Ranger, com quem a caminhonete da VW compartilhará plataforma, a fabricante alemã vai divulgando mais teasers da picape média, indicando que não falta muito para a estreia oficial - e, de quebra, ainda confirmou o motor V6 turbodiesel.

As novas imagens mostram a picape de lado, ainda como um esboço bem exagerado, algo evidenciado pelas coberturas plásticas nas caixas de roda. Está rodando na neve e puxando um pequeno trailer carregando um snowmobile. Embora o desenho não permita notar, a Volkswagen diz que a nova Amarok será maior do que a atual.

Galeria: Volkswagem Amarok 2023 - Teasers

Adotando a versão atualizada da plataforma T6 da Ford, a nova Amarok será 100 milímetros mais longa e 40 mm mais larga do que a atual. Para lembrar, a Amarok hoje tem 5,254 m de comprimento e 1,954 m de largura. É possível que a Volkswagen tenha aumentado o tamanho do entre-eixos para oferecer uma cabine mais espaçosa.

Assim como a picape que está nas lojas agora, que foi lançada em 2010, a próxima geração terá uma série de motores diesel e a Volkswagen já confirma que contará com um V6 turbodiesel. Dependendo do mercado, contará com outros propulsores, assim como a nova Ford Ranger também será vendida com o 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros em alguns mercados.

Enquanto a Ford já confirma que terá uma nova geração do Everest, SUV derivado da Ranger, a Volkswagen faz silêncio sobre a possibilidade de ter um utilitário com carroceria sobre chassi. Alguns rumores dizem que a marca alemã lançará um SUV semelhante ao Everest e que chegou a ser cogitado para ser produzido na Argentina - isso antes da VW desistir de fazer a picape por lá.

Apesar de tudo isso, as chances da nova geração da Volkswagen Amarok chegar ao Brasil são bem pequenas. A empresa optou por fazê-la apenas na África do Sul, enquanto a fábrica argentina em General Pacheco continuará fazendo o modelo atual para abastecer a América Latina. Caso a VW mude de ideia, deve trazer a nova Amarok somente na versão mais equipada.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com