Uma unidade do Jeep Commander (chamado em outros mercados como o Compass de sete lugares) foi flagrado por nossos fotógrafos totalmente camuflado nas proximidades do Círculo Polar Ártico. Já lançado no Brasil em agosto de 2021, o irmão maior do Compass ainda é uma novidade em outros mercados e pode chegar a novos países com um nome inédito. 

Já faz quase um ano desde a última vez que vimos o Jeep Commander de sete lugares rodando em testes na Suécia. Muito desenvolvimento ocorreu com o utilitário desde então, no entanto, aqui estamos novamente com outro avistamento do SUV ao ar livre. A questão é que desde o último flagra em março do ano passado o Commander foi lançado no mercado brasileiro em agosto. E o SUV flagrado certamente é a versão sem disfarces do protótipo avistado por nossos fotógrafos espiões.

Galeria: Jeep Commander 2023 em testes no Ártico

Comparando o SUV camuflado ao Jeep Commander de produção já vendido no Brasil, os elementos de design que o protótipo traz são os mesmos. Bom exemplos são as luzes DRL na porção inferior do para-choque dianteiro, assim como o desenho interno da lanterna na traseira, o formato no - todos eles batem com o Commander produzido em Goiana (PE). No entanto, ainda podemos esperar algumas variações de design dependendo do mercado, assim como os nomes.

Enquanto o SUV de sete lugares é batizado de Commander para mercados da América Latina (o que obviamente inclui o Brasil), ele será comercializado na Índia com outro nome, sendo chamado de Jeep Meridian por lá. Com o projeto batizado com o código H6, o novo Commander já foi visto no país asiático várias vezes e deverá ser lançado naquele mercado no início deste ano.

As opções de motorização no Brasil incluem o motor 1.3 turboflex TD270 de até 185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, sempre acoplado a uma caixa automática de 6 velocidades. A outra opção é o 2.0 turbodiesel TD380 de 170 cv e 38,7 kgfm de torque, que envia sua força para as quatro rodas por meio de um câmbio automático de 9 marchas. 

Veremos se o novo Commander de sete lugares para outros mercados fora do Brasil terá o mesmo design. No entanto, não será surpresa que o SUV vier com alguma mudança visual quando for lançado em outros mercados além do Brasil e Índia. 

Galeria: Jeep Commander 2022 - Brasil

Envie seu flagra! flagra@motor1.com