O Ford Mustang é um carro com desempenho icônico, mas nem todas as versões do pony car têm a mesma disposição. A versão GT tem um V8 5.0 sob o capô, mas a Ford também oferece um quatro cilindros 2.3 turbo EcoBoost. Ele é mais potente que o antigo 6 cilindros, mas o desempenho acessível está mais acessível do que nunca. Um canal no youtube colocou o Mustang para disputar uma série de arrancadas contra um VW Jetta GLI. E aí, arrisca um vencedor?

O vídeo dessa disputa entre um esportivo americano e um sedã esportivo alemão foi publicado pelo canal no youtube Sam CarLegion. No papel, o Mustang brilha mais que o Jetta: seu motor 2.3 EcoBoost entrega 334 cv e 48,33 kgfm de torque. Já o VW Jetta GLI vem equipada com um motor 2.0 TSI 2,0 de 230 cv e 37,5 kgfm de torque. A Ford direciona a potência do Mustang para as rodas traseiras através de um câmbio de 10 velocidades, enquanto o Jetta GLI manda sua força para o eixo dianteiro por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades.

Galeria: Volkswagen Jetta e Jetta GLI 2022

O canal coloca os dois carros lado a lado para uma série de corridas de arrancada, incluindo disputas em movimento, mas os resultados são sempre os mesmos. O Jetta se dá melhor em cima do Mustang independentemente do modo de condução escolhido. Na primeira corrida, os dois estão em suas configurações esportivas, mas isso não importa, pois o sedã esportivo consegue sua primeira vitória. Na segunda rodada ambos estão no modo esportivo, mas com o controle de tração desligado. O Jetta luta para conseguir uma boa arrancada, mas tem força suficiente para passar o Mustang antes da linha de chegada. 

As corridas em movimento (onde o tempo de retomada faz a diferença) não são diferentes, pois o Jetta continua levando a melhor. Mas uma das desvantagens do Mustang é seu peso, pois o modelo conversível acrescenta uma peso extra considerável sobre a versão Ecoboost cupê, o que coloca ambos em uma disputa mais equilibrada - mesmo com o Jetta sendo 104 cv menos potente e ter 10,83 kgfm a menos de torque. E você, acertou o vencedor antes de ver o vídeo?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com