Depois de ter lançamento confirmado em países como China e Rússia, o SUV Haval Dargo - de propriedade do grupo chinês Great Wall - prepara agora estreia em outro importante mercado emergente: a Índia. Por lá, o modelo acaba de ser registrado nos órgãos locais de patentes e não deve demorar para começar a ser vendido. Chama atenção pela pegada robusta da carroceria e design inspirado em nomes consagrados como Ford Bronco e clássicos da Jeep.

Conhecido na China como Big Dog, o Haval Dargo tem dianteira com faróis redondos totalmente iluminados por LEDs, grade trapezoidal e para-choque com formato que sugere bastante robustez. As laterais contam com apliques plásticos nos arcos das rodas e revestimento cromados no contorno dos vidros. Atrás, destaque para as lanternas em formato de L invertido e logotipo da marca em letras grandes.

Galeria: Haval Dargo

No interior, chama atenção o contraste existente entre o design robusto do painel (com alças e puxadores firmes à disposição dos ocupantes) e a tecnologia empregada nos mais variados recursos. Nesse sentido, destaque para quadro de instrumentos totalmente digital com tela de 10,25 polegadas, sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas, volante multifuncional, botão giratório para seleção de marchas, apliques em couro e preto brilhante, entre outros.

Sob o capô, são oferecidas duas opções de motorização. As versões de acesso adotam propulsor 1.5 turbo de 171 cv de potência, enquanto as mais caras contam com motor 2.0 turbo de 214 cv. Em ambos os casos o câmbio é automatizado de dupla embreagem DCT com 7 marchas. A tração pode ser dianteira ou integral.

Haval Dargo

O lançamento na Índia confirma que os planos de expansão global da marca seguem a todo vapor. A Haval é considerada a divisão de SUVs do grupo Great Wall, que recentemente adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Além do Dargo, tem portfólio composto por crossovers de apelo mais urbano e de diferentes tamanhos. Alguns acumulam grandes chances de chegar por aqui, onde a marca quer produzir a partir de 2023. Se tivesse um bom preço, poderia ser uma opção mais barata do que o Ford Bronco Sport. Porém, a empresa ainda não dá nenhum sinal de que pode trazê-lo ao nosso mercado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com