page ad skin

Aston Martin prepara "SUV de luxo mais poderoso do mundo"

Será revelado em 1º de fevereiro e deve usar um motor V12 com mais de 630 cv

Aston Martin DBX teaser
00:13

Assim como a Porsche ganhou uma nova vida com o lançamento do Cayenne, a Aston Martin tem aproveitado bastante o sucesso do DBX, seu primeiro SUV. Tanto é que a marca britânica trabalha em uma versão esportiva, que começa a ser divulgada pela empresa e que será revelada em 1º de fevereiro. Segundo a Aston, este será "o SUV de luxo mais poderoso do mundo".

Enquanto as outras versões do Aston Martin DBX utilizam um motor feito pela Mercedes-AMG (um V8 e um de seis cilindros com sistema híbrido-leve), tudo indica que será diferente no caso deste SUV. A Aston Martin pretende usar seu próprio V12 biturbo, algo evidenciado pelos flagras mais recentes, que mostravam o mesmo som do DB11 e DBS com este propulsor. Acredita-se que a versão será batizada como DBX S.

Galeria: Aston Martin DBX S - Flagra em Nürburging

Caso os rumores estejam corretos e o DBX S realmente utilize o V12 biturbo, terá uma potência bem acima dos 550 cv do motor V8 da versão normal. No DB11 AMR, esta motorização entrega 639 cv, mas ainda não há informações se teria o mesmo ajuste. Como a Aston Martin promete que será o SUV mais poderoso do mundo, precisa passar dos 640 cv do Porsche Cayenne Turbo GT.

O mesmo vale para o Bentley Bentayga Speed e seus 635 cv, a dupla BMW X5 M Competition e X6 M Competition com 626 cv, o Alpina XB7 (uma versão preparada do X7) de 621 cv, os Mercedes-AMG GLE 63 S e GLS 63 S com 612 cv, e o Rolls-Royce Cullinan de 608 cv. Ou seja, tem muitos com uma potência acima dos 600 cv, então a Aston Martin terá que se esforçar para chegar na casa dos 650 cv, no mínimo.

Mas isso se apenas olharmos somente para os carros mais normais. A Lamborghini ainda tem o Urus com 650 cv e, embora seja de uma marca de supercarros, é um SUV de produção normal (ao invés de oferecer uma quantidade limitada como outros carros da empresa). E isso sem considerar um motor eletrificado, pois o Porsche Cayenne Turbo S-E Hybrid tem 679 cv. Ainda tem o caso de modelos especiais, como o Dodge Durango SRT Hellcat e seus 720 cv, mas a Aston deve desconsiderar este caso (e o do Jeep Grand Cherokee Trackhawk de 717 cv) por não serem exatamente de luxo.

Se o DBX S acabar não usando o motor V12, então deve adotar o 4.0 V8 biturbo da Mercedes-AMG, que entrega 639 cv no GT 63 S Four-Door Coupe. Saberemos todos os detalhes em 1º de fevereiro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com