Há cerca de um ano, a Aston Martin registrou graves perdas financeiras no primeiro semestre de 2020. Não foi uma surpresa, dada a situação de pandemia global na época, entretanto, agora podemos ver que a exótica fabricante britânica está se recuperando lentamente da crise. O relatório de vendas da marca nos primeiros seis meses de 2021 mostrou que as vendas aumentaram 224%, e um único modelo contribuiu com mais da metade deste resultado.

Com um total de 2.901 entregas durante o primeiro semestre deste ano, a Aston Martin aumentou 2.006 unidades vendidas em relação ao mesmo período em 2020. A receita da empresa aumentou de 146 milhões de libras para 498,8 milhões, ou 242% a mais. Como resultado, o prejuízo antes dos impostos caiu de 227 milhões de libras no ano passado para US$ 91 milhões desde janeiro até o final de junho deste ano.

Galeria: Aston Martin DBX Bowmore Edition

A Aston Martin explica que mais de 1.500 exemplares do DBX foram entregues no primeiro semestre de 2021, representando mais da metade das vendas gerais da marca. Vale lembrar que o SUV de luxo entrou em produção em julho do ano passado e já está provando ser o campeão de vendas absoluto da Aston.

"A demanda que vemos para nossos produtos, o novo pipeline de produtos e a qualidade da equipe que temos para executar me dão grande confiança em nosso sucesso contínuo", comentou Lawrence Stroll, presidente da Aston Martin, em um comunicado oficial citado pelo site Automotive News. “Com base no sucesso do DBX, nosso primeiro SUV, entregamos mais dois veículos novos e, com os lançamentos de produtos mais empolgantes, estamos bem posicionados para o crescimento.”

Os dois novos produtos aos quais Stroll se refere são o recém-lançado Valhalla e o supercarro Valkyrie. Este último pode acabar sendo um problema financeiro para a marca, embora seu preço inicial de mais de 600.000 libras (cerca de R$ 4.248.420) deve ajudar a quitar a dívida rapidamente.

Não é nenhuma surpresa que o Aston Martin DBX esteja ajudando a fabricante a se reerguer. O mesmo aconteceu com a Porsche, que estava perto de falir antes de lançar o polêmico Cayenne, ao ponto de salvar a empresa. Outra marca de luxo que viu o seu faturamento crescer muito com um SUV foi a Lamborghini após iniciar as vendas do Urus, a ponto de reverter o prejuízo de 2020.

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