Existem lançamentos que surpreendem quando o carro é revelado no último minuto, mas também têm aqueles que cansam de ser flagrados, como é caso do novo Ford Fusion (chamado de Mondeo na China), agora revelado totalmente de forma oficial. A nova geração do clássico sedã da marca do oval azul debutou no país oriental, onde apareceu com uma carroceria três-volumes mas com a mesma base do crossover Evos.
Apesar da Ford ter afirmado há alguns anos que abandonaria o segmento de sedãs, a nova geração do Fusion revelada para o mercado chinês mostra que a fabricante talvez tenha voltado atrás – ao menos no país oriental. Com carroceria de sedã, o novo Fusion bebe na fonte do crossover Evos, modelo que mistura elementos de perua e SUV e que traz interior futurista (veja mais detalhes neste link).
Visualmente, o novo Ford Fusion chinês ostenta um visual bem diferente da geração anterior, que era vendida no Brasil, Estados Unidos e Europa. Seu estilo é fruto do novo estúdio de design da Ford, o China Design Center que fica localizado em Xangai. Basicamente, suas linhas são de um sedã (quase) tradicional, pois a linha do teto é mais inclinada para lembrar um sedã-cupê, embora de perfil o novo Fusion tenha uma altura razoável do solo.
O destaque é a faixa de LED que atravessa toda a dianteira, com os cantos trazendo três seções de LEDs e logo abaixo outro farol que aparenta ser o principal. Há ainda a enorme grade frontal com efeito 3D, enquanto a parte inferior tem uma entrada de ar. Chama a atenção também as caixas de rodas bem demarcadas e que dão um ar robusto para o sedã, além das maçanetas escondidas nas portas. Atrás, o bacana mesmo é o par de lanternas que remete ao usado no elétrico Mustang Mach E, com três linhas verticais iluminadas. Lá embaixo está presente um friso cromado e duas saídas de escape falsas.
Infelizmente a Ford não revelou os detalhes de como ficou a cabine do novo Fusion, o que é curioso pela importância deste lançamento para o mercado chinês. Mas a julgar que o sedã compartilha muito de sua plataforma e design com o Evos, é de se imaginar que tenha um design futurista por dentro, com destaque para o volante com raio em arco, acabamento com frisos coloridos e uma enorme tela atravessando (literalmente) todo o painel.
A montadora também não forneceu detalhes acerca da motorização do novo Fusion, embora o emblema '245' na parte traseira sugira que há um motor 2.0 turbo a gasolina EcoBoost sob o capô. Caso isso se confirme, este conjunto quatro cilindros em linha rende bons 248 cv, que provavelmente deve enviar sua força para as rodas dianteiras por meio de um câmbio automático de 8 marchas.
Feito com base na plataforma C2 da Ford, essa compartilhada com o novo Lincoln Zephyr para a China, o novo Fusion (Mondeo) será produzido pela Changan Ford (joint venture da marca no país) e começará a ser vendido no país ainda este ano. A dúvida que fica é se o novo Fusion será comercializado exclusivamente no mercado chinês, o que devemos saber daqui a alguns meses. Aposentado no Brasil em maio de 2020, o Ford Fusion continua à venda na Europa em sua quarta geração (também vendida como Mondeo), mas deve ter sua produção encerrada em março deste ano.
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