Apesar de ter prometido abandonar o mercado de automóveis de passeio para focar apenas em SUVs e picapes, a Ford não deixará completamente o mercado de sedãs em algumas regiões. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam sem qualquer disfarce o inédito três-volumes desenvolvido para suceder o Fusion/Mondeo em mercados selecionados. O modelo adota design inspirado no crossover Evos e será lançado ainda neste ano na Europa e na China.

Por fora, a dianteira revela linhas agressivas com conjunto óptico dividido e ampla grade com elementos do tipo colmeia. De perfil, destaque para as maçanetas retráteis e os retrovisores apoiados nas portas. Por sua vez, a traseira terá formato tradicional na comparação com o Evos chinês, mas ainda assim bastante elegante no desenho das lanternas. As peças serão interligadas e prometem efeito visual bastante chamativo, especialmente à noite.

Galeria: Novo Ford Fusion/Mondeo 2023 - Flagra

O interior não aparece nas fotos, mas deve seguir o padrão dos lançamentos mais recentes da marca. Nesse sentido, tudo aponta para um painel com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas pareado com a tela do sistema de entretenimento, formando uma peça única na horizontal. No Evos chinês, o esquema mede 1,1 metro de largura e tem resolução 4K.

A motorização ainda é desconhecida. Rumores indicam que serão ofertadas versões híbridas (provavelmente com conjunto emprestado de outros modelos da marca) e configurações equipadas com motor 2.0 turbo tradicional de 240 cv. O comprimento ficará na casa dos 4,935 metros (cerca de 66 mm mais longo que o atual Mondeo vendido na Europa), enquanto a distância entre-eixos será de aproximadamente 2,945 metros.

Novo Ford Fusion/Mondeo 2023 - Flagra

O lançamento acontecerá na segunda metade do ano, mas não contemplará os Estados Unidos - apesar de o flagra ironicamente ter sido captado por lá. A ideia será atender principalmente China e Europa. No mercado europeu, em especial, o modelo representará esperança para um segmento cada vez mais atingido pelo avanço dos SUVs. Nesta semana, por exemplo, o Volkswagen Passat - representante histórico da categoria - saiu de linha. O mesmo acontecerá com Renault Talisman e Opel Insignia, que serão substituídos por SUVs.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com