Pelo 4º ano consecutivo, o segmento de sedãs premium manteve viés de baixa. Segundo os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, em 2021 foram comercializadas 9.492 unidades, 23,4% a menos do que em 2020 (12.398). Comparando com 2019 (14.343), a retração chegou a quase 34%.
Entre os modelos médios, a concorrência pela liderança não existiu. Com 6.009 unidades, 16% a mais do que no ranking anterior, o BMW Série 3 chegou ao 3º ano seguido no topo e desta vez com mais de 70% de participação de mercado, contra menos de 44% em 2020. Para se ter uma ideia do domínio, o adversário mais próximo sequer emplacou 600 unidades no período.
A disputa pelo 2º lugar foi acirrada. Embora praticamente sem estoques da geração anterior – a nova começará a dar as caras nas ruas ao longo de 2022 -, o Mercedes Classe C (561) se manteve como vice-líder, mas desta vez apenas 31 unidades à frente de um Audi A4 (530), 7º colocado há um ano, que triplicou suas vendas.
A marca das argolas também assegurou outros dois modelos no top 5: o A5 (367) em 4º e o A3 Sedan (349), cuja nova geração começou a ser entregue nos últimos meses de 2021. Com apenas 1/5 do total vendido no ano passado, o Mercedes Classe A Sedan (209) caiu para 6º. Separados por apenas 35 unidades, Mercedes CLA (141), Volvo S60 (135) e BMW Série 2 Gran Coupé (106) foram os últimos colocados.
Sedãs Médios Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
6009 |
71,48% |
5170 |
43,99% |
16,23% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
561 |
6,67% |
2164 |
18,41% |
-74,08% |
2º |
3º |
AUDI A4 |
530 |
6,30% |
176 |
1,50% |
201,14% |
7º |
4º |
AUDI A5 |
367 |
4,37% |
235 |
2,00% |
56,17% |
6º |
5º |
AUDI A3 SEDAN |
349 |
4,15% |
1866 |
15,88% |
-81,30% |
3º |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
209 |
2,49% |
1120 |
9,53% |
-81,34% |
4º |
7º |
MERCEDES-BENZ CLA |
141 |
1,68% |
160 |
1,36% |
-11,88% |
8º |
8º |
VOLVO S60 |
135 |
1,61% |
792 |
6,74% |
-82,95% |
5º |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
106 |
1,26% |
70 |
0,60% |
51,43% |
9º |
8407 |
100,00% |
11753 |
100,00% |
-28,47% |
Na faixa mais sofisticada, a Porsche manteve a liderança conquistada em 2020, mas desta vez com um modelo diferente: em seu 1º ano completo, o Taycan (379) respondeu por mais de 1/3 das vendas da categoria. Outra surpresa veio da BMW: com 157 emplacamentos, mais do que o dobro de 2020, o top de linha Série 7 subiu da 5ª para a 2ª posição – em 2019, o modelo havia sido apenas o 8º colocado.
Nº 1 no ranking anterior, o Porsche Panamera (118) completou o pódio em baixa, com apenas 14 unidades de vantagem sobre o BMW Série 5 (104), campeão de vendas entre 2017 e 2019. Completando o top 5, o Audi A6 (87) ficou à frente de um Mercedes Classe E (79) que por muito pouco não perde espaço também para o Volvo S90 (76).
Único representante oriental numa lista quase exclusiva de europeus, o Lexus ES (49) foi o 8º. Estreante em 2021, o Audi E-tron GT (17) vendeu mais do que o irmão A7 (15). Atrás do Maserati Ghibli (2), Maserati Quattroporte e Mercedes Classe S dividiram a lanterna com apenas um emplacamento cada.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
PORSCHE TAYCAN |
379 |
34,93% |
4 |
0,62% |
9375,00% |
13º |
2º |
BMW SÉRIE 7 |
157 |
14,47% |
78 |
12,09% |
101,28% |
5º |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
118 |
10,88% |
127 |
19,69% |
-7,09% |
1º |
4º |
BMW SÉRIE 5 |
104 |
9,59% |
109 |
16,90% |
-4,59% |
2º |
5º |
AUDI A6 |
87 |
8,02% |
65 |
10,08% |
33,85% |
6º |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
79 |
7,28% |
95 |
14,73% |
-16,84% |
4º |
7º |
VOLVO S90 |
76 |
7,00% |
96 |
14,88% |
-20,83% |
3º |
8º |
LEXUS ES |
49 |
4,52% |
42 |
6,51% |
16,67% |
7º |
9º |
AUDI E TRON GT |
17 |
1,57% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
AUDI A7 |
15 |
1,38% |
21 |
3,26% |
-28,57% |
9º |
11º |
MASERATI GHIBLI |
2 |
0,18% |
1 |
0,16% |
100,00% |
14º |
12º |
MASERATI QUATTROPORTE |
1 |
0,09% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
1 |
0,09% |
7 |
1,09% |
-85,71% |
11º |
1085 |
100,00% |
645 |
100,00% |
68,22% |
No apagar das luzes de 2021, as vendas das duas categorias caíram novamente. Somados, os 18 modelos responderam por apenas 621 emplacamentos, uma queda superior a 41%. Até mesmo o BMW Série 3 (396), líder absoluto entre os médios pelo 27º mês consecutivo, teve seu pior resultado desde janeiro.
Com retração menor, o Audi A3 Sedan (94) repetiu a 2ª posição de novembro. A4 (25) e A5 (9) foram os outros modelos da Audi no ranking. O Mercedes CLA (7), pódio no mês anterior, caiu para 5º. Dezembro marcou o único emplacamento do Jaguar XE no ano. Ainda sem contar com o reforço da nova geração, o Mercedes Classe C zerou.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
396 |
437 |
628 |
73,20% |
67,96% |
-9,38% |
-36,94% |
2º |
AUDI A3 SEDAN |
94 |
121 |
118 |
17,38% |
18,82% |
-22,31% |
-20,34% |
3º |
AUDI A4 |
25 |
20 |
51 |
4,62% |
3,11% |
25,00% |
-50,98% |
4º |
AUDI A5 |
9 |
11 |
2 |
1,66% |
1,71% |
-18,18% |
350,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
7 |
28 |
3 |
1,29% |
4,35% |
-75,00% |
133,33% |
6º |
VOLVO S60 |
4 |
13 |
150 |
0,74% |
2,02% |
-69,23% |
-97,33% |
7º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
3 |
6 |
18 |
0,55% |
0,93% |
-50,00% |
-83,33% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
2 |
7 |
43 |
0,37% |
1,09% |
-71,43% |
-95,35% |
9º |
JAGUAR XE |
1 |
0 |
1 |
0,18% |
0,00% |
- |
0,00% |
541 |
643 |
1014 |
100,00% |
100,00% |
-15,86% |
-46,65% |
Com o seu melhor desempenho no ano, o BMW Série 5 (21) assumiu a posição de honra entre os mais sofisticados pela 1ª vez em exatos doze meses. Nº 1 em 2021, o Porsche Taycan (16) teve seu momento mais fraco desde abril (14). O BMW Série 7, com 11 unidades – uma a mais do que o Volvo S90 (10) -, completou o pódio. Em queda de mais de 90%, o Mercedes Classe E (2) foi novamente o último colocado.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
21 |
13 |
18 |
26,25% |
18,57% |
61,54% |
16,67% |
2º |
PORSCHE TAYCAN |
16 |
21 |
1 |
20,00% |
30,00% |
-23,81% |
1500,00% |
3º |
BMW SÉRIE 7 |
11 |
7 |
15 |
13,75% |
10,00% |
57,14% |
-26,67% |
4º |
VOLVO S90 |
10 |
10 |
15 |
12,50% |
14,29% |
0,00% |
-33,33% |
5º |
PORSCHE PANAMERA |
9 |
3 |
5 |
11,25% |
4,29% |
200,00% |
80,00% |
6º |
AUDI A6 |
4 |
3 |
9 |
5,00% |
4,29% |
33,33% |
-55,56% |
7º |
AUDI E TRON GT |
4 |
4 |
0 |
5,00% |
5,71% |
0,00% |
- |
8º |
LEXUS ES |
4 |
7 |
1 |
5,00% |
10,00% |
-42,86% |
300,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
1 |
2 |
11 |
1,25% |
2,86% |
-50,00% |
-90,91% |
80 |
70 |
75 |
100,00% |
100,00% |
14,29% |
6,67% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Audi A4 será rebatizado para A5 na próxima geração; saiba o porquê
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio