O grande momento comercial dos SUVs e crossovers no mercado brasileiro seguiu bem representado pelos modelos médios e grandes em 2021. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, as duas categorias, somadas, responderam por 170.782 emplacamentos, um avanço de quase 64% frente a 2020 (104.199).
Na faixa intermediária, o Compass não deu chances a nenhum adversário. Em seu 5º ano completo no mercado, o modelo produzido em Goiana (PE) alcançou 70.907 emplacamentos, seu novo recorde no período, suficientes para assegurar mais de 54% de participação. A situação só não foi ainda mais sossegada porque o Jeep ganhou dois importantes adversários no ano passado.
Somados, Corolla Cross e Taos emplacaram quase 42 mil unidades, embora o representante da Toyota tenha respondido por 34.249 unidades deste total e o VW, 7.732 unidades. Em seu 3º ano no mercado, o Caoa Chety Tiggo 7 (4.016) repetiu o 4º lugar de 2020, com potencial de melhorar o desempenho com a chegada da versão Pro no final de 2021.
A disputa pelo 5º lugar, no entanto, foi acirrada e vencida novamente pelo Hyundai ix35 (2.597). Muito próximos, Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory ficaram separados por menos de 100 unidades (2.323 x 2.231). Estreante em 2021, o Ford Bronco Sport (1.053) não mostrou o fôlego esperado e ficou atrás do Hyundai Tucson (1.550) e do Kia Sportage (1.192), modelos que há algum tempo já não se destacam comercialmente.
SUVs / Crossovers II | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | JEEP COMPASS | 70907 | 54,18% | 52966 | 68,45% | 33,87% | 1º |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 34249 | 26,17% | 0 | 0,00% | - | - |
3º | VW TAOS | 7732 | 5,91% | 0 | 0,00% | - | - |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 4016 | 3,07% | 2595 | 3,35% | 54,76% | 4º |
5º | HYUNDAI IX35 | 2597 | 1,98% | 2583 | 3,34% | 0,54% | 5º |
6º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 2323 | 1,77% | 2543 | 3,29% | -8,65% | 6º |
7º | FORD TERRITORY | 2231 | 1,70% | 1558 | 2,01% | 43,20% | 9º |
8º | HYUNDAI TUCSON | 1550 | 1,18% | 2260 | 2,92% | -31,42% | 7º |
9º | KIA SPORTAGE | 1192 | 0,91% | 1625 | 2,10% | -26,65% | 8º |
10º | FORD BRONCO SPORT | 1053 | 0,80% | 0 | 0,00% | - | - |
11º | TOYOTA RAV4 | 819 | 0,63% | 3221 | 4,16% | -74,57% | 3º |
12º | PEUGEOT 3008 | 670 | 0,51% | 1129 | 1,46% | -40,66% | 11º |
13º | HONDA CR-V | 420 | 0,32% | 390 | 0,50% | 7,69% | 12º |
14º | CHEVROLET EQUINOX | 318 | 0,24% | 4812 | 6,22% | -93,39% | 2º |
15º | MITSUBISHI ASX | 206 | 0,16% | 1160 | 1,50% | -82,24% | 10º |
16º | SUBARU XV | 205 | 0,16% | 149 | 0,19% | 37,58% | 13º |
17º | SUBARU FORESTER | 174 | 0,13% | 147 | 0,19% | 18,37% | 14º |
18º | JAC T60 | 172 | 0,13% | 142 | 0,18% | 21,13% | 15º |
19º | JAC E-JS4 | 36 | 0,03% | 0 | 0,00% | - | - |
20º | SUBARU OUTBACK | 7 | 0,01% | 13 | 0,02% | -46,15% | 17º |
21º | CAOA EXEED LX | 3 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
22º | CAOA EXEED VX | 3 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
23º | DODGE JOURNEY | 1 | 0,00% | 84 | 0,11% | -98,81% | 16º |
24º | SSANGYONG KORANDO | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 19º |
130885 | 100,00% | 77378 | 100,00% | 69,15% |
Entre os modelos maiores, nova liderança para um Toyota SW4 (13.641) que cresceu quase 50% nos últimos doze meses. Em seu 1º ano cheio, o Caoa Chery Tiggo 8 saltou da 6ª para a 2ª posição com uma média de quase 900 emplacamentos mensais (10.462). Lançado no fim do 2º semestre, o Jeep Commander (3.715) completou o pódio e já se mostra a grande ameaça à manutenção do reinado do SW4.
No compasso de espera para a chegada da versão reestilizada, o VW Tiguan (3.415) perdeu quase 60% de seus compradores. O Chevrolet Trailblazer (3.320), terceiro há um ano, parece ter perdido o fôlego para acompanhar os principais adversários. O Mitsubishi Pajero (2.080), agora sem contar com a versão Full, foi superado pelo Outlander (2.868) e caiu para 7º.
SUVs / Crossovers III | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 | POS. 2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 13641 | 34,19% | 9128 | 34,03% | 49,44% | 1º |
2º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 10462 | 26,22% | 1621 | 6,04% | 545,40% | 6º |
3º | JEEP COMMANDER | 3715 | 9,31% | 0 | 0,00% | - | - |
4º | VW TIGUAN | 3415 | 8,56% | 8298 | 30,94% | -58,85% | 2º |
5º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 3320 | 8,32% | 2822 | 10,52% | 17,65% | 3º |
6º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 2868 | 7,19% | 1998 | 7,45% | 43,54% | 5º |
7º | MITSUBISHI PAJERO | 2080 | 5,21% | 2103 | 7,84% | -1,09% | 4º |
8º | JEEP WRANGLER | 214 | 0,54% | 206 | 0,77% | 3,88% | 7º |
9º | KIA SORENTO | 72 | 0,18% | 123 | 0,46% | -41,46% | 9º |
10º | FORD EDGE | 41 | 0,10% | 90 | 0,34% | -54,44% | 12º |
11º | JAC T80 | 30 | 0,08% | 23 | 0,09% | 30,43% | 14º |
12º | JEEP GRAND CHEROKEE | 15 | 0,04% | 121 | 0,45% | -87,60% | 10º |
13º | CHEVROLET SUBURBAN | 9 | 0,02% | 7 | 0,03% | 28,57% | 15º |
14º | HYUNDAI SANTA FE | 7 | 0,02% | 114 | 0,43% | -93,86% | 11º |
15º | NISSAN PATHFINDER | 4 | 0,01% | 1 | 0,00% | 300,00% | 19º |
16º | LIFAN X80 | 2 | 0,01% | 24 | 0,09% | -91,67% | 13º |
17º | FORD EXPLORER | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 18º |
18º | PEUGEOT 5008 | 1 | 0,00% | 141 | 0,53% | -99,29% | 8º |
39897 | 100,00% | 26821 | 100,00% | 48,75% |
EM DEZEMBRO
Contra uma retração de quase 17% do mercado como um todo, os 19.418 SUVs e crossovers médios e grandes emplacados em dezembro representaram um avanço superior a 56% frente a 2020 e de quase 30% na comparação com novembro.
Entre os modelos médios, o líder Jeep Compass (6.668) voltou a emplacar mais de 6 mil unidades pela 7ª vez nos últimos oito meses – a exceção foi novembro (5.287) e se aproximou dos 50% de market share. Na disputa pela vice-liderança, o Toyota Corolla Cross (4.581) emplacou mais do que o triplo do VW Taos (1.462).
O Caoa Chery Tiggo 7 (213), que já havia perdido fôlego no mês anterior, desta vez ficou sob ameaça concreta do Mitsubishi Eclipse Cross (197) na disputa pela 4ª posição. O Ford Bronco Sport, com 130 unidades, repetiu a 6ª posição. Já a Ford Territory, preferido por 200 consumidores em novembro, desta vez foi apenas o 10º, com 71 unidades.
SUVs / Crossovers II | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/21 | NOV/21 | DEZ/20 | % DEZ 21 | % NOV 21 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 6668 | 5287 | 6969 | 48,50% | 47,61% | 26,12% | -4,32% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 4581 | 3454 | 0 | 33,32% | 31,10% | 32,63% | - |
3º | VW TAOS | 1462 | 936 | 0 | 10,63% | 8,43% | 56,20% | - |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 213 | 423 | 384 | 1,55% | 3,81% | -49,65% | -44,53% |
5º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 197 | 252 | 226 | 1,43% | 2,27% | -21,83% | -12,83% |
6º | FORD BRONCO SPORT | 130 | 146 | 0 | 0,95% | 1,31% | -10,96% | - |
7º | HYUNDAI IX35 | 121 | 109 | 271 | 0,88% | 0,98% | 11,01% | -55,35% |
8º | HYUNDAI TUCSON | 84 | 36 | 309 | 0,61% | 0,32% | 133,33% | -72,82% |
9º | KIA SPORTAGE | 78 | 69 | 120 | 0,57% | 0,62% | 13,04% | -35,00% |
10º | FORD TERRITORY | 71 | 200 | 289 | 0,52% | 1,80% | -64,50% | -75,43% |
11º | HONDA CR-V | 52 | 54 | 3 | 0,38% | 0,49% | -3,70% | 1633,33% |
12º | TOYOTA RAV4 | 41 | 33 | 186 | 0,30% | 0,30% | 24,24% | -77,96% |
13º | PEUGEOT 3008 | 24 | 39 | 122 | 0,17% | 0,35% | -38,46% | -80,33% |
14º | JAC T60 | 15 | 10 | 24 | 0,11% | 0,09% | 50,00% | -37,50% |
15º | CHEVROLET EQUINOX | 4 | 28 | 90 | 0,03% | 0,25% | -85,71% | -95,56% |
16º | MITSUBISHI ASX | 4 | 15 | 50 | 0,03% | 0,14% | -73,33% | -92,00% |
17º | JAC E-JS4 | 3 | 12 | 0 | 0,02% | 0,11% | -75,00% | - |
18º | SUBARU FORESTER | 1 | 2 | 0 | 0,01% | 0,02% | -50,00% | - |
13749 | 11105 | 9043 | 100,00% | 100,00% | 23,81% | 52,04% |
Já entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.568), embora em seu melhor momento em exatos cinco anos (1.666), perdeu a posição de honra para o Jeep Commander, pela 1ª vez acima das 2 mil unidades (2.185). Atrás apenas das 1.383 unidades de agosto, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.272) completou o pódio. Juntos, os três modelos representaram quase 90% do total da categoria.
SUVs / Crossovers III | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/21 | NOV/21 | DEZ/20 | % DEZ 21 | % NOV 21 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMMANDER | 2185 | 1085 | 0 | 38,54% | 27,91% | 101,38% | - |
2º | TOYOTA SW4 | 1568 | 1215 | 1283 | 27,66% | 31,25% | 29,05% | 22,21% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 1272 | 972 | 650 | 22,44% | 25,00% | 30,86% | 95,69% |
4º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 289 | 176 | 404 | 5,10% | 4,53% | 64,20% | -28,47% |
5º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 198 | 234 | 268 | 3,49% | 6,02% | -15,38% | -26,12% |
6º | MITSUBISHI PAJERO | 96 | 80 | 276 | 1,69% | 2,06% | 20,00% | -65,22% |
7º | VW TIGUAN | 37 | 85 | 475 | 0,65% | 2,19% | -56,47% | -92,21% |
8º | JEEP WRANGLER | 16 | 34 | 3 | 0,28% | 0,87% | -52,94% | 433,33% |
9º | JEEP GRAND CHEROKEE | 6 | 4 | 2 | 0,11% | 0,10% | 50,00% | 200,00% |
10º | FORD EDGE | 1 | 2 | 13 | 0,02% | 0,05% | -50,00% | -92,31% |
11º | KIA SORENTO | 1 | 1 | 7 | 0,02% | 0,03% | 0,00% | -85,71% |
5669 | 3888 | 3381 | 100,00% | 100,00% | 45,81% | 67,67% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa