O grande momento comercial dos SUVs e crossovers no mercado brasileiro seguiu bem representado pelos modelos médios e grandes em 2021. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, as duas categorias, somadas, responderam por 170.782 emplacamentos, um avanço de quase 64% frente a 2020 (104.199).

Na faixa intermediária, o Compass não deu chances a nenhum adversário. Em seu 5º ano completo no mercado, o modelo produzido em Goiana (PE) alcançou 70.907 emplacamentos, seu novo recorde no período, suficientes para assegurar mais de 54% de participação. A situação só não foi ainda mais sossegada porque o Jeep ganhou dois importantes adversários no ano passado.

Somados, Corolla CrossTaos emplacaram quase 42 mil unidades, embora o representante da Toyota tenha respondido por 34.249 unidades deste total e o VW, 7.732 unidades. Em seu 3º ano no mercado, o Caoa Chety Tiggo 7 (4.016) repetiu o 4º lugar de 2020, com potencial de melhorar o desempenho com a chegada da versão Pro no final de 2021.

A disputa pelo 5º lugar, no entanto, foi acirrada e vencida novamente pelo Hyundai ix35 (2.597). Muito próximos, Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory ficaram separados por menos de 100 unidades (2.323 x 2.231). Estreante em 2021, o Ford Bronco Sport (1.053) não mostrou o fôlego esperado e ficou atrás do Hyundai Tucson (1.550) e do Kia Sportage (1.192), modelos que há algum tempo já não se destacam comercialmente.

SUVs / Crossovers II 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

JEEP COMPASS 

70907 

54,18% 

52966 

68,45% 

33,87% 

1º 

2º 

TOYOTA COROLLA CROSS 

34249 

26,17% 

0,00% 

3º 

VW TAOS 

7732 

5,91% 

0,00% 

4º 

CAOA CHERY TIGGO 7 

4016 

3,07% 

2595 

3,35% 

54,76% 

4º 

5º 

HYUNDAI IX35 

2597 

1,98% 

2583 

3,34% 

0,54% 

5º 

6º 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

2323 

1,77% 

2543 

3,29% 

-8,65% 

6º 

7º 

FORD TERRITORY 

2231 

1,70% 

1558 

2,01% 

43,20% 

9º 

8º 

HYUNDAI TUCSON 

1550 

1,18% 

2260 

2,92% 

-31,42% 

7º 

9º 

KIA SPORTAGE 

1192 

0,91% 

1625 

2,10% 

-26,65% 

8º 

10º 

FORD BRONCO SPORT 

1053 

0,80% 

0,00% 

11º 

TOYOTA RAV4 

819 

0,63% 

3221 

4,16% 

-74,57% 

3º 

12º 

PEUGEOT 3008 

670 

0,51% 

1129 

1,46% 

-40,66% 

11º 

13º 

HONDA CR-V 

420 

0,32% 

390 

0,50% 

7,69% 

12º 

14º 

CHEVROLET EQUINOX 

318 

0,24% 

4812 

6,22% 

-93,39% 

2º 

15º 

MITSUBISHI ASX 

206 

0,16% 

1160 

1,50% 

-82,24% 

10º 

16º 

SUBARU XV 

205 

0,16% 

149 

0,19% 

37,58% 

13º 

17º 

SUBARU FORESTER 

174 

0,13% 

147 

0,19% 

18,37% 

14º 

18º 

JAC T60 

172 

0,13% 

142 

0,18% 

21,13% 

15º 

19º 

JAC E-JS4 

36 

0,03% 

0,00% 

20º 

SUBARU OUTBACK 

0,01% 

13 

0,02% 

-46,15% 

17º 

21º 

CAOA EXEED LX 

0,00% 

0,00% 

22º 

CAOA EXEED VX 

0,00% 

0,00% 

23º 

DODGE JOURNEY 

0,00% 

84 

0,11% 

-98,81% 

16º 

24º 

SSANGYONG KORANDO 

0,00% 

0,00% 

0,00% 

19º 

   

130885 

100,00% 

77378 

100,00% 

69,15% 

 

Entre os modelos maiores, nova liderança para um Toyota SW4 (13.641) que cresceu quase 50% nos últimos doze meses. Em seu 1º ano cheio, o Caoa Chery Tiggo 8 saltou da 6ª para a 2ª posição com uma média de quase 900 emplacamentos mensais (10.462). Lançado no fim do 2º semestre, o Jeep Commander (3.715) completou o pódio e já se mostra a grande ameaça à manutenção do reinado do SW4.

No compasso de espera para a chegada da versão reestilizada, o VW Tiguan (3.415) perdeu quase 60% de seus compradores. O Chevrolet Trailblazer (3.320), terceiro há um ano, parece ter perdido o fôlego para acompanhar os principais adversários. O Mitsubishi Pajero (2.080), agora sem contar com a versão Full, foi superado pelo Outlander (2.868) e caiu para 7º.

SUVs / Crossovers III 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

TOYOTA SW4 

13641 

34,19% 

9128 

34,03% 

49,44% 

1º 

2º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

10462 

26,22% 

1621 

6,04% 

545,40% 

6º 

3º 

JEEP COMMANDER 

3715 

9,31% 

0,00% 

4º 

VW TIGUAN  

3415 

8,56% 

8298 

30,94% 

-58,85% 

2º 

5º 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

3320 

8,32% 

2822 

10,52% 

17,65% 

3º 

6º 

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT 

2868 

7,19% 

1998 

7,45% 

43,54% 

5º 

7º 

MITSUBISHI PAJERO 

2080 

5,21% 

2103 

7,84% 

-1,09% 

4º 

8º 

JEEP WRANGLER 

214 

0,54% 

206 

0,77% 

3,88% 

7º 

9º 

KIA SORENTO 

72 

0,18% 

123 

0,46% 

-41,46% 

9º 

10º 

FORD EDGE 

41 

0,10% 

90 

0,34% 

-54,44% 

12º 

11º 

JAC T80 

30 

0,08% 

23 

0,09% 

30,43% 

14º 

12º 

JEEP GRAND CHEROKEE 

15 

0,04% 

121 

0,45% 

-87,60% 

10º 

13º 

CHEVROLET SUBURBAN 

0,02% 

0,03% 

28,57% 

15º 

14º 

HYUNDAI SANTA FE 

0,02% 

114 

0,43% 

-93,86% 

11º 

15º 

NISSAN PATHFINDER 

0,01% 

0,00% 

300,00% 

19º 

16º 

LIFAN X80 

0,01% 

24 

0,09% 

-91,67% 

13º 

17º 

FORD EXPLORER 

0,00% 

0,00% 

0,00% 

18º 

18º 

PEUGEOT 5008 

0,00% 

141 

0,53% 

-99,29% 

8º 

   

39897 

100,00% 

26821 

100,00% 

48,75% 

 

EM DEZEMBRO

Contra uma retração de quase 17% do mercado como um todo, os 19.418 SUVs e crossovers médios e grandes emplacados em dezembro representaram um avanço superior a 56% frente a 2020 e de quase 30% na comparação com novembro.

Entre os modelos médios, o líder Jeep Compass (6.668) voltou a emplacar mais de 6 mil unidades pela 7ª vez nos últimos oito meses – a exceção foi novembro (5.287) e se aproximou dos 50% de market share. Na disputa pela vice-liderança, o Toyota Corolla Cross (4.581) emplacou mais do que o triplo do VW Taos (1.462).

Caoa Chery Tiggo 7 2021
Mitsubishi Eclipse Cross Sport

O Caoa Chery Tiggo 7 (213), que já havia perdido fôlego no mês anterior, desta vez ficou sob ameaça concreta do Mitsubishi Eclipse Cross (197) na disputa pela 4ª posição. O Ford Bronco Sport, com 130 unidades, repetiu a 6ª posição. Já a Ford Territory, preferido por 200 consumidores em novembro, desta vez foi apenas o 10º, com 71 unidades.

SUVs / Crossovers II 

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

JEEP COMPASS 

6668 

5287 

6969 

48,50% 

47,61% 

26,12% 

-4,32% 

2º 

TOYOTA COROLLA CROSS 

4581 

3454 

33,32% 

31,10% 

32,63% 

3º 

VW TAOS 

1462 

936 

10,63% 

8,43% 

56,20% 

4º 

CAOA CHERY TIGGO 7 

213 

423 

384 

1,55% 

3,81% 

-49,65% 

-44,53% 

5º 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

197 

252 

226 

1,43% 

2,27% 

-21,83% 

-12,83% 

6º 

FORD BRONCO SPORT 

130 

146 

0,95% 

1,31% 

-10,96% 

7º 

HYUNDAI IX35 

121 

109 

271 

0,88% 

0,98% 

11,01% 

-55,35% 

8º 

HYUNDAI TUCSON 

84 

36 

309 

0,61% 

0,32% 

133,33% 

-72,82% 

9º 

KIA SPORTAGE 

78 

69 

120 

0,57% 

0,62% 

13,04% 

-35,00% 

10º 

FORD TERRITORY 

71 

200 

289 

0,52% 

1,80% 

-64,50% 

-75,43% 

11º 

HONDA CR-V 

52 

54 

0,38% 

0,49% 

-3,70% 

1633,33% 

12º 

TOYOTA RAV4 

41 

33 

186 

0,30% 

0,30% 

24,24% 

-77,96% 

13º 

PEUGEOT 3008 

24 

39 

122 

0,17% 

0,35% 

-38,46% 

-80,33% 

14º 

JAC T60 

15 

10 

24 

0,11% 

0,09% 

50,00% 

-37,50% 

15º 

CHEVROLET EQUINOX 

28 

90 

0,03% 

0,25% 

-85,71% 

-95,56% 

16º 

MITSUBISHI ASX 

15 

50 

0,03% 

0,14% 

-73,33% 

-92,00% 

17º 

JAC E-JS4 

12 

0,02% 

0,11% 

-75,00% 

18º 

SUBARU FORESTER 

0,01% 

0,02% 

-50,00% 

   

13749 

11105 

9043 

100,00% 

100,00% 

23,81% 

52,04% 

Caoa Chery Tiggo 8 2021 (Brasil)
Jeep Commander Overland 4x4 2022

Já entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.568), embora em seu melhor momento em exatos cinco anos (1.666), perdeu a posição de honra para o Jeep Commander, pela 1ª vez acima das 2 mil unidades (2.185). Atrás apenas das 1.383 unidades de agosto, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.272) completou o pódio. Juntos, os três modelos representaram quase 90% do total da categoria.

SUVs / Crossovers III 

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

JEEP COMMANDER 

2185 

1085 

38,54% 

27,91% 

101,38% 

2º 

TOYOTA SW4 

1568 

1215 

1283 

27,66% 

31,25% 

29,05% 

22,21% 

3º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

1272 

972 

650 

22,44% 

25,00% 

30,86% 

95,69% 

4º 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

289 

176 

404 

5,10% 

4,53% 

64,20% 

-28,47% 

5º 

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT 

198 

234 

268 

3,49% 

6,02% 

-15,38% 

-26,12% 

6º 

MITSUBISHI PAJERO 

96 

80 

276 

1,69% 

2,06% 

20,00% 

-65,22% 

7º 

VW TIGUAN  

37 

85 

475 

0,65% 

2,19% 

-56,47% 

-92,21% 

8º 

JEEP WRANGLER 

16 

34 

0,28% 

0,87% 

-52,94% 

433,33% 

9º 

JEEP GRAND CHEROKEE 

0,11% 

0,10% 

50,00% 

200,00% 

10º 

FORD EDGE 

13 

0,02% 

0,05% 

-50,00% 

-92,31% 

11º 

KIA SORENTO 

0,02% 

0,03% 

0,00% 

-85,71% 

   

5669 

3888 

3381 

100,00% 

100,00% 

45,81% 

67,67% 

Fontes: Fenabrave / Abeifa

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