O novo Toyota Yaris está cada vez mais próximo de ser lançado no Brasil, tanto que a própria marca japonesa revelou um teaser do modelo reestilizado em seu perfil oficial do Instagram. E apesar de ser fabricado em terras tupiniquins, a versão hatch do Yaris foi revelada na Argentina primeiro, assim confirmando o estilo do modelo vendido em países do sudeste asiático.
Como podemos ver, a reestilização adotada segue o que já vimos algumas vezes aqui no Motor1.com, com o Yaris trazendo mudanças discretas somente na dianteira. Elas são tão sutis que os mais desatentos talvez não notem as novidades, sendo necessário colocar o modelo antigo lado a lado com o Yaris. Na dianteira, as luzes diurnas de LED agora estão integradas aos faróis, formando uma nova assinatura visual - antes as luzes DRL ficam separadas no para-choque. A grade frontal também foi redesenhada, assim como a tomada de ar central e a região dos faróis de neblina – parecidas ao do Corolla. Atrás, nada muda.
Em termos de equipamentos, na Argentina o Yaris ganhou o pacote Toyota Safety Sense que inclui itens de segurança como sistema de frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa. Esses novos recursos chegam no Yaris vendido na Argentina somente nas versões mais caras XLS Pack e S, uma clara medida para apagar o mal desempenho no teste de colisão do Latin NCAP, quando o modelo baixou de 4 estrelas para apenas 1 estrela em outubro do ano passado.
Por mais que o modelo vendido no Brasil e Argentina fossem diferentes do modelo vendido no México – que é importado da Tailândia, o mau resultando acabou repercutindo negativamente na época.
Ainda falando em itens de série, no mercado hermano as versões XLS, XLS Pack e S agora vêm com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como porcas de segurança que visam dificultar o furto das rodas. Na Argentina não foi divulgado mais detalhes, mas a expectativa é que as versões mais caras do modelo venham ainda com faróis full-LED e um sistema multimídia atualizado com tela de 8 polegadas.
Produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), o Yaris continuará sendo oferecido no mercado argentino com o mesmo motor 1.5 a gasolina aspirado de 107 cv e 14,28 kgfm de torque, com opção de transmissão manual de 6 marchas nas versões de entrada e automática CVT nas mais caras. No Brasil, segue também com o propulsor 1.5, mas em sua variante flex de até 110 cv e 14,9 kgfm, sempre combinado ao câmbio automático continuamente variável (CVT). Ainda em terras tupiquins, o 1.3 de 101 cv e 12,9 kgfm pode encerrar sua carreira, já que equipa somente o hatchback e apenas na versão de entrada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia