Apesar de 2021 ter sido desafiador para as fabricantes nacionais de motocicletas, o ano passado ainda trouxe bons números de venda e de produção, que ainda podem superar os vistos antes da pandemia. Além disso, diversos lançamentos ocorreram e mostraram a versatilidade do segmento de duas rodas nacional apesar das diversidades.
As estreias foram muito além de novas cores e grafismos. Desde scooters até big trails e esportivas, as estreias do ano passado criaram novos segmento e reviveram outros. Separamos aqui uma lista com os principais lançamentos de motocicletas de 2021, focando naqueles mais relevantes.
A apresentação oficial da Honda ADV se deu no final de 2020, mas as motos começaram a chegar de fato às lojas em janeiro. Mesclando a base da PCX, mas com alterações no conjunto de suspensão e visual inspirado na X-ADV, a novidade tinha uma previsão de 1.000 vendas mensais. Em alguns meses, foi até superada. Os emplacamentos se estabilizaram ao longo de 2021, mas a primeira scooter aventureira de baixa cilindrada do mercado fez sua marca no público.
Em junho, foi a vez de a Honda mostrar mais uma novidade: a linha 2022 da CG 160. Aos 45 anos de mercado, a veterana ainda é a moto mais vendida do Brasil por uma larga vantagem. As novidades ficaram por conta de novos acabamentos e cores, que deram um novo fôlego para atual geração da CG 160, a 9ª, em linha desde 2015. No entanto, o tempo em fabricação e a liderança nas vendas corroboram a relevância da moto.
Desde o retorno ao Brasil, em 2017, a Royal Enfield mantém uma pequena, porém estável, operação por aqui. Com as Himalayan, Interceptor 650 e Continental GT 650 encontrando seu público cativo, a marca alçou novos voos em julho. Foi quando a marca iniciou a venda da Meteor 350. Simples, mas com preços competitivos, a moto se tornou a mais vendida da marca. O sucesso foi tanto que a Royal Enfield Meteor 350 foi responsável por trazer o segmento de motos custom de volta à vida, fazendo sozinha com que a categoria crescesse mais de 78% em agosto.
O segmento das big trails sempre foi dominados por modelos como a BMW R 1250 GS e a Triumph Tiger 1200. A antiga geração da Honda Africa Twin ficava para trás nas vendas. Isso mudou em maio, quando a marca apresentou a nova geração da grande aventureira. Com motor maior, mais leve e com mais tecnologia embarcada, a moto está vendendo consistentemente mais que a geração anterior e se tornou uma competidora de peso no segmento.
Com a pandemia, os preços das motos 0km dispararam ao longo de 2021. Por conta disso, o lançamento da Shineray Worker 125 merece destaque. A moto foi apresentada no final de setembro do ano passado. Seu grande trufo? O preço inicial de R$ 7.990, fazendo dela uma das motos mais baratas do Brasil, atrás apenas da Honda Pop 110i, de R$ 7.850.
A Triumph está implementando uma estratégia global de apresentação de modelos menores e mais acessíveis. Aqui no Brasil, a primeira a chegar com tal filosofia foi a Trident 660. A naked intermediária mantém o característico motor de três cilindros da marca, mas com preços que partem de R$ 47.490. Assim, ela se tornou também a Triumph mais barata do Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660