Em mais um mês de retração nas vendas de veículos novos – é o 5º consecutivo -, o mercado europeu registrou 864.119 unidades em novembro. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, a retração de 17,5% frente a 2020 fez deste o pior novembro desde 1993. O acumulado (10.824.670) ainda é positivo, mas deve fechar 2021 em baixa de 0,8%.
Líder com quase 78 mil unidades, a Volkswagen (77.655) perdeu quase 3 pontos percentuais de participação nos últimos doze meses. A diferença da vice-líder Renault (53.959) para a Toyota (51.950), 5ª, foi de apenas 2 mil unidades. Hyundai (45.837), Kia (40.056) e Dacia (37.698) foram as únicas do top 20 a fecharem o mês “no azul”. Num modesto 15º lugar, a Ford (31.177) foi quem mais perdeu espaço (-44%).
POS. |
MARCA |
NOV.21 |
% MERCADO 2021 |
NOV.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
77.655 |
9,0% |
122.365 |
11,7% |
-36,5% |
2º |
RENAULT |
53.959 |
6,2% |
68.544 |
6,5% |
-21,3% |
3º |
PEUGEOT |
52.681 |
6,1% |
66.114 |
6,3% |
-20,3% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
52.541 |
6,1% |
69.919 |
6,7% |
-24,9% |
5º |
TOYOTA |
51.950 |
6,0% |
57.297 |
5,5% |
-9,3% |
6º |
BMW |
51.643 |
6,0% |
64.141 |
6,1% |
-19,5% |
7º |
HYUNDAI |
45.837 |
5,3% |
32.369 |
3,1% |
41,6% |
8º |
KIA |
40.056 |
4,6% |
33.504 |
3,2% |
19,6% |
9º |
SKODA |
39.573 |
4,6% |
54.342 |
5,2% |
-27,2% |
10º |
AUDI |
37.722 |
4,4% |
54.059 |
5,2% |
-30,2% |
11º |
DACIA |
37.698 |
4,4% |
35.659 |
3,4% |
5,7% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
34.670 |
4,0% |
46.080 |
4,4% |
-24,8% |
13º |
CITROËN |
33.589 |
3,9% |
36.145 |
3,5% |
-7,1% |
14º |
FIAT |
32.755 |
3,8% |
43.861 |
4,2% |
-25,3% |
15º |
FORD |
31.177 |
3,6% |
55.597 |
5,3% |
-43,9% |
16º |
SEAT |
22.789 |
2,6% |
30.484 |
2,9% |
-25,2% |
17º |
VOLVO |
21.935 |
2,5% |
26.113 |
2,5% |
-16,0% |
18º |
NISSAN |
18.748 |
2,2% |
23.341 |
2,2% |
-19,7% |
19º |
TESLA* |
16.186 |
1,9% |
- |
- |
- |
20º |
MINI |
15.474 |
1,8% |
15.147 |
1,4% |
2,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
864.119 |
... |
1.047.056 |
... |
-17,5% |
|
ACUMULADO |
10.824.670 |
... |
10.744.049 |
... |
0,8% |
Longe da liderança desde junho de 2020, o Renault Clio não teve vida fácil, já que a diferença em relação ao Peugeot 208 foi de apenas 166 unidades (16.583 x 16.417). Completando o domínio de modelos franceses, o Peugeot 2008, nº 1 em outubro, foi o preferido por 15.900 consumidores. Segundo mais vendido no acumulado, o Dacia Sandero (15.813) foi o quarto. A briga por este 2º lugar será interessante, já que 2008, Clio e 208 estão muito próximos.
Único representante da Volkswagen entre os dez primeiros, o T-Roc (15.360) completou o top 5. Com quase 100% de evolução em relação a 2020, o Hyundai Tucson (12.164) voltou a marcar presença no pelotão de cima. Líder geral em setembro, o Tesla Model 3 (10.838), 12º, foi mais uma vez o preferido entre os elétricos. Em 14º, o Mini (10.606) foi o premium nº 1.
Bem perto de fechar mais um ano como campeão de vendas no Velho Continente, o VW Golf (8.016) perdeu quase 70% de seus compradores e despencou para o 29º lugar. Vice-líder no ano até o mês anterior e agora sétimo, o Toyota Yaris (7.496), sofrendo a concorrência interna do Yaris Cross (8.774), terminou novembro apenas em 34º. Versão elétrica do Kwid por lá, o Dacia Spring (5.890) marcou seu 2º top 50 seguido.
POS. |
MODELO |
NOV.21 |
% MERCADO 2021 |
NOV.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
RENAULT CLIO |
16.583 |
1,9% |
19.312 |
1,8% |
-14,1% |
2º |
PEUGEOT 208 |
16.417 |
1,9% |
17.825 |
1,7% |
-7,9% |
3º |
PEUGEOT 2008 |
15.900 |
1,8% |
16.242 |
1,6% |
-2,1% |
4º |
DACIA SANDERO |
15.813 |
1,8% |
15.273 |
1,5% |
3,5% |
5º |
VW T-ROC |
15.360 |
1,8% |
14.779 |
1,4% |
3,9% |
6º |
FIAT 500 |
14.076 |
1,6% |
13.000 |
1,2% |
8,3% |
7º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
13.840 |
1,6% |
18.559 |
1,8% |
-25,4% |
8º |
CITROËN C3 |
12.399 |
1,4% |
12.127 |
1,2% |
2,2% |
9º |
DACIA DUSTER |
12.208 |
1,4% |
12.020 |
1,1% |
1,6% |
10º |
HYUNDAI TUCSON |
12.164 |
1,4% |
6.116 |
0,6% |
98,9% |
11º |
TOYOTA COROLLA |
11.386 |
1,3% |
10.815 |
1,0% |
5,3% |
12º |
TESLA MODEL 3 |
10.838 |
1,3% |
4.952 |
0,5% |
118,9% |
13º |
SKODA OCTAVIA |
10.808 |
1,3% |
14.928 |
1,4% |
-27,6% |
14º |
MINI |
10.606 |
1,2% |
9.463 |
0,9% |
12,1% |
15º |
FIAT PANDA |
10.071 |
1,2% |
13.987 |
1,3% |
-28,0% |
16º |
VW POLO |
9.865 |
1,1% |
14.036 |
1,3% |
-29,7% |
17º |
RENAULT CAPTUR |
9.768 |
1,1% |
15.834 |
1,5% |
-38,3% |
18º |
VOLVO XC40 |
9.391 |
1,1% |
11.478 |
1,1% |
-18,2% |
19º |
MERCEDES CLASSE A |
9.236 |
1,1% |
14.367 |
1,4% |
-35,7% |
20º |
NISSAN QASHQAI |
9.150 |
1,1% |
11.554 |
1,1% |
-20,8% |
21º |
PEUGEOT 3008 |
9.121 |
1,1% |
10.280 |
1,0% |
-11,3% |
22º |
FORD FOCUS |
9.040 |
1,0% |
15.161 |
1,4% |
-40,4% |
23º |
TOYOTA C-HR |
8.920 |
1,0% |
7.528 |
0,7% |
18,5% |
24º |
RENAULT ZOE |
8.844 |
1,0% |
9.952 |
1,0% |
-11,1% |
25º |
TOYOTA YARIS CROSS |
8.774 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
26º |
HYUNDAI KONA |
8.570 |
1,0% |
11.330 |
1,1% |
-24,4% |
27º |
VW T-CROSS |
8.426 |
1,0% |
11.140 |
1,1% |
-24,4% |
28º |
MERCEDES GLC |
8.019 |
0,9% |
9.036 |
0,9% |
-11,3% |
29º |
VW GOLF |
8.016 |
0,9% |
24.744 |
2,4% |
-67,6% |
30º |
OPEL MOKKA |
7.955 |
0,9% |
15 |
0,0% |
- |
31º |
BMW X3 |
7.756 |
0,9% |
5.156 |
0,5% |
50,4% |
32º |
BMW X1 |
7.740 |
0,9% |
9.947 |
0,9% |
-22,2% |
33º |
FORD KUGA |
7.732 |
0,9% |
7.297 |
0,7% |
6,0% |
34º |
TOYOTA YARIS |
7.496 |
0,9% |
19.116 |
1,8% |
-60,8% |
35º |
MERCEDES GLA |
7.308 |
0,8% |
6.924 |
0,7% |
5,5% |
36º |
KIA NIRO |
7.230 |
0,8% |
6.966 |
0,7% |
3,8% |
37º |
VW UP |
7.008 |
0,8% |
7.354 |
0,7% |
-4,7% |
38º |
KIA CEED |
6.991 |
0,8% |
5.853 |
0,6% |
19,4% |
39º |
VW TIGUAN |
6.287 |
0,7% |
13.385 |
1,3% |
-53,0% |
40º |
AUDI Q3 |
6.219 |
0,7% |
7.805 |
0,7% |
-20,3% |
41º |
SKODA ENYAQ |
6.090 |
0,7% |
3 |
0,0% |
- |
42º |
SEAT LEON |
6.025 |
0,7% |
9.283 |
0,9% |
-35,1% |
43º |
BMW SÉRIE 1 |
5.985 |
0,7% |
10.559 |
1,0% |
-43,3% |
44º |
TOYOTA AYGO |
5.900 |
0,7% |
7.202 |
0,7% |
-18,1% |
45º |
DACIA SPRING |
5.890 |
0,7% |
1 |
0,0% |
- |
46º |
TOYOTA RAV4 |
5.838 |
0,7% |
8.204 |
0,8% |
-28,8% |
47º |
CITROËN C4 |
5.708 |
0,7% |
632 |
0,1% |
803,2% |
48º |
AUDI Q5 |
5.679 |
0,7% |
5.605 |
0,5% |
1,3% |
49º |
RENAULT ARKANA |
5.544 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
50º |
VOLVO XC60 |
5.470 |
0,6% |
6.233 |
0,6% |
-12,2% |
Observação:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lançamentos Renault 2023: novo SUV, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Clio reestilizado adianta futuro SUV brasileiro da Renault
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Renault Clio Williams, o esportivo para lembrar de Frank Williams
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Este foi o último Renault Clio 2011 0km vendido na Argentina