Apresentada na Europa no início de 2019, a atual geração do Renault Clio caminha para receber novidades dentro da chamada reestilização de meia-vida. Como em mudanças do tipo, o modelo ganhará retoques no design tanto na dianteira quanto na traseira e atualizações no pacote tecnológico para acompanhar os lançamentos mais recentes da marca. As novidades serão apresentadas em 2023, já como parte da linha 2024.

Apesar do segredo ainda bem guardado, uma projeção exclusiva do Motor1.com adianta com fidelidade o que está por vir. Na dianteira, por exemplo, o facelift terá inspiração nos lançamentos mais recentes da Renault, como os SUVs Mégane E-Tech e Austral. O conjunto de faróis será redesenhado e ganhará LEDs mais modernos, enquanto o para-choque acompanhará as mudanças com entrada de ar revista na parte inferior.

Galeria: Novo Renault Clio 2024 - Projeção

A grade também será nova e passará a abrigar o novo logotipo da marca, mantendo filetes cromados nas laterais. Rodas e calotas redesenhadas também farão parte do pacote de novidades, além de lanternas com nova disposição interna de elementos na traseira. Na cabine, são esperadas atualizações no sistema de entretenimento e em detalhes do acabamento.

As mudanças serão relativamente sutis, mas suficientes para manter o Clio atualizado até o lançamento da próxima geração (programada para 2026). Os principais rivais continuarão sendo Volkswagen Polo e Peugeot 208, já que o Ford Fiesta caminha para sair de linha no mercado europeu.

E no Brasil?

Por aqui, o lançamento da nova geração do Clio não é esperado. Apesar disso, interessa a possibilidade de o vindouro facelift ser usado como antecipação dos caminhos que serão seguidos aqui pelo inédito SUV compacto da Renault, especialmente na dianteira. O modelo já foi confirmado pela marca e será revelado em 2023 como principal fruto de um novo ciclo de investimentos. Terá produção nacional a partir da plataforma CMF-B, motor 1.0 turbo e brigará diretamente com o Fiat Pulse.

Ainda sem nome conhecido, o crossover tomará como base a nova geração do Dacia Sandero europeu, mas com design próprio no conjunto frontal e na traseira (conforme adiantado nas projeções acima). No portfólio da marca, ficará posicionado acima do Kwid e logo abaixo do Duster.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Projeções: Kolesa.ru

Envie seu flagra! flagra@motor1.com