Um dos principais lançamentos da Ford em 2021, a nova Maverick continua recebendo elogios nos Estados Unidos onde tem preço de carro popular com seu valor inicial de US$ 19.995. E o que chamou a atenção desde sua estreia é a versão híbrida, cuja autonomia declarada pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) em outubro foi de 805 km de autonomia, mas parece que um proprietário conseguiu rodar ainda mais quilômetros com a picape: 965 km!
Ainda de acordo com o órgão regulador dos Estados Unidos, a Maverick híbrida tem boas médias de consumo como revelado em outubro, quando foi divulgado que a picape monobloco era capaz de fazer até 17,8 km/litro na cidade, enquanto que no circuito rodoviário foi registrado médias de 14 km/litro. Já quando pegamos o famoso ciclo combinado (ou misto), foi alcançado o número de 15,7 km/litro. Com tanque de 62,7 litros, a Maverick tem autonomia oficial de até 805 km, porém um integrante do Maverick Truck Club na terra do tio Sam fez uma média bem melhor no mundo real.
Segundo a publicação do usuário Mavforever do Maverick Truck Club, o dono da picape chegou a rodar nada menos que 595,2 milhas (957,8 km) com um tanque, e isso ainda restando 24 milhas restantes (38,6 km) para o tanque zerar totalmente. Ou seja, bastavam apenas mais 5 milhas para o proprietário da Maverick bater as 600 milhas com um tanque, o que são apenas mais 8 quilômetros.
Para comprovar a boa média de rodagem, há uma foto registrada do computador de bordo – que indica ainda a rodagem somente em modo elétrico: 269 milhas (432,9 km). Com essa autonomia de tirar o chapéu, a média de consumo registrada foi de ótimos 44,1 milhas por galão, o que em conversão direta dá 18,74 km/litro. Vale destacar que existem relatos de outros donos de Maverick afirmando que conseguiram fazer médias de autonomia semelhantes, o que é uma ótima notícia, o que significa que os bons números não foram exclusivos ou uma “façanha” de um motorista com pé excessivamente leve no pedal da direita.
Temos que dizer ainda que não foi comentado em quais condições essa autonomia e média de consumo foram registradas, como estilo de condução ou mesmo condições de estrada. Mas vale ainda destacar que é digno de nota que no mundo real a nova picape da marca do oval azul consegue fazer médias iguais ou tão melhores do que o divulgado pelo o órgão norte-americano.
Por fim, esse nível de eficiência foi alcançado com a versão híbrida da Ford Maverick, que vem com um conjunto formado pela união do motor 2.5 a gasolina (164 cv e 21,4 kgfm de torque) com o propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, entregam 193 cv de potência. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira.
A configuração é destinada as versões de base da picape nos Estados Unidos, sendo que há a opção do motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm com tração integral – essa justamente a opção escolhida pela Ford para ser vendida no Brasil. Nos EUA, o órgão EPA afirma que a versão EcoBoost da picape tem médias de 9,35 km/l na cidade, 12,32 km/l na estrada e 10,62 km/l no circuito misto.
Fonte: Maverick Truck Club
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