Como parte de sua estratégia para melhorar a qualidade inicial, reduzir custos de garantia e minimizar recalls, a Ford adotou uma abordagem de "construir e segurar" com vários de seus novos modelos, incluindo as picape Ford Super Duty 2023 e Ford F-150 2024, al~em dos SUVs Ford Escape 2023 e Lincoln Corsair 2023. Essa estratégia tem sido eficaz, permitindo à montadora evitar inúmeros recalls.
Em uma entrevista recente à Bloomberg, o CEO da Ford, Jim Farley, revelou que essa abordagem também será aplicada aos próximos modelos Ford Bronco Sport 2025 e Ford Maverick 2025, ainda não revelados. Farley explicou que a empresa vai reter esses novos modelos por até seis semanas após o início da produção para realizar verificações de qualidade minuciosas, garantindo que os veículos não precisem passar por recalls após a entrega aos consumidores nos EUA.
Ford F-150 2025 (Argentina)
Essa decisão vem na esteira do sucesso do programa com outros modelos, que teria ajudado a empresa a evitar cerca de doze recalls no lançamento do Ford F-150 2024. Até agora, em 2024, a Ford caiu para a terceira posição na lista de marcas com mais recalls nos EUA, uma melhora significativa em relação ao ano anterior. Farley destacou que a qualidade dos modelos 2024 da Ford melhorou 10%, e a taxa de defeitos caiu para 20%, alinhando-se com a concorrência. Embora isso possa causar algumas flutuações nos ganhos a curto prazo, a empresa acredita que o impacto financeiro positivo a longo prazo será significativo.
Vale lembrar que, no mercado estadunidense, a Ford Maverick tem obtendo um sucesso acima do esperado. Com um processo inflacionário e de perda de poder compra ocorrendo por lá, mais consumidores têm optado pela compra de picapes menores e mais eficientes, principalmente em centros urbanos.
Ford Bronco Sport 2023
A Ford Maverick começou o ano de 2024 nos Estados Unidos com vendas em alta e expectativa de franco crescimento. No mês de janeiro, a picape vendeu ao todo 12.443 unidades e cresceu significativos 98% na comparação com o mês período do ano anterior. O avanço foi puxando principalmente pela versão híbrida, que vendeu sozinha 6.092 unidades e acumulou alta de 118%.
“A Maverick começou o ano com um dos melhores registros de vendas desde o lançamento em 2021", disse Erich Merkle, analista de vendas da Ford. O resultado é explicado especialmente pela demanda cada vez mais crescente por picapes intermediárias no mercado norte-americano. A Maverick é líder isolada neste nicho e vendeu em 2023 cerca de 94.058 unidades, avançando 26,5% sobre 2022.
Fonte: Bloomberg via Ford Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Bronco Sport 2025 ganha tração integral e novas telas
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Ford Bronco Sport terá novo visual revelado no dia 26 de agosto
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Ford tem redução de até R$ 17 mil para Ranger, Maverick e Bronco Sport
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ford Bronco Sport: o que o SUV médio tem de diferente dos demais?