Dados divulgados recentemente pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, revelam grata surpresa para os interessados em fechar negócio na picape Maverick em versão híbrida. Em testes oficiais, a camionete se mostrou mais econômica do que o esperado e alcançou médias de consumo melhores que as divulgadas pela própria Ford. Na cidade, o modelo é capaz de fazer até 17,8 km/litroitro - contra 17 km/litroitro da previsão anterior.

Na estrada, a média é de 14 km/litro e em ciclo combinado de 15,7 km/litroitro. Na prática, os números garantem autonomia de aproximadamente 805 km com um tanque de gasolina. O conjunto é formado pela união do motor 2.5 a gasolina (164 cv e 21,4 kgfm de torque) com o propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, entregam 193 cv de potência. O câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira.

Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022

Como esperado, as médias são bem melhoras que na versão mais potente, equipada com motor 2.0 EcoBoost. Neste caso, os números na versão com tração dianteira são de 9,7 km/litro na cidade, 12,7 km/litro na estrada e 11 km/litro em ciclo misto. Com tração integral AWD, caem para 9,3 km/litro, 12,4 km/litro e 10,6 km/litro, respectivamente. Neste caso, o câmbio é automático de 8 marchas.

A Maverick é produzida na planta de Hermosillo, no México, e de lá exportada para as mais diversas regiões. O espaço nas linhas de montagem é dividido com o SUV Bronco Sport, derivado da mesma arquitetura C2. A picape mede ao todo 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 metros. A caçamba acomoda até 942 litros de volume, com capacidade de carga de 680 kg.

No Brasil, a estreia já está confirmada e deverá acontecer em 2022. A picape já aparece na página de futuros lançamentos no site da marca e cumprirá papel importante como rival da Fiat Toro por aqui.

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