Uma solução curiosa foi adotada por motoristas de São Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos, devido a um aumento no número de arrombamentos e roubos pelas janelas dos carros na cidade. Por lá, alguns condutores passaram a deixar o porta-malas de seus veículos abertos afim de evitar maiores prejuízos, sim, é isso mesmo que você leu.

As informações e imagens são do canal norte-americano ABC News, que revelou a tática dos motoristas que querem reduzir ou evitar grandes prejuízos em seus carros, como uma janela quebrada ou uma porta com a fechadura arrombada. No Brasil, a prática infelizmente é mais do que comum principalmente em grandes metrópoles, já que além dos itens furtados a vítima acaba ficando também com o prejuízo dos danos sofridos no carro.

Porta-malas com acabamento emborrachado - Bronco Sport

De acordo com o canal, a estratégia dos motoristas de deixar o porta-malas do veículo aberto tem como objetivo mostrar ao ladrão que ali dentro não existe nada de valor para ser furtado. Além do porta-malas escancarado, outra forma usada para “facilitar” o trabalho dos bandidos e evitar prejuízos no carro é deixar as portas destrancadas. Já pensou se essa moda pega no Brasil?

De acordo com dados fornecidos pelo Departamento de Polícia de São Francisco, houve um aumento de 32% de arrombamentos de carros no último ano na cidade. Outro crime que aumentou também na cidade ao norte da Califórnia segundo a polícia local foi o furto de carros, que teve um salto de 25% quando comparado com o mesmo período de 2020.

Ainda em relação a tática de deixar os carros totalmente vulneráveis com portas destrancadas ou porta-malas abertos, a polícia não apoia a prática. "Estou chocado. Há tanta coisa que pode dar errado nisso", disse Garret Tom, ex-chefe adjunto da polícia da cidade. E o ex-policial ainda faz um alerta sobre a estratégia que pode por prejudicar ainda mais os motoristas: “Os assaltantes podem roubar as baterias, os pneus, podem entrar no carro e descobrir onde você mora".

Como forma de prevenção e para evitar que a prática se popularize, prefeituras de cidades próximas a São Francisco, como a de Oakland, recomendam que os motoristas não repitam a prática, assim evitando também deixar objetos de valor no interior dos carros e que eles fiquem com as portas trancadas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com