Os SUVs e crossovers compactos acabaram tomando o lugar de sedãs, peruas e minvans na proposta familiar. Apesar de muitas vezes terem dimensões externas menores, o segmento da moda é um dos preferidos quando famílias buscam seu novo carro. E um aspecto importante para muitos é o tamanho do porta-malas.

Listamos a capacidade de 18 modelos novos vendidos no Brasil e que são considerados SUVs compactos pela Fenabrave - não listamos Ford EcoSport por já ter a produção interrompida e nem Suzuki Jimny, Jimny Sierra e Troller T4 por uma proposta mais "jipe fora-de-estrada", bem diferente dos demais modelos. 

1. Renault Duster - 475 litros

Renault Duster Iconic
Renault Duster Iconic

O Renault Duster sempre se destacou pelo espaço interno e capacidade de porta-malas. Não seria diferente na nova geração apresentada em 2020, que abre uma bela vantagem diante de diversos concorrentes. Deverá ganhar força de mercado quando receber o novo motor 1.3 turbo da marca. 

2. JAC T40 - 450 litros

Novo JAC T40 Plus
JAC T40 2018 - Lançamento

O JAC T40 está longe de ser um dos mais vendidos (ou lembrados) em nosso mercado, mas tem um porta-malas de respeito. São 450 litros de capacidade, porém vale a observação para o alto degrau entre a abertura e o piso. Mesmo assim, se seu foco é porta-malas, terá que considerá-lo. 

3. Suzuki S-Cross - 440 litros

Suzuki S-Cross 2019
Suzuki S-Cross 2017 estreia visual repaginado e motores turbo BoosterJet

Outro que não tem destaque no nosso mercado mas um bom porta-malas, o Suzuki S-Cross tem apenas 10 litros a menos que o JAC T40, porém uma entrada mais plana para facilitar a carga e descarga. 

4. Renault Captur - 437 litros

Renault Captur Bose
Comparativo Ford EcoSport x Renault Captur

Como o Duster, com quem divide a plataforma, o Renault Captur também tem um bom espaço interno e porta-malas. Perto de uma reestilização onde terá o motor 1.3 turbo, não deverá ter mudanças na sua capacidade de carga. 

5. Honda HR-V - 437 litros (393 litros na versão Touring)

Honda HR-V EXL 2021
Honda HR-V EXL 2021

Com 437 litros, o Honda HR-V empata com o Renault Captur. Usando o sistema Magic Seat, pode ser uma opção a quem procura modularidade interna. Mas fique esperto, já que a versão Touring, com o motor 1.5 turbo, tem 393 litros por mudanças no assoalho para acomodar o escape diferente que este motor pede nos modelos. 

6. Nissan Kicks - 432 litros

Nissan Kicks Exclusive 2022
Nissan Kicks Exclusive 2022

Recentemente atualizado, o Nissan Kicks aparece na turma com mais de 400 litros de capacidade. Apesar de aparentar ser menor nas dimensões externas, o SUV da Nissan vai bem na hora de carregar as malas. 

7. Hyundai Creta - 431 litros

Comparativo: Chevrolet Tracker Premier x Hyundai Creta Prestige
Comparativo: Chevrolet Tracker Premier x Hyundai Creta Prestige

Quase empatado com o Kicks, o Hyundai Creta também tem uma boa capacidade. Assim como o espaço interno, aposta no porta-malas para atrair compradores. Terá uma nova geração ainda em 2021, mas não sabemos se mudará a capacidade de carga. 

8. Caoa Chery Tiggo 2 - 420 litros

CAOA Chery Tiggo 2 2021
Chery Tiggo 2

Outro que apesar das dimensões externas até surpreende com um bom porta-malas é o Caoa Chery Tiggo 2. Apesar de ser o menor da categoria dentro da marca, é o que tem maior capacidade em litros. Uma reestilização vem aí, mas não deve mudar esse número. 

9. VW Nivus - 415 litros

Comparativo: Nivus x Strada x Onix
Comparativo: Nivus x Strada x Onix

Apesar de posicionado abaixo do T-Cross, o VW Nivus leva a vantagem na hora de levar as malas. São 415 litros de capacidade graças ao balanço traseiro maior que de seu irmão, apesar do entre-eixos mais curto. 

10. JAC T50 - 400 litros

Novo JAC T50 Plus
JAC T50

Apesar de ser maior que o T40, o JAC T50 tem um porta-malas com 50 litros a menos. Dá o troco em espaço principalmente no banco traseiro, mas já chega entre os modelos que tem 400 litros ou menos de capacidade. 

11. Chevrolet Tracker - 393 litros

Comparativo: Chevrolet Tracker Premier x Hyundai Creta Prestige
Comparativo: Chevrolet Tracker Premier x Hyundai Creta Prestige

Queridinho do mercado, o Chevrolet Tracker não trouxe uma capacidade de porta-malas surpreendente. Se esta geração evoluiu em pontos como o espaço interno, não anima quem procura um compartimento de cargas quando comparado a maioria de seus concorrentes mais vendidos. 

12. Suzuki Vitara - 375 litros

Suzuki Vitara 2019
Suzuki Vitara 4Sport

Assim como o S-Cross, o Suzuki Vitara está longe dos mais vendidos, mas é um bom SUV. Quase empata com o T-Cross no porta-malas, com um compartimento baixo e mais limitado. 

13. VW T-Cross - 373 litros (chega a 420 litros)

Comparativo: Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline
Comparativo: Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline

O T-Cross até chega aos 420 litros de capacidade, mas espere deixar os ocupantes do banco traseiro chateados. O encosto traseiro pode ficar numa posição mais vertical e aumentar a capacidade de 373 litros, mas vai acabar com o conforto na segunda fileira. 

14. Honda WR-V - 363 litros

Honda WR-V ELX vs. Honda Fit EXL
Honda WR-V ELX vs. Honda Fit EXL

Baseado no Fit, o Honda WR-V trouxe dele até mesmo a capacidade do porta-malas. O crossover tem 363 litros, mas conta com o Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos que permite diversas configurações para cada tipo de carga. 

15. Peugeot 2008 - 355 litros

Peugeot 2008 In Concert by JBL
Teste - Peugeot 2008 THP AT

O Peugeot 2008 está sumido do mercado e nunca foi uma referência de espaço interno. No porta-malas, são 355 litros que, como no hatch 208 na geração anterior, se tornou uma deficiência desta plataforma, como veremos no Citroën C4 Cactus mais abaixo. 

16. Caoa Chery Tiggo 5x - 340 litros

Chery Tiggo 5X 2021
Chery Tiggo 5X 2021

Outro caso de irmão maior com porta-malas menor. O Tiggo 5x está acima do Tiggo 2 na Caoa Chery, mas perde 80 litros de capacidade, mesmo com um porte superior. 

17. Jeep Renegade - 320 litros (273 litros com estepe integral)

Jeep Renegade Limited 2020
VW T-Cross x Jeep Renegade

Algo que a Jeep mudou nos anos do Renegade foi seu porta-malas. Chegou aos 320 litros depois de mudanças nos acabamentos e ao adotar um estepe de uso temporário na maioria das versões, porém algumas mantém a roda reserva nas medidas integrais, o que reduz o volume para 273 litros. 

18. Citroën C4 Cactus - 320 litros

Citroën C4 Cactus Rip Curl
Citroën C4 Cactus x Nissan Kicks

Longe de ser seu ponto positivo, o porta-malas do C4 Cactus empata com o Jeep Renegade. Porém, como no JAC T40, tem um grande degrau entre o acesso e o piso do compartimento pelo para-choque traseiro alto. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com