Agora que está com uma linha quase toda renovada e já lançou o seu primeiro SUV nacional, o Corolla Cross, a Toyota prepara-se para um 2022 menos corrido, mas com algumas novidades importantes para ajudar na imagem da empresa. Isto porque a fabricante apostará bastante na linha Gazoo Racing com o lançamento de mais duas variantes esportivadas e de um esportivo de verdade.
Mas a Gazoo Racing não dominará os holofotes da Toyota. A marca também trabalha na renovação do Yaris, que já estreou na Ásia no ano passado e que inclusive já foi registrado, mas ficou um tempo a mais no forno para o Brasil, para seguir o ciclo natural. E ainda existe uma possibilidade que a empresa ainda não comenta, mas que faria sentido pelo momento do mercado: a enorme picape Tundra.
O ano começará bem cedo para a Toyota, com o lançamento do Yaris renovado. Tanto o hatchback quanto o sedã terá uma pequena atualização no design, seguindo o que foi aplicado na Ásia, mudando um pouco da grade, faróis e para-choque dianteiro. Para quem não entende muito de carros, será difícil notar as mudanças sem olhar lado a lado com o anterior.
Em compensação, a aposta da marca será em uma atualização na lista de equipamentos. Receberá faróis full-LED nas versões mais caras, além de mudar a posição da iluminação diurna, para que fique no mesmo local que o conjunto ótico, ao invés de ser colocada na grade inferior. A multimídia será atualizada por um sistema mais atual e com uma tela de 8". Por fim, a Toyota ainda prometeu mudanças na parte de segurança, adicionando o pacote Safety Sense, como resposta à nota baixa que recebeu no Latin NCAP em outubro.
Não há qualquer informação sobre a parte mecânica, mas é praticamente certo que manterá o 1.5 aspirado de 110 cv e 14,9 kgfm, combinado ao câmbio automático do tipo CVT. O que pode acontecer é que o 1.3 de 101 cv e 12,9 encerre sua carreira, visto que equipa somente o hatchback e apenas na versão de entrada.
A Hilux foi o primeiro veículo da Toyota a ganhar uma versão GR Sport no Brasil, adotando um visual esportivado, mas sem mudanças na motorização - a marca mexeu somente no ajuste da suspensão. E ela foi atualizada uma vez antes da reestilização da picape, então faz todo sentido que a empresa continue a oferecer esta variante por aqui.
Tanto é que a própria Toyota já confirmou os planos de lançar uma nova Hilux GR Sport baseada na versão renovada. A previsão era que chegasse ainda este ano, porém a fabricante japonesa inverteu a estratégia e trouxe a SW4 GR-S primeiro, deixando a Hilux para o ano que vem. E com um bom motivo: o Motor1.com Argentina apurou que a configuração terá o motor 2.8 turbodiesel, porém com a potência elevada dos 204 cv atuais para 224 cv. Seu lançamento acontecerá primeiro na Argentina no início de 2022, desembarcando por aqui nos meses seguintes.
Após a Hilux GR Sport, será a vez do Corolla Cross ganhar uma variante esportivada, que também já foi confirmada pela fabricante, antes mesmo da estreia oficial do SUV com visual agressivo. Foi revelado oficialmente em setembro, primeiro para a Ásia (onde o utilitário fez sua estreia global), mostrando como será o estilo após passar pela Gazoo Racing.
A receita será a mesma dos outros modelos GR-S, ganhando somente um design esportivo ao utilizar algumas peças externas em preto, um novo para-choque com entradas de ar redesenhadas, e alguns apliques pela carroceria. A grade dianteira também foi alterada, ficando menor e com uma nova passagem de ar horizontal na altura do logo da empresa.
Resta ver como a Toyota irá posicionar o Corolla Cross GR Sport. Se seguir a estratégia do Corolla sedã, terá o 2.0 aspirado de 177 cv, mais condizente com a proposta de esportividade por entregar mais desempenho. Por outro lado, a fabricante pode fazer o contrário e vendê-lo com o 1.8 híbrido de 122 cv de potência combinada, para atingir um público diferente do sedã. Sua chegada é esperada para meados do ano que vem.
Após oferecer uma versão GR Sport para quase todos os carros de sua linha, a Toyota dará um passo a frente, iniciando as vendas de um esportivo de verdade. Será a vez do Corolla GR, que desembarcará com carroceria hatchback e um motor com nada menos que 300 cv, como revelado por Motor1.com com exclusividade. Este hot hatch virá importado do Japão e será revelado no início do ano que vem, aparecendo nas concessionárias no final de 2022.
Será com ele que a Toyota tentará mudar a sua imagem, mostrando que faz carros com um apelo para o público jovem e para os entusiastas. Terá o 1.6 turbo de três cilindros que também equipa o Yaris GR, porém modificado para que a potência alcance os 300 cv (o Yaris tem 272 cv). Ainda contará com tração integral e transmissão manual.
Este é o único da lista que não está confirmado e a Toyota não fala nada sobre a picape oficialmente. Porém, tudo indica que a gigantesca Tundra pode pintar por aqui e bons argumentos para isso não faltam. A Ram tem feito sucesso com a 1500, mesmo que ela custe R$ 429.990. E isso já fez com que outras marcas ficassem de olho no segmento, com a Ford preparando a chegada da F-150 para o ano que vem e a Chevrolet com seus planos de trazer a Silverado (que já deveria ter sido lançada, mas acabou adiada por causa da pandemia).
A Toyota já tem uma fama e uma boa quantidade de clientes fiéis por causa da Hilux, a picape média mais vendida do Brasil. Trazer a Tundra, importada em apenas uma versão e a um preço alto, daria a possibilidade de conseguir os clientes que procuram uma caminhonete maior. E, para ajudar, a fabricante já fez o registro do desenho da Tundra no país, mostrando que há algum interesse.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia