O mistério acabou em setembro. Essa foi a data em que a Citroën revelou o novo C3 globalmente. Por aqui, o modelo será fabricado em Porto Real (RJ) e deve ser lançado em abril de 2022. Apesar de ser um projeto global derivado do conceito C-Cubed, o modelo brasileiro contou com adaptações específicas para nosso mercado. O modelo nacional também deverá ser exportado para países vizinhos.

Enquanto já conhecíamos o carro por fora e tínhamos alguma noção de sua cabine por meio das fotos que foram divulgadas para o no Citroën C3 indiano, somente agora a marca divulgou imagens oficiais do carro que será fabricado no Brasil. O visual não deve mudar muito, com a novidade trazendo uma cabine com linhas mais inspiradas.

Novo Citroën C3 2023 - bancos e cabine

Apesar de a imagem não esconder que os materiais da cabine do novo Citroën C3 2023 não serão luxuosos, indo de encontro com a proposta acessível do carro, é possível ver uma faixa colorida que marca a seção. Do lado do passageiro, um elemento texturizado com diversos pontos quebra o marasmo da peça. Os bancos parecem mesclar material sintético com tecido etrarão ao menos a opção de duas cores. O painel de instrumentos também deve ser digital, similar ao visto no atual C4 Cactus.

Citroën C3 2023 deve apostar em conectividade e usabilidade

De acordo com a marca, o seu novo carro deverá estrear a central multimídia Citroën Connect Touchscreen, com tela de 10 polegadas. A empresa diz que oferecerá ainda conectividade sem fio com smartphones. Os comandos no volante também mostram que o sistema contará também com comandos de voz.

Não foi mencionado carregamento sem fio, mas o carro trará tomada 12V convencional e mais 3 portas USB de carregamento rápido. Outro ponto que a Citroën está reforçando bastante neste novo C3 2023 é a usabilidade. O carro contará com local específico no console central para celulares e três locais projetados para suportes de smartphones próximos às saídas de ar.

Novo Citroën C3 2023 - detalhe da central multimídia

A marca não tentará vender o novo Citroën C3 como SUV. Ao invés disso, está usando o termo "hatch com algo a mais". Mesmo assim, o modelo tem alguns detalhes inspirados pelos utilitários esportivos. Com linhas mais retas, fica nítido nas imagens do interior que a novidade oferecerá um bom espaço interno para a cabeça.

A Citroën está afirmando que o novo C3 2023 acolherá "confortavelmente" até 5 ocupantes, tendo "um dos melhores espaços para pernas do segmento" para quem vai no banco de trás e um dos maiores porta-malas da categoria. Agora dependemos do preço ser revelado para termos certeza de qual será esse seguimento.

O que já sabemos do novo Citroën C3 2023

Novo Citroën C3 2023

Produzido em Porto Real (RJ), o novo Citroën C3 deve ser apresentado ainda no primeiro semestre do ano que vem. Será um carro bem pequeno, com 3,98 metros de comprimento, altura em relação ao solo de 180 milímetros e um entre-eixos de 2,54 m, com um porta-malas com capacidade para 315 litros. Na Índia, briga com o Renault Kieger e o Nissan Magnite, que ainda é especulado para o Brasil.

A motorização também ainda não foi confirmada e a Citroën não citou nada a respeito de performance e economia de combustível do novo C3. Na Índia, espera-se que tenha o motor 1.2 turbo de três cilindros, com cerca de 130 cv, combinado a uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automatizada de dupla embreagem. No caso do Brasil, terá o mesmo 1.6 de 118 cv a 5.750 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm do atual C4 Cactus. Tudo aponta que receberá motores da Fiat por conta da Stellantis, sendo que o mais cotado é o 1.0 turbo que do Fiat Pulse, com cerca de 120 cv e 20 kgfm.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com