No meio de setembro, a Stellantis revelou na Índia o novo Citroën C3. O modelo será o segundo produto da marca francesa no Brasil. Ele será fabricado em Porto Real (RJ) e deve ser apresentado em abril do ano que vem, já como linha 2023. Será o primeiro carro fabricado no Brasil com a plataforma CMP do grupo, que hoje já serve de base para o Peugeot 208, feito na Argentina.

Enquanto os detalhes técnicos do novo Citroën C3 2023 ainda não são revelados para nosso mercado, a montadora começou a dar as primeiras pistas a seu respeito por aqui. De acordo com a marca, o desenvolvimento da nova geração contou desde o início com a participação das equipes de engenharia brasileira e da América Latina para "estar conectado com as expectativas dos clientes".

Citroën C3 2023 (Brasil)

A Citroën também confirmou planos para expandir a família na sequência, dizendo que o C3 terá uma grande responsabilidade por aqui, pois abrirá o caminho para mais dois modelos derivados dele que serão desenvolvidos e produzidos na região nos próximos 3 anos. Para construir o novo C3 em Porto Real, a Citroën teria gastado R$ 220 milhões na modernização das linhas de montagem para se adaptar à plataforma CMP. A fábrica agora poderia produzir modelos de porte compacto (segmento B, como o Jeep Renegade) ou médio (C, como Jeep Compass) graças à flexibilidade da plataforma.

A Citroën não confirmou nenhum dado técnico a respeito do novo C3 2023, mas também não chamou a novidade de SUV em lugar algum. Assim, a declaração do CEO da empresa, Vincent Cobée, dizendo que o carro seria um "hatchback com algo a mais" deve se confirmar por aqui também. Espera-se que o modelo fique abaixo do C4 Cactus na linha nacional da empresa, então seria difícil o modelo ostentar tal adjetivo com o porte compacto.

Plataforma CMP que equipará o novo Citroën C3 nacional
Plataforma CMP que equipará o novo Citroën C3 nacional
Citroën C3 2023 (Brasil)

O que a Citroën disse a respeito do novo C3 nacional é que ele terá uma "excelente altura livre do solo, capô elevado e uma posição alta para o motorista". Isso pode aproximar a novidade da proposta do Renault Kwid, por exemplo, mas um pouco maior em tamanho. O hatch teria sido desenvolvido também para "facilitar o dia a dia" e "proporcionar momentos agradáveis em trajetos mais longos".

O motor ainda é um dos mistérios que cercam o novo Citroën C3 2023 que será fabricado no Brasil a partir do ano que vem. Na Índia, espera-se um propulsor 1.2 turbo tricilíndrico. Enquanto no Brasil ainda há mais opções. O mais simples seria o 1.6 flex encontrado no C4 Cactus, que já está pronto. No entanto, graças ao grupo Stellantis, motores da família Firefly da Fiat e até o 1.0 turbo que estreará no Pulse são plausíveis, dependendo da faixa de preço que o carro será posicionado. De qualquer forma, o novo C3 deverá ser um carro pequeno. O indiano tem 3,98 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,54 m. 

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