Se o mercado brasileiro amargou uma retração de quase 25% nas vendas em novembro na comparação com 2020, os SUVs e crossovers médios e grandes novamente seguiram caminho contrário. Somadas, as duas categorias emplacaram 14.997 unidades, um crescimento de 33,4%. Na comparação com outubro, no entanto, houve uma pequena retração (-3,2%).
Entre os modelos médios, o Jeep Compass (5.287) seguiu na liderança sem ameaças, mas abaixo dos 6 mil emplacamentos após seis meses seguidos. Adversário mais próximo, o Toyota Corolla Cross (3.454) cresceu nas últimas semanas, mas ainda ficou com mais de 1,8 mil unidades de desvantagem. O pódio foi completado por um VW Taos (936) que perdeu mais de 40% dos registros de outubro.
Quarto, o Caoa Chery Tiggo 7 (423) perdeu fôlego depois de registrar seu recorde no mês anterior - uma renovação acontece ainda neste mês. Atrás do Mitsubishi Eclipse Cross (252), o Ford Terrritory (200) triplicou as vendas de outubro, com o Ford Bronco Sport (146) na sequência. Único elétrico no ranking, o JAC E-JS4 (12) ficou à frente do T60 (10), modelo a combustão da marca chinesa.
SUVs / Crossovers II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | NOV/21 | OUT/21 | NOV/20 | % NOV 21 | % OUT 21 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP COMPASS | 64243 | 5287 | 6097 | 6155 | 47,60% | 50,44% | -13,29% | -14,10% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 29668 | 3454 | 2999 | 0 | 31,10% | 24,81% | 15,17% | - |
3º | VW TAOS | 6270 | 936 | 1682 | 0 | 8,43% | 13,92% | -44,35% | - |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 3803 | 423 | 596 | 383 | 3,81% | 4,93% | -29,03% | 10,44% |
5º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 2127 | 252 | 155 | 285 | 2,27% | 1,28% | 62,58% | -11,58% |
6º | FORD TERRITORY | 2160 | 200 | 60 | 273 | 1,80% | 0,50% | 233,33% | -26,74% |
7º | FORD BRONCO SPORT | 923 | 146 | 99 | 0 | 1,31% | 0,82% | 47,47% | - |
8º | HYUNDAI IX35 | 2476 | 109 | 125 | 168 | 0,98% | 1,03% | -12,80% | -35,12% |
9º | KIA SPORTAGE | 1114 | 69 | 75 | 119 | 0,62% | 0,62% | -8,00% | -42,02% |
10º | HONDA CR-V | 368 | 54 | 28 | 2 | 0,49% | 0,23% | 92,86% | 2600,00% |
11º | PEUGEOT 3008 | 646 | 39 | 31 | 80 | 0,35% | 0,26% | 25,81% | -51,25% |
12º | HYUNDAI TUCSON | 1466 | 36 | 16 | 176 | 0,32% | 0,13% | 125,00% | -79,55% |
13º | TOYOTA RAV4 | 778 | 33 | 52 | 287 | 0,30% | 0,43% | -36,54% | -88,50% |
14º | CHEVROLET EQUINOX | 314 | 28 | 24 | 174 | 0,25% | 0,20% | 16,67% | -83,91% |
15º | MITSUBISHI ASX | 202 | 15 | 20 | 47 | 0,14% | 0,17% | -25,00% | -68,09% |
16º | JAC E-JS4 | 33 | 12 | 10 | 0 | 0,11% | 0,08% | 20,00% | - |
17º | JAC T60 | 157 | 10 | 17 | 8 | 0,09% | 0,14% | -41,18% | 25,00% |
18º | SUBARU FORESTER | 173 | 2 | 0 | 27 | 0,02% | 0,00% | - | -92,59% |
19º | SUBARU OUTBACK | 7 | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
|
| 116928 | 11106 | 12087 | 8184 | 100,00% | 100,00% | -8,12% | 35,70% |
Na faixa de cima, o Toyota SW4 (1.215) manteve a liderança, mas já tem motivos concretos para se preocupar: em seu 3º mês de mercado, o Jeep Commander já conquistou a preferência de 1.085 consumidores. Mantendo um bom ritmo comercial, o Caoa Chery Tiggo 8 (972) completou o pódio com crescimento de quase 200% sobre 2020.
SUVs / Crossovers III | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | NOV/21 | OUT/21 | NOV/20 | % NOV 21 | % OUT 21 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | TOYOTA SW4 | 12073 | 1215 | 1149 | 1208 | 31,23% | 33,71% | 5,74% | 0,58% |
2º | JEEP COMMANDER | 1530 | 1085 | 372 | 0 | 27,88% | 10,92% | 191,67% | - |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 9190 | 972 | 1104 | 339 | 24,98% | 32,39% | -11,96% | 186,73% |
4º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 2670 | 234 | 203 | 281 | 6,01% | 5,96% | 15,27% | -16,73% |
5º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 3035 | 176 | 253 | 94 | 4,52% | 7,42% | -30,43% | 87,23% |
6º | VW TIGUAN | 3379 | 85 | 142 | 829 | 2,18% | 4,17% | -40,14% | -89,75% |
7º | MITSUBISHI PAJERO | 1987 | 80 | 144 | 259 | 2,06% | 4,23% | -44,44% | -69,11% |
8º | JEEP WRANGLER | 198 | 34 | 39 | 5 | 0,87% | 1,14% | -12,82% | 580,00% |
9º | JEEP GRAND CHEROKEE | 9 | 4 | 1 | 5 | 0,10% | 0,03% | 300,00% | -20,00% |
10º | FORD EDGE | 40 | 2 | 0 | 14 | 0,05% | 0,00% | - | -85,71% |
11º | HYUNDAI SANTA FE | 7 | 2 | 1 | 2 | 0,05% | 0,03% | 100,00% | 0,00% |
12º | KIA SORENTO | 71 | 1 | 0 | 16 | 0,03% | 0,00% | - | -93,75% |
13º | NISSAN PATHFINDER | 4 | 1 | 0 | 0 | 0,03% | 0,00% | - | - |
|
| 34193 | 3891 | 3408 | 3052 | 100,00% | 100,00% | 14,17% | 27,49% |
Observação:
- Considerando comprimento mínimo de 4,60 metros e capacidade para transportar até 7 passageiros como um dos critérios para melhor enquadramento de modelos na classe III, o Caoa Chery Tiggo 8, o Mitsubishi Outlander, o Peugeot 5008 e o VW Tiguan, anteriormente classificados na categoria II, foram reposicionados na faixa superior.