Com aproximadamente 29,7 mil unidades emplacadas em novembro, cerca de 2 mil unidades a menos do que no mesmo período de 2020, o segmento de picapes registrou uma queda de 6,2%. O desempenho não foi pior porque a categoria de médias e grandes, a mais representativa, avançou 2% nos últimos doze meses.
Entre as picapes pequenas, a Fiat Strada (8.535 vendas), embora tenha perdido pouco mais de 11% de seus compradores do ano passado, avançou quase 40% em novembro e ultrapassou os 80% de participação de mercado. Acima das 100 mil unidades no acumulado do ano, a Fiat praticamente já assegurou o posto de veículo mais vendido em 2021. Vice-líder, a VW Saveiro vendeu menos de um quarto da Strada (2.096).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT STRADA |
100046 |
8535 |
6130 |
9613 |
80,22% |
73,62% |
39,23% |
-11,21% |
2º |
VW SAVEIRO |
24199 |
2096 |
2174 |
2977 |
19,70% |
26,11% |
-3,59% |
-29,59% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
2169 |
8 |
23 |
417 |
0,08% |
0,28% |
-65,22% |
-98,08% |
|
|
126414 |
10639 |
8327 |
13007 |
100,00% |
100,00% |
27,77% |
-18,21% |
Entre os modelos maiores, a Fiat Toro, mesmo recuando 10,4% em relação a novembro 2020, chegou ao 6º mês consecutivo acima dos 5 mil emplacamentos (5.921). Entre as picapes médias tradicionais a Hilux colocou exatas mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet S10 (4.103 x 3.103) no mês passado, após ter uma disputa mais acirrada em outubro. Nos últimos quatro meses, apenas em outubro a Toyota ficou abaixo das 4 mil unidades comercializadas.
Com 1.610 unidades vendidas em novembro, a Ford Ranger manteve o quarto lugar dos meses anteriores, mas desta vez sem a mesma folga. Sem resultado tão expressivo desde março de 2015 (1.503), a Mitsubishi L200 (1.407) se aproximou bastante. Já a Nissan Frontier (1.363) não tinha um desempenho tão bom desde abril de 2015 (1.445). Mesmo em alta de quase 70%, a VW Amarok (583) novamente foi superada pela Renault Duster Oroch (887).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT TORO |
65754 |
5921 |
5187 |
6611 |
30,98% |
30,02% |
14,15% |
-10,44% |
2º |
TOYOTA HILUX |
40487 |
4103 |
3814 |
3048 |
21,47% |
22,08% |
7,58% |
34,61% |
3º |
CHEVROLET S10 |
32834 |
3103 |
3775 |
3675 |
16,23% |
21,85% |
-17,80% |
-15,56% |
4º |
FORD RANGER |
18210 |
1610 |
1442 |
2321 |
8,42% |
8,35% |
11,65% |
-30,63% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
11599 |
1407 |
1008 |
901 |
7,36% |
5,83% |
39,58% |
56,16% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
10420 |
1363 |
1036 |
735 |
7,13% |
6,00% |
31,56% |
85,44% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
10743 |
887 |
533 |
848 |
4,64% |
3,09% |
66,42% |
4,60% |
8º |
VW AMAROK |
6486 |
583 |
340 |
343 |
3,05% |
1,97% |
71,47% |
69,97% |
9º |
EFFA V21 |
509 |
47 |
50 |
41 |
0,25% |
0,29% |
-6,00% |
14,63% |
10º |
FORD MAVERICK |
39 |
39 |
0 |
0 |
0,20% |
0,00% |
- |
- |
11º |
EFFA V22 |
204 |
22 |
23 |
10 |
0,12% |
0,13% |
-4,35% |
120,00% |
12º |
RAM 1500 |
524 |
14 |
33 |
0 |
0,07% |
0,19% |
-57,58% |
- |
13º |
RAM 2500 |
2189 |
13 |
31 |
194 |
0,07% |
0,18% |
-58,06% |
-93,30% |
14º |
CHEVROLET SILVERADO |
6 |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
- |
15º |
FORD F150 / F250 |
7 |
1 |
3 |
1 |
0,01% |
0,02% |
-66,67% |
0,00% |
|
|
200011 |
19114 |
17277 |
18728 |
100,00% |
100,00% |
10,63% |
2,06% |
*Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi L200 Triton Sport 2026 é flagrada no Brasil antes do lançamento
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nova Mitsubishi L200 Triton já está no Brasil, mas ainda não para venda
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Flagra: nova Mitsubishi L200 Triton Sport 2026 aparece em testes no Brasil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Mitsubishi oferece bônus de até R$ 25.000 para Eclipse, Pajero e L200