Com aproximadamente 29,7 mil unidades emplacadas em novembro, cerca de 2 mil unidades a menos do que no mesmo período de 2020, o segmento de picapes registrou uma queda de 6,2%. O desempenho não foi pior porque a categoria de médias e grandes, a mais representativa, avançou 2% nos últimos doze meses.
Entre as picapes pequenas, a Fiat Strada (8.535 vendas), embora tenha perdido pouco mais de 11% de seus compradores do ano passado, avançou quase 40% em novembro e ultrapassou os 80% de participação de mercado. Acima das 100 mil unidades no acumulado do ano, a Fiat praticamente já assegurou o posto de veículo mais vendido em 2021. Vice-líder, a VW Saveiro vendeu menos de um quarto da Strada (2.096).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT STRADA |
100046 |
8535 |
6130 |
9613 |
80,22% |
73,62% |
39,23% |
-11,21% |
2º |
VW SAVEIRO |
24199 |
2096 |
2174 |
2977 |
19,70% |
26,11% |
-3,59% |
-29,59% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
2169 |
8 |
23 |
417 |
0,08% |
0,28% |
-65,22% |
-98,08% |
|
|
126414 |
10639 |
8327 |
13007 |
100,00% |
100,00% |
27,77% |
-18,21% |
Entre os modelos maiores, a Fiat Toro, mesmo recuando 10,4% em relação a novembro 2020, chegou ao 6º mês consecutivo acima dos 5 mil emplacamentos (5.921). Entre as picapes médias tradicionais a Hilux colocou exatas mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet S10 (4.103 x 3.103) no mês passado, após ter uma disputa mais acirrada em outubro. Nos últimos quatro meses, apenas em outubro a Toyota ficou abaixo das 4 mil unidades comercializadas.
Com 1.610 unidades vendidas em novembro, a Ford Ranger manteve o quarto lugar dos meses anteriores, mas desta vez sem a mesma folga. Sem resultado tão expressivo desde março de 2015 (1.503), a Mitsubishi L200 (1.407) se aproximou bastante. Já a Nissan Frontier (1.363) não tinha um desempenho tão bom desde abril de 2015 (1.445). Mesmo em alta de quase 70%, a VW Amarok (583) novamente foi superada pela Renault Duster Oroch (887).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
NOV/21 |
OUT/21 |
NOV/20 |
% NOV 21 |
% OUT 21 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT TORO |
65754 |
5921 |
5187 |
6611 |
30,98% |
30,02% |
14,15% |
-10,44% |
2º |
TOYOTA HILUX |
40487 |
4103 |
3814 |
3048 |
21,47% |
22,08% |
7,58% |
34,61% |
3º |
CHEVROLET S10 |
32834 |
3103 |
3775 |
3675 |
16,23% |
21,85% |
-17,80% |
-15,56% |
4º |
FORD RANGER |
18210 |
1610 |
1442 |
2321 |
8,42% |
8,35% |
11,65% |
-30,63% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
11599 |
1407 |
1008 |
901 |
7,36% |
5,83% |
39,58% |
56,16% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
10420 |
1363 |
1036 |
735 |
7,13% |
6,00% |
31,56% |
85,44% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
10743 |
887 |
533 |
848 |
4,64% |
3,09% |
66,42% |
4,60% |
8º |
VW AMAROK |
6486 |
583 |
340 |
343 |
3,05% |
1,97% |
71,47% |
69,97% |
9º |
EFFA V21 |
509 |
47 |
50 |
41 |
0,25% |
0,29% |
-6,00% |
14,63% |
10º |
FORD MAVERICK |
39 |
39 |
0 |
0 |
0,20% |
0,00% |
- |
- |
11º |
EFFA V22 |
204 |
22 |
23 |
10 |
0,12% |
0,13% |
-4,35% |
120,00% |
12º |
RAM 1500 |
524 |
14 |
33 |
0 |
0,07% |
0,19% |
-57,58% |
- |
13º |
RAM 2500 |
2189 |
13 |
31 |
194 |
0,07% |
0,18% |
-58,06% |
-93,30% |
14º |
CHEVROLET SILVERADO |
6 |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
- |
15º |
FORD F150 / F250 |
7 |
1 |
3 |
1 |
0,01% |
0,02% |
-66,67% |
0,00% |
|
|
200011 |
19114 |
17277 |
18728 |
100,00% |
100,00% |
10,63% |
2,06% |
*Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi L200 Triton Sport 2026 é flagrada no Brasil antes do lançamento
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova Mitsubishi L200 Triton já está no Brasil, mas ainda não para venda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Flagra: nova Mitsubishi L200 Triton Sport 2026 aparece em testes no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi oferece bônus de até R$ 25.000 para Eclipse, Pajero e L200