O caminho da indústria automotiva para a eletrificação é sem volta. Bom exemplo é o Audi R8, que depois da atual geração deverá ser substituído por um modelo 100% elétrico – um banho de água fria para quem é entusiasta do motorzão V10 5.2 naturalmente aspirado de 610 cv. Essa informação foi confirmada por Linda Kurz, chefe de marketing de produto da Audi Sport, em entrevista ao site Roadshow.
Até aparecer esta confirmação de que o R8 terá um substituto 100% elétrico, existiam rumores de que o superesportivo alemão ganharia alguns anos de vida com uma versão híbrida de 700 cv em 2023, algo que tinha sido comentado em outubro em uma reportagem da revista alemã Auto Bild. Mas agora que a Audi confirmou que toda a linha R será eletrificada na próxima década (o que inclui o substituto do R8), não há mais porque esperar que a marca das quatro argolas cogite lançar uma variante híbrida do R8.
Vale lembrar que o carro que deverá ocupar o lugar do atual R8 poderá ser um modelo totalmente inédito, algo bastante provável de ocorrer, já que a própria Audi anteriormente sugeriu que o sucessor do R8 poderia ser um carro novo. Ou seja, a Audi acabaria aposentando o nome R8 de vez, restando do superesportivo o seu legado na história da marca.
Apesar da marca das quatro argolas ter confirmado sua imersão na eletrificação com sua linha esportiva, a empresa não revelou mais detalhes sobre o sucessor elétrico do R8, nem como ele deverá ser ou mesmo estipulando uma data para a sua apresentação ao público. É importante dizer que a aposta da Audi na eletrificação já rende frutos, à exemplo dos SUVs e-tron e e-tron Sportback, além do sedã-cupê e-tron GT com seus 645 cv – que divide sua plataforma com o Porsche Taycan.
A Audi revelou em 2019 preocupação em relação a tecnologia das baterias, que ainda não estariam preparadas o suficiente para atender a demanda de um esportivo. Mas como toda tecnologia, as baterias deverão ser aperfeiçoadas nos próximos anos e ter alguns pontos fracos resolvidos, à medida que os custos de veículos elétricos forem reduzidos e a eficiência aumentar.
Para quem não sabe, o R8 já chegou a ter uma versão elétrica: era o R8 e-tron, que foi oferecido de 2015 a 2016. No entanto o superesportivo foi muito mal nas vendas e durou apenas um ano. Talvez o superesportivo era muito à frente do seu tempo, já que o número de aceleração era até razoável, indo de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. O que se sabe é que o sucessor do R8 será definitivamente elétrico, pois a Audi vai lançar nos próximos anos mais elétricos do que carros a combustão. Até 2025, a montadora quer vender nada menos que 20 veículos elétricos em sua linha.
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