Nos últimos dois anos, a Ford lançou vários modelos novos que servirão de base para seu futuro. O Bronco está de volta, a F-150 Lightning será a versão elétrica da picape mais vendida do mundo e até o Mustang teve novidades, com o Mach-E estreando como um SUV elétrico. E a marca está de olho na possibilidade de transformar mais um nome do passado em uma família, aproveitando o sucesso da nova Maverick.
Em entrevista ao Automotive News, o CEO da Ford, Jim Farley, disse que acha que a picape Maverick "será uma nova franquia". Ele acrescentou que acredita que outros veículos acessíveis poderiam ser oferecidos como uma "família Maverick", como aconteceu com o Bronco. Esta não é a primeira vez que po executivo insinua uma expansão da marca Maverick, embora ele sempre tenha fugido na hora de dar mais detalhes. Farley vê esta família como um "tipo de extensão de marca". Isso deixa muito aberto à interpretação, e os fabricantes de automóveis não são fãs de compartilhar seus planos futuros de produtos.
Não sabemos se o Maverick verá a mesma transformação radical que o Mustang Mach-E, embora quase tudo seja possível, não é? Já vimos flagras da Maverick em testes com a suspensão elevada e um estilo mais robusto, indicando que já planos para uma variante off-road. Também já se falou muito sobre a possibilidade de uma versão esportiva ST. Seria uma maneira fácil de oferecer uma picape mais apimentada e acessível para quem não pode gastar com uma Ranger Raptor ou F-150 Raptor nos EUA, além de atrair novos clientes.
A própria Ford também sugeriu que pensava na possibilidade de fazer uma Maverick totalmente elétrica. Parece plausível em algum momento, pois a fabricante está investindo cada vez mais na eletrificação, mas nada foi confirmado até este momento. Expandir a marca Maverick poderia dar à Ford uma linha de modelos mais acessíveis - ao menos nos Estados Unidos, onde a picape começa em US$ 20.000 (R$ 110.772 pela cotação atual). Farley disse no ano passado que planeja lançar alguns carros mais acessíveis à linha norte-americana da empresa, para compensar a perda de alguns carros como Fiesta e, em breve, EcoSport.
Enquanto isso, a marca prepara o lançamento da Ford Maverick no Brasil, confirmado para o 1º trimestre do ano que vem. Virá em versão única Lariat FX4, a mais equipada da linha. Quem esperava ver o motor 2.5 híbrido ficará decepcionado, pois chegará com o 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e com tração integral. Motor1.com apurou que a Ford não irá mirar diretamente na Fiat Toro, que deveria ser sua rival, posicionando a picape a um valor mais alto, por volta dos R$ 272.650 do Bronco Sport.
Fonte: Automotive News via Roadshow
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda