Terceira maior parceira da Apple na produção de iPhones, a Foxconn Technology Group já meteu as caras na indústria automobilística com sua divisão voltada a carros chamada de Foxtron. Agora a gigante de tecnologia parece estar em negociações com a Arábia Saudita para a criação de uma nova joint venture para a produção de carros elétricos, como revelou o site Automotive News Europe.

De acordo com o site a informação ainda não é oficial, apesar da reportagem adiantar que “pessoas familiarizadas com o assunto” disseram à publicação que o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita vai ser o responsável pela criação da nova empresa Velocity. O fundo de investimento do governo árabe tem como função dar suporte financeiro para projetos de importância estratégica para a economia do país. E segundo o Automotive News Europe, seria este fundo de investimento o acionista majoritário da nova joint venture de carros elétricos.

foxconn-model-c
Foxconn Model C

O que se sabe atualmente é que o fundo de investimento da Arábia Saudita administra atualmente a bagatela de US$ 450 bilhões em ativos, nada menos do que R$ 2,51 trilhões em conversão direta. Essa cifra é mais do que o suficiente para entrar no mundo dos carros elétricos, algo desejado pelo país do Oriente Médio que quer diversificar seu império rico em petróleo.

Enquanto o fundo de investimento saudita vai entrar com a grana, as fontes dizem que a Foxconn seria responsável pelo fornecimento de software, eletrônicos e arquitetura elétrica para os novos veículos elétricos que serão produzidos na Arábia Saudita. Além de fornecedora de componentes, a Foxconn também seria acionista minoritária na joint venture Velocity.

Foxconn logotipo
BMW X5

A questão curiosa é que, se essa nova joint venture firmada entre a Foxconn e Arábia Saudita for confirmada oficialmente, a nova fabricante de elétricos deverá usar como base a plataforma de modelos BMW. O mais previsto é que a BMW forneça uma plataforma e arquitetura elétrica mais antiga para a nova joit venture, o que não seria surpresa por parte da fabricante alemã.

Isso porque a BMW já licenciou suas plataformas para uso de outra fabricante, à exemplo da empresa VinFast do Vietnã, que compra bases de BMW X5 mais antigas para produzir um SUV para o presidente do país. A Land Rover também tem parceria com a BMW ao ter como opção o motor 4.4 biturbo para o novo Range Rover.

Em outubro a Foxconn revelou seus primeiros (e inéditos) veículos elétricos: os modelos Model E, Model C e Model T, que foram desenvolvidos em parceria com a montadora taiwanesa Yulon Motor. Já fazendo a preparação para o início da produção desses novos modelos, a Foxconn comprou recentemente uma antiga fábrica da Lordstown Motors nos Estados Unidos, onde planeja montar veículos elétricos. A empresa também adquiriu uma fábrica de chips em Taiwan.

Por fim, a expectativa é que a fabricante do iPhone (Foxconn) e o governo da Arábia Saudita assinem o acordo para a criação da nova joint venture antes do final deste ano. Vale lembrar que nada foi confirmado oficialmente até o momento, com a reportagem do Automotive News Europe sendo a única fonte disponível que revelou as primeiras informações deste projeto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com