O Suzuki Jimny é um dos utilitários 4x4 mais lembrados quando se pensa em um modelo versátil para ser usado tanto na cidade quanto aos finais de semana em trilhas fora de estrada. De porte compacto, ele acaba contando com pouco espaço para levar bagagens, mas isso pode ser resolvido com o Yomper 4x4 Suzuki Jimny, uma versão picape desenvolvida por uma empresa de engenharia do Reino Unido.

Feito com base na terceira geração do Jimny, essa picape do pequeno jipinho japonês não foi feita de forma amadora, muito pelo contrário. O Yomper Jimny foi bem pensado desde o início pela empresa britânica Samson Engineering Limited, que fez muito mais do que recortar a parte traseira da carroceria para adaptar uma caçamba. Como é possível notar pelas imagens, o trabalho foi muito bem feito por aqui, sem qualquer tipo de “gambiarra”.

Yomper 4x4 Suzuki Jimny
Yomper 4x4 Suzuki Jimny
Yomper 4x4 Suzuki Jimny

A empresa disponibiliza atualmente cinco versões do Yomper 4x4, embora o site da empresa nos revele apenas duas versões. O primeiro é o Yomper 4x4 JMV225B Bergan, versão claramente mais voltada para o lazer que certamente traz o visual mais interessante, trazendo uma caçamba unida à carroceria e com as laterais da mesma cor do veículo. Tem ainda proteção na caçamba e tampa que abre lateralmente, como é possível observar pela dobradiça à direita. O estepe continua pendurado na traseira como um bom Jimny.

Já a segunda versão foi mais pensada para quem precisa de um modelo para trabalhar no pesado. É o Yomper 4x4 JMV275 Commercial, que traz caçamba destacada da carroceria e um pouco mais larga para ampliar o espaço para carga, ficando com uma aparência de “caminhãozinho” mesmo. Seja qual a configuração escolhida, ambas são igualmente capazes e tem capacidade de carga de até 500 kg, podendo rebocar ainda até 750 kg.

Yomper 4x4 Suzuki Jimny
Yomper 4x4 Suzuki Jimny

Antes de produzir este Jimny picape, a empresa desmontou totalmente o veículo para fazer os reforços necessários e para garantir também a qualidade de construção. Entre as alterações, destaque para os freios que agora são a disco, enquanto a suspensão recebeu amortecedores ajustáveis e kits de buchas de poliuretano, o que levou o Yomper 4x4 ficar 50 milímetros mais alto em relação ao modelo original.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o Suzuki Jimny ganha uma versão picape – e não deve ser a última. Alô Suzuki, isso talvez seja um sinal. Um revendedor da marca japonesa na Nova Zelândia tinha realizado a conversão de um Jimny para caminhonete, apesar da alteração ter sido feita com base em uma geração atual do jipinho.

As informações revelam que o Yomper 4x4 leva três anos para ser fabricado. Ou seja, podemos afirmar que a empresa (ainda de pequeno porte) quer vender suas primeiras unidades antes de seguir adiante com seu novo projeto. Com isso, as primeiras unidades fabricadas pela empresa já estão à venda: o Yomper JMV225B Bergan sai por 16.995 libras (R$ 127.203 em conversão direta), enquanto o JMV275 Comercial custa 17.995 libras (R$ 134.687).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com