Adiantado no início do mês por meio de teasers e informações preliminares, o aguardado sedã Skoda Slavia 2022 acaba de ser oficialmente revelado. Batizado com o nome da primeira bicicleta lançada pelos fundadores da marca, Václav Laurin e Václav Klement, o modelo foi desenvolvido para suceder o Rapid e atuar especialmente na Índia no concorrido segmento de sedãs.
É construído sobre a plataforma modular MQB-A0-IN (versão específica da base para o mercado indiano) e equivale em termos de porte e posicionamento ao Volkswagen Virtus brasileiro (também construído na MQB). A estratégia é a mesma adotada no SUV Kushaq, que faz paralelo com a versão brasileira do T-Cross.
Ao todo, o Slavia 2022 mede 4,541 metros de comprimento, 1,752 m de largura, 1,487 m de altura e 2,651 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, é aproximadamente 5,9 cm mais curto e 1,5 cm mais baixo que o Virtus. O porta-malas acomoda até 521 litros de bagagem (exatamente a mesma medida do primo da Volkswagen) e chega a 1.050 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos.
Sob o capô, são duas as opções de motorização: 1.0 TSI e 1.5 TSI, ambas movidas a gasolina. O primeiro motor entrega 115 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, sendo associado ao câmbio manual ou automático de 6 marchas. O segundo, por sua vez, desenvolve 150 cv e 25,5 kgfm, podendo ser acoplado à transmissão manual de 6 marchas ou automatizada DSG de 7 velocidades e dupla embreagem.
A produção será concentrada na fábrica de Pune, estado de Maharashtra, com pelo menos 95% do conteúdo oriundos de fornecedores locais. As vendas serão iniciadas a partir do ano que vem.
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