A Skoda, divisão tcheca da Volkswagen, é conhecida por oferecer alternativas mais baratas aos carros da VW. Quem queria um Golf mas não tinha dinheiro, poderia escolher o Rapid. Desta vez será diferente. A marca revelou o Scala, um hatch com o mesmo tamanho que sua contraparte mais refinada, só que produzido com a plataforma MQB-A0 do Polo para reduzir ainda mais seu custo.

Medindo 4,36 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,47 m de altura, o Skoda Scala é maior do que o Rapid. Seu entre-eixos é de 2,649 m, o mesmo que o do sedã Virtus. Como comparação, o Polo tem 2,63 m de entre-eixos. Além de oferecer maior espaço interno, o porta-malas também é bem maior, com 415 litros (subindo para 1.410 litros com os bancos rebatidos).

Além de tamanho, o Scala tem design mais acertado que os carros antigos da Skoda. Afinal, precisa ter algum destaque para atrair um cliente que iria para outras alternativas, como Ford Focus, Seat Leon, Kia Ceed, Hyundai i30 ou até mesmo o Golf.

Skoda Scala 2019
Skoda Scala 2019

A Skoda diz que o Scala inicia uma nova identidade de design da marca, que será usada pelos próximos anos. Puxa algumas coisas do conceito Vision RS, mas perdeu um pouco da veia esportiva. Pode ser que a recupere em uma eventual versão Scala RS, mas nada foi confirmado até o momento.

Na parte da graxa, motores e transmissões são velhos conhecidos dentro do Grupo Volkswagen. As versões de entrada usam o 1.0 TSI, com 95 cv e câmbio manual de 5 marchas, seguido pela variante de 115 cv, esta acoplada à transmissão manual de 6 marchas ou a uma DSG de dupla embreagem e 7 posições como opcional. As versões mais caras recebem o 1.5 TSI de 150 cv e as mesmas opções de câmbio que o 1.0 TSI mais potente. Se preferir diesel, o cliente pode adquirir o Scala com o 1.6 diesel de 115 cv. No final de 2019, ainda haverá a versão 1.0 G-TEC abastecida com CNG (gás natural comprimido), com 90 cv e transmissão manual de 6 marchas.

Skoda Scala 2019
Skoda Scala 2019

Por dentro, a evolução do Scala em relação ao Rapid é bem clara. O acabamento é bem melhor, usando materiais mais caros, e é muito mais equipado. Pode receber o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas como opcional e uma central multimídia de 9,2" com a última geração do sistema, sempre online. O alto nível tecnológico vai além dos brinquedos disponíveis na cabine, pois os clientes poderão comprar o Scala com faróis e lanternas full-LED (com luzes de seta dinâmicas) e um sistema chamado Sport Chassis Control, que baixa o carro em 15 milímetros para melhorar a tocada.

Será interessante ver como o Skoda Scala irá se sair no competitivo mercado de hatches médios da Europa. As vendas começarão no 1º semestre de 2019.

Fonte: Skoda

Galeria: Skoda Scala 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com