Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Skoda para os próximos meses, o inédito SUV de entrada Kylaq está quase pronto para chegar ao mercado. Prova disso vem da Índia, país que concentrou boa parte do desenvolvimento do projeto e onde o modelo será primeiramente lançado. Por lá, a marca acaba de divulgar detalhes do carro final em imagens oficiais e confirma para breve a apresentação definitiva.
Como já adiantado em teasers, o novo SUV terá capô vincado e a tradicional configuração de faróis divididos que tem se tornado marca registrada da Skoda. A solução é parte da filosofia Modern Solid e já aparece em diversos outros carros da fabricante. Outros flagras também já adiantaram elementos como lanternas em LED com formato envolvente, terceira luz de freio montada no aerofólio, rack de teto e placa de identificação na tampa do porta-malas.
Ao que tudo indica, o Kylaq terá 3.995 mm de comprimento (medida que garante diversos incentivos fiscais na Índia) e aproximadamente 2.566 mm de distância entre-eixos. Dessa forma, cumprirá o papel de SUV de entrada da Skoda no mercado local e será posicionado abaixo do Kushaq (primo direto do Volkswagen T-Cross), que mede 4.225 mm e 2.651 mm, respectivamente. Já na distância em relação ao solo, o Kylaq terá 189 mm.
Todo o projeto, vale lembrar, está sendo tocado conjuntamente com a Volkswagen e, ao final dos trabalhos, cada marca terá sua versão do modelo. A cooperação tem o objetivo de reduzir custos de desenvolvimento e, nesse sentido, aproveitará toda a estrutura da plataforma MQB-A00. Enquanto o Kylaq será a parte tcheca do acordo, o aguardado A0-SUV (já adiantado em teasers) será o equivalente alemão.
Skoda Kylaq camuflado
O modelo Skoda será focado na Índia, enquanto o irmão da Volkswagen terá o Brasil como principal mercado. Com design próprio e inspirado em lançamentos recentes, como o Tiguan, o A0-SUV será lançado no mercado brasileiro em 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP). Quando chegar às lojas, o inédito SUV ficará posicionado acima do Polo Track e abaixo do Nivus, de modo a rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian.
Sob o capô, o motor 1.0 TSI - amplamente usado pelos carros da Volks no Brasil - será a principal opção de motorização. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático a partir da intermediária.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Flagra: Skoda prepara SUV de entrada que será sucessor do Gol no Brasil
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Skoda seguirá produzindo motores a gasolina e isso é bom para o Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
SUV sucessor do VW Gol ganha teaser na versão da Skoda e estreia em 2025