Os sedãs compactos não fazem tanto sucesso no resto do mundo quanto aqui. Não é à toa que o Volkswagen Virtus virou um modelo exclusivo para o Brasil, mas alguns mercados emergentes até ficam de olho em alternativas. A Rússia tem o Polo Sedan e a Índia ganhará um novo modelo da Skoda, divisão de baixo custo do Grupo Volkswagen, na forma do novo Slavia, que nada mais é do que o Virtus com uma nova cara.

Com apresentação marcada para o dia 18 de novembro, o Skoda Slavia já ganha os primeiros teasers que mostram esboços do sedã, revelando como mudará em relação ao Volkswagen Virtus. Obviamente, como é um desenho, as proporções não são exatas, porém já adianta bem a identidade da Skoda no veículo, alterando a grade dianteira, formato dos faróis e as linhas do para-choque.

A lateral é praticamente a mesma do Virtus, inclusive adotando o pequeno emblema com o nome do veículo logo abaixo dos retrovisores. Já na traseira, o Slavia terá uma leve diferença nas lanternas, eliminando a parte que fica abaixo do degrau na tampa do porta-malas, o que muda bastante o estilo da peça.

Galeria: Skoda Slavia 2022 - Primeiras imagens

O Slavia será o segundo produto que a Skoda cria especificamente para a Índia, usando uma plataforma chmada MQB-A0 IN e que fez sua estreia no SUV Kushaq. Rumores na Índia apontam que será bem próximo do nosso Virtus nas medidas, com 4,541 metros de comprimento, 1,752 m de largura, 1,487 m de altura e 2,651 m de entre-eixos. Como comparação, o sedã nacional é 5,9 cm mais curto e 1,5 cm mais baixo.

A mecânica será bem parecida, usando o 1.0 turbo de três cilindros de 115 cv nas versões mais baratas, enquanto as mais caras adotarão o 1.5 turbo de quatro cilindros e 150 cv - ao invés do 1.4 TSI do Virtus GTS. Terá transmissão manual de 6 marchas de série, enquanto o 1.5 TSI recebe um câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e 7 marchas.

Será curioso ver a Skoda entrar neste segmento com o Slavia, pois o Volkswagen Virtus também deve iniciar as vendas na Índia em breve. Por aqui, aguardamos pela reestilização do sedã, prevista para depois da chegada do Polo renovado (o que só acontecerá no início do ano que vem).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com