O segmento de sedãs médios voltou a perder fôlego no mês passado. Após crescer acima da média do mercado em julho e agosto, em outubro o número de emplacamentos (5.645) recuou mais de 30% frente ao mesmo período de 2020, embora na comparação com setembro (5.371) tenha havido uma leve evolução (+5,1%).
Esse avanço nas últimas semanas tem relação direta com o líder Corolla (3.014), que emplacou pouco mais de 700 unidades acima do total de setembro e voltou a superar os 50% de market share, número que tende a crescer ainda mais nos próximos meses diante do iminente encerramento da produção nacional de seu maior rival.
Mesmo perdendo quase 1/3 dos compradores de 2020, o Civic (1.657) ainda assim vendeu quase quatro vezes mais do que o Chevrolet Cruze Sedan (480), dono da menor retração no período (-8,6%). Será interessante acompanhar o desempenho comercial do Honda, agora que a marca confirmou o fim da produção do carro no Brasil e que a nova geração virá importada no 2º semestre de 2022 – haverá um aumento de procura pelas últimas unidades?
Em quarto, o Caoa Chery Arrizo 6 (276) foi o único da lista a crescer nos últimos doze meses (+35,3%) e aproveitou o período de entressafra do Volkswagen Jetta (110), ultrapassando o rival da marca alemã no acumulado. Agora o Arrizo 6 é o quatro modelo mais vendido da categoria, somando 2.770 unidades, contra 2.682 unidades do Jetta. Mesmo com poucas unidades remanescentes na loja, a Volkswagen ainda recuperou a colocação perdida para o Kia Cerato (105) no mês anterior. No fim do ranking, apenas modelos descontinuados: Citroën C4 Lounge (2) e Hyundai Elantra (1), este último sem importação oficial há um bom tempo.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
OUT/21 |
SET/21 |
OUT/20 |
% OUT 21 |
% SET 21 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
33468 |
3014 |
2279 |
4240 |
53,39% |
42,43% |
32,25% |
-28,92% |
2º |
HONDA CIVIC |
15664 |
1657 |
1891 |
2462 |
29,35% |
35,21% |
-12,37% |
-32,70% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
4795 |
480 |
659 |
525 |
8,50% |
12,27% |
-27,16% |
-8,57% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
2770 |
276 |
346 |
204 |
4,89% |
6,44% |
-20,23% |
35,29% |
5º |
VW JETTA |
2682 |
110 |
89 |
436 |
1,95% |
1,66% |
23,60% |
-74,77% |
6º |
KIA CERATO |
815 |
105 |
107 |
188 |
1,86% |
1,99% |
-1,87% |
-44,15% |
7º |
CITROËN C4 LOUNGE |
258 |
2 |
0 |
45 |
0,04% |
0,00% |
- |
-95,56% |
8º |
HYUNDAI ELANTRA |
3 |
1 |
0 |
1 |
0,02% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
60455 |
5645 |
5371 |
8101 |
100,00% |
100,00% |
5,10% |
-30,32% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Volta de impostos a eletrificados, Jetta GLI 2025 e mais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen Jetta terá facelift revelado no dia 25; frente será redesenhada
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jetta ganhará novo visual ainda neste mês de junho, confirma Volkswagen
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Comparativo: Honda Civic e:HEV e VW Jetta GLI mostram nichos dos médios