O mês de outubro não foi dos melhores para o segmento de picapes. Com 25,6 mil unidades emplacadas nas duas categorias, o desempenho foi 18,1% inferior na comparação com o mesmo período de 2020 e quase 8% menor do que o registrado há um mês. A maior responsável pelo desempenho negativo foi a líder entre as picapes menores.
Muito perto de se tornar a 1ª representante do segmento a liderar as vendas gerais do mercado brasileiro, a Fiat Strada (6.130) – com problemas de produção – perdeu quase 40% dos consumidores de 2020. Ainda assim, o número foi quase três vezes maior do que o registrado pela Volkswagen Saveiro (2.174), sua única rival competitiva ainda produzida - atualmente feita em baixo volume, pois a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) opera em turno único para fazer também Polo, Virtus e Nivus.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
OUT/21 |
SET/21 |
OUT/20 |
% OUT 21 |
% SET 21 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT STRADA |
91511 |
6130 |
5769 |
10067 |
73,62% |
80,27% |
6,26% |
-39,11% |
2º |
VW SAVEIRO |
22103 |
2174 |
1389 |
3116 |
26,11% |
19,33% |
56,52% |
-30,23% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
2161 |
23 |
29 |
398 |
0,28% |
0,40% |
-20,69% |
-94,22% |
|
|
115775 |
8327 |
7187 |
13581 |
100,00% |
100,00% |
15,86% |
-38,69% |
Na faixa de cima, a Fiat Toro (5.187) chegou ao 5º mês seguido acima dos 5 mil emplacamentos, embora o resultado tenha sido inferior ao do ano passado (-12,8%). A disputa pelo segundo lugar, no entanto, segue acirrada: com ambas em alta, a diferença entre a Toyota Hilux e a Chevrolet S10 foi inferior a 40 unidades (3.814 x 3.775).
Já a Ford Ranger (1.442), que em outubro respondeu por nada menos do que 83% dos registros da marca norte-americana, repetiu o 4º lugar sem ameaça direta de nenhuma concorrente. Superada pela Nissan Frontier (1.008) em setembro, a Mitsubishi L200 (1.036) recuperou a 5ª posição por muito pouco. Perto de sua 1ª reestilização, a Renault Duster Oroch (533) ficou abaixo dos 600 emplacamentos pelo 2º mês seguido.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
OUT/21 |
SET/21 |
OUT/20 |
% OUT 21 |
% SET 21 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
FIAT TORO |
59833 |
5187 |
6851 |
5949 |
30,02% |
33,28% |
-24,29% |
-12,81% |
2º |
TOYOTA HILUX |
36384 |
3814 |
4396 |
3120 |
22,07% |
21,35% |
-13,24% |
22,24% |
3º |
CHEVROLET S10 |
29731 |
3775 |
4234 |
3401 |
21,85% |
20,57% |
-10,84% |
11,00% |
4º |
FORD RANGER |
16600 |
1442 |
1349 |
1700 |
8,35% |
6,55% |
6,89% |
-15,18% |
5º |
NISSAN FRONTIER |
9057 |
1036 |
1184 |
944 |
6,00% |
5,75% |
-12,50% |
9,75% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
10192 |
1008 |
1276 |
1009 |
5,83% |
6,20% |
-21,00% |
-0,10% |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
9856 |
533 |
517 |
907 |
3,08% |
2,51% |
3,09% |
-41,23% |
8º |
VW AMAROK |
5903 |
340 |
501 |
559 |
1,97% |
2,43% |
-32,14% |
-39,18% |
9º |
EFFA V21 |
462 |
50 |
73 |
53 |
0,29% |
0,35% |
-31,51% |
-5,66% |
10º |
RAM 1500 |
510 |
33 |
49 |
0 |
0,19% |
0,24% |
-32,65% |
- |
11º |
RAM 2500 |
2176 |
31 |
131 |
29 |
0,18% |
0,64% |
-76,34% |
6,90% |
12º |
EFFA V22 |
182 |
23 |
25 |
12 |
0,13% |
0,12% |
-8,00% |
91,67% |
13º |
FORD F150 / F250 |
6 |
3 |
1 |
0 |
0,02% |
0,00% |
200,00% |
- |
14º |
CHEVROLET SILVERADO |
5 |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
15º |
AGRALE MARRUÁ |
3 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
180900 |
17278 |
20587 |
17683 |
100,00% |
100,00% |
-16,07% |
-2,29% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde